Comecei hoje a fazer mais um kit: um Boeing 377 Stratocruiser da Pan American World Airways (o nome da Pan Am na época), avião dos anos 50. Era um avião imenso, pois em seus 33 metros tinha dois andares. Assim, tinha capacidade para mais de 100 passageiros no deck principal e 14 no inferior, que tinha ainda bar e lounge. Em média, as empresas o operavam com 63 a 84 passageiros e eram comuns camas, em beliches duplos para vôos longos, como os das linhas do Oceano Pacífico. No Brasil operaram com a Pan American World Airways, havendo inclusive um acidente ocorrido aqui, em 28 de abril de 1952, com a aeronave N1039V, conhecida como Clipper Good Hope, que caiu em um vôo noturno quando sobrevoava o Pará, matando as 50 pessoas que levava de Buenos Aires para New York, após uma escala no Rio de Janeiro, de onde partiu as03h06 da manhã. A foto acima, tirada na entrega do N1024V (idêntico ao N1039V) na fábrica da Boeing para a empresa, mostra como o avião era grande e quantas pessoas cabiam nele. Impressionante!
Abaixo dois links: o primeiro para a matéria sobre o Boeing 377 Sratocruiser na Wikipedia e o segundo, no mesmo site, sobre o acidente do Vôo 202 mencionado acima.
Sérgio
Nenhum comentário:
Postar um comentário