terça-feira, janeiro 26, 2010

MusicDNA

Pessoal,

Vem aí um novo formato de música que deve mudar o mundo... A idéias é interessante. Leiam a reportagem abaixo.

Abraços,

Sérgio

Uma importante empresa de tecnologia está pronta para lançar um novo formato de arquivo digital para música que incluirá conteúdo adicional para os fãs, como notícias, letras e imagens, e pode se tornar o sucessor do onipresente MP3. O setor de música sofreu problemas com a pirataria nos últimos 10 anos e vem procurando desenvolver novas ofertas a fim de atrair consumidores que adquiram música em sites legítimos, em lugar de obtê-la de forma ilegal. A nova proposta, conhecida como MusicDNA, conta com o apoio do inventor do arquivo musical MP3 original, e permitiria que os fãs baixassem um arquivo MP3 portando conteúdo adicional fosse baixado para os computadores. Gravadoras, bandas e grupos de varejo também poderiam enviar atualizações ao arquivo a cada vez que tivessem novidades a anunciar, como datas de futuras turnês, novas entrevistas ou atualizações de páginas de redes sociais. O usuário receberia tanta ou tão pouca informação quanto desejasse, sempre que se conectasse à Internet. Mas quem baixasse o arquivo ilegalmente ouviria apenas um ruído de estática e não receberia quaisquer atualizações.

A BACH Technology, grupo proponente do MusicDNA, diz que está em busca de parcerias com companhias de varejo, gravadoras, detentores de direitos autorais e empresas de tecnologia, e que está disposta a fornecer a tecnologia para que terceiros a empreguem sob suas marcas. A BACH está instalada na Noruega, Alemanha e China, e tem como parceiro o Fraunhofer Institute for Digital Media Technology, da Alemanha. "Estamos recebendo bons retornos, e o fato de que desejemos incluir a todos nisso, sem competir contra eles, ajuda", disse o presidente-executivo Stefan Kohlmeyer à Reuters. Os arquivos de música poderão ser executados em qualquer player de MP3, entre os quais o Apple iPod. O music player ou a biblioteca online de música também podem ser adaptados para atender às necessidades do usuário, por exemplo pela integração a redes sociais existentes.

O novo formato chamado “MusicDNA” será um tipo de arquivo capaz de armazenar até 32 gigabytes de informação, como músicas, vídeos, capas e artes de álbuns, entre outros extras para os fãs de música, segundo informou recentemente o site da revista “Rolling Stone”, citando a “BBC”. O desenvolvedor norueguês Dagfinn Bach, que trabalhou no primeiro tocador de MP3 em 1993, e Karlheinz Brandenburg, o inventor do MP3, revelaram os arquivos “Music DNA” durante a conferência de música Midem, em Cannes, na França. Ainda de acordo com a "Rolling Stone", até agora, apenas o selo indie Beggars Banquet e a gravadora Tommy Boy Records, ambos do Reino Unido, assinaram para usar o novo formato, que será lançado em beta ainda neste semestre. Se tudo der certo, a versão final do “MusicDNA” deverá ser lançada já no início do segundo semestre.

Ainda segundo a BBC, o “MusicDNA” provavelmente fará concorrência ao iTunes LP, da Apple, que também oferece aos fãs de música material adicional mais elaborado como letras, artes de capas e faixas bônus, por exemplo. “Nós podemos entregar um arquivo que é extremamente ‘buscável’ e capaz de transportar até 32 GB de informação extra no arquivo em si, além de ser dinamicamente atualizável, para que cada vez que o usuário se conectar, o arquivo será atualizado”, disse Bach. Como o “Music DNA” é capaz de armazenar uma grande quantidade de informação, cada faixa provavelmente vai custar mais do que o preço cobrado pelo iTunes por faixas mais recentes (US$ 1,29), especulou a reportagem. "Em vez de um Fusca velho enferrujado estamos fazendo uma Ferrari", disse Stefan Kohlmeyer, da Bach Technology.

Nenhum comentário: