quarta-feira, abril 24, 2013

Desafio da Camisinha


E por falar nestes "Desafios" ridículos, este é mais um deles: Jovens aspiram camisinha pelo nariz em vídeos publicados na internet. Este muito mais perigoso. Matéria do Bem Estar:

Vídeos colocados na internet mostram jovens aspirando preservativos pelo nariz e retirando-os pela boca. A brincadeira, identificada geralmente como "condom challenge" (desafio da camisinha), é feita por adolescentes de diversos países, inclusive o Brasil. Nas imagens, os rapazes e garotas colocam a camisinha em uma das narinas e aspiram com força, a ponto de o preservativo entrar completamente para, depois, ser puxado pela boca com a ajuda das mãos. Especialistas em otorrinolaringologia ouvidos pelo G1 desaconselharam a brincadeira e apontaram os riscos que ela pode trazer. Segundo eles, a prática pode causar desde uma sinusite grave até, em tese, a obstrução do pulmão, o que, em último caso, levaria o indivíduo à morte. Segundo a médica Tanit Ganz Sanchez, ao aspirar um preservativo há o risco de rompimento do material e um pedaço dele permanecer na região nasal. Ela afirma que o corpo vai reagir de forma agressiva para tentar retirar a "peça estranha" localizada pelo sistema imunológico. “É a mesma reação que acontece quando uma criança aspira um feijão. Isso causa uma reação inflamatória tão grande, tão potente, que gera um volume grande catarro no nariz, com cheiro forte, e causa dor na narina e na cabeça. No entanto, isso ocorre de 3 a 7 dias após o 'corpo estranho' ficar no nariz. Não é possível perceber na hora”, explica. O médico Ricardo Schaffeln Dorigueto, chefe do setor de Eletrofisiologia da Audição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acrescenta que os produtos químicos presentes na camisinha podem agredir a mucosa nasal.

Pulmão afetado

Os dois especialistas apontam ainda um problema maior, apesar de bem mais difícil de acontecer: o de o preservativo se encaminhar para o pulmão durante a aspiração. Se a aspiração for muito brusca, o preservativo poderia descer pela laringe e atingir o pulmão. “Quando o material chega lá, bloqueia os brônquios e a traqueia. Com isso, a pessoa fica impedida de respirar. Ocorre uma redução da oxigenação do sangue, o pulmão para funcionar e pode levar a pessoa ao óbito”, explica Dorigueto. “Essa brincadeira obriga a uma aspiração forçada e, quando o preservativo chega ao fundo do nariz, a pessoa tem que puxá-lo com a mão. Neste momento, o indivíduo está mexendo na zona de reflexo do vômito. Se ela vomitar, encher a boca e o dedo estiver lá tentando retirar o preservativo, ela pode aspirar esse líquido, que pode ir parar no pulmão”, complementa Tanit. Ela não vê a prática do "condom challenge" como algo saudável. "É prejudicial", finaliza.

Sérgio

Nenhum comentário: