quinta-feira, abril 17, 2014

Ignorante com iniciativa!


E tem sem noção no mundo... Hospital demite servidores após vídeo satirizando enfermagem cair na web. Vídeo foi gravado durante plantão no Hospital Geral do Estado de Alagoas. Conselho regional de Enfermagem diz que tomará as medidas cabíveis. Veio do G1:

Dois funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas foram demitidos e uma terceira servidora vai responder a um processo administrativo após a circulação de um vídeo em redes sociais em que eles aparecem satirizando a profissão da enfermagem. A gravação foi publicada na última semana na internet e repercutiu bastante entre estudantes e profissionais da área. Clique aqui para assistir ao vídeo. Os funcionários não tiveram os nomes revelados pela unidade de saúde e a reportagem do G1 não conseguiu contato com eles. Em tom de ironia, o enfermeiro chega a usar palavrões e termos chulos ao se referir à Florence Nightingale, enfermeira britânica que foi referência no tratamento de feridos de guerra e uma das criadoras da enfermagem moderna. "Existiu uma senhora chamada Florence Nightingale (...). Ela inventou a enfermagem, ela já não presta por isso. Por que? Quando tinha gente doente, o que acontecia? Morria. Ninguém cuidava. Mas aí essa fia da peste (sic) se levantou de manhã e disse 'eu vou cuidar do povo' (...), aí foi e inventou o quê? O cuidado de enfermagem", diz o funcionário, simulando uma entrevista sobre a história da enfermagem. Durante o vídeo, ele também ironiza o plantão noturno e a necessidade de ter que dar banhos em pacientes no leito. "De dia o cara trabalha e de noite o cara tem que dormir", fala um dos funcionários. "E quem quiser, que tome banho em casa", complementa a outra. A assessoria de comunicação do HGE informou que a Coordenação de Enfermagem confirma que o vídeo foi gravado na unidade e que as providências já foram tomadas. Dois dos funcionários que aparecem no vídeo são técnicos auxiliares de enfermagem e tiveram o contrato rescindido. A terceira, que é enfermeira, era efetiva e está respondendo a um processo administrativo.

Reação da categoria

Nas redes sociais, enfermeiros, estudantes e técnicos compartilharam o vídeo indignados. À reportagem do G1, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros em Alagoas, Renilda Barreto, afirmou que ficou muito triste e chateada quando assistiu ao vídeo. "Eu me senti super mal. Tenho 25 anos de enfermagem e sou apaixonada pelo que faço e o maior respeito pela profissão. Chegamos a falar com eles [que aparecem no vídeo] e eles disseram que foi tudo uma brincadeira, mas nada justifica essa atitude, ainda mais que as coisas se propagam muito rápido nas redes sociais hoje em dia", afirmou. A presidente disse ainda que apesar das dificuldades enfrentadas em plantões, todos que escolhem a profissão sabem o que vão enfrentar. "A gente repudia qualquer atitude que venha a macular a imagem da enfermagem. Plantão noturno e banho no leito faz parte da nossa profissão, que é a única entre todas da saúde que trabalha 24 horas ao lado do paciente", destacou. Segundo Renilda, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren) também está tomando as medidas cabíveis. "Não podemos adiantar nenhuma informação, porque é um processo interno, mas devem, no mínimo, um pedido de retratação a todos".

Sérgio

Nenhum comentário: