segunda-feira, janeiro 20, 2014

Hackers rules!


Não é por falta de aviso... Ameaça de hackers cresce diante da falta de especialistas em segurança. Ataques atingiram maiores níveis desde o ano 2000, diz Cisco. Empresas carecem de pessoal de segurança digital. Matéria G1:

As ameaças de hackers atingiram "níveis alarmantes" em 2013, segundo um relatório de segurança da empresa Cisco divulgado na quinta-feira (16), no qual adverte para a falta de profissionais bem preparados para proteger redes e computadores. A Cisco destacou que os ataques informáticos atingiram os maiores níveis desde que o problema começou a ser acompanhado no ano 2000 e destacou que a tecnologia e as táticas dos criminosos cibernéticos superaram a habilidade dos profissionais de segurança. O problema é que a maioria das organizações carecem de pessoal ou de sistemas para detectar o conter os ciberataques rapidamente, afirmam. "Os especialistas devem entender os agressores, suas motivações e seus métodos antes, durante e depois do ataque", destacou o encarregado do departamento de segurança da Cisco Threat Response Intelligence.

Apesar de o informe desenhar um panorama difícil, a companhia americana informou que "há esperança em restaurar a confiança das pessoas, instituições e tecnologias e isto começa enriquecendo os encarregados da segurança em conhecimentos reais sobre a expansão dos ataques". As táticas dos hackers incluem fraudes praticadas contra os usuários para que revelem senhas e outras informações confidenciais, como dados pessoais ou financeiros. A linguagem Java continua sendo a mais usada pelos piratas, segundo a Cisco, que alertou para um "crescimento significativo" de ataques contra as indústrias agrícola e de mineração, enquanto é registrado um aumento contínuo nos setores de energia, petróleo e gás.

Sérgio

Nenhum comentário: