sábado, março 19, 2016

Delação Premiada


Ouvi esta semana que a Delação Premiada é um absurdo, que não se tem isso nos Estados Unidos e por aí vai. Vou colocar aqui alguns fatos interessantes e recomendo a leitura dos dois links abaixo, o primeiro do site Âmbito Jurídico, sobre o Brasil e o segundo da American Bar Association, a OAB dos Estados Unidos.

Primeiramente, qual a razão de se criticar este instituto, em vigor no Brasil desde 1990, só agora? Para certos tipos de crime, em especial os que envolvam combate ao crime organizado, como no caso da Máfia, na Itália, na famosa Operação Mãos Limpas, só com Delação Premiada. Este tipo de crime, especialmente de colarinho branco, não tem prova no papel, rastros. Só se chega ao centro dos fatos pelas delações e provas fáticas dos resultados de suas ações.

Isso sobra no caso do PT. Desnecessário se criticar o instituto. Em especial em um País onde impera a impunidade, como no Brasil.

Quanto ao fato que só se pune o PT, criticam Sérgio Moro por "perseguir" o partido, mas o processo que ele investiga é centrado neles por serem os "donos da banca" nos fatos que ele começou a julgar. A culpa é dos fatos, comandados pelo PT. Ele não pode incluir todos, Aécio, PSDB, ao livre arbítrio. Isso é devido processo legal

Há outros processos em andamento para os outros casos que não são dele e quero que TODOS sejam julgados como Moro o faz. Qual a razão de processos do PSDB empacarem? Errado. Se vamos passar o País a limpo, tem de ser INTEIRO. Mas, criticar o único instituto que permite combater o Crime Organizado, a Máfia que se instalou no Brasil, é um erro. Dizem que só réus presos delatam. Óbvio: o cara solto, se achando, não pensa que vai ser necessário. 

Dizem que os Procuradores e Juízes constrangem com a prisão, mas quem fala das ameaças dos comparsas aqui fora? Quando uma bala perdida mata alguém na favela, é sempre culpa da Polícia. Ela apanha. Mas ninguém fala do bandido que trocava tiros com ela. Qual a razão? Primeiro, é mais fácil brigar com Poder Constituído, dá Ibope e pode render $. Segundo, o Poder Constituído não se vinga. O bandido pode te achar. A Delação Premiada é igual: ou se faz PRESO ou não se faz.

PONTO. 

Sérgio


Nenhum comentário: