quarta-feira, dezembro 31, 2014

Happy New Year!


É hora... Feliz Ano Novo para todos!

Sérgio

E estaremos aqui para a virada!


Bom ter gente que amamos junto com a gente! Feliz 2015!

Sérgio

Feliz 2015!


Amigos, mais um ano acaba... É uma alegria imensa estar ao lado de cada um de vocês. É também um presente de Deus. Muitos de quem gostamos não estão aqui hoje, não é? Então, agradeça por estar aqui e faça valer cada dia de sua vida!

Se você tem saúde, família, amigos, trabalho e a esperança de viver o dia de amanhã, agradeça e se sinta feliz e abençoado!

2014 foi um ano difícil... 2015 talvez não seja um ano fácil, mas é mais uma etapa que o Pai me permite viver. Farei isso com todas as minhas forças e espero estar ao lado de cada um de vocês em mais esta jornada!

Feliz 2015!

Sérgio

Fail Collins


Phil Collins, até tu? Tem cada honônimo no Brasil... Veio do G1:

Um jovem de 24 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (31) suspeito de tráfico de drogas no bairro Sumaré, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Homônimo do cantor britânico, Phill Collins Ted Alves Barbosa foi detido com 100 gramas de cocaína e mais de R$ 2 mil em dinheiro, de acordo com a Polícia Militar (PM). Ainda segundo a corporação, o local onde o suspeito foi encontrado é ponto de venda de drogas. Os militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) localizaram a cocaína em uma pochete, dentro da casa de Phill Collins. O dinheiro foi encontrado em um armário. Conforme a PM, o jovem assumiu vender cocaína na região. Ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes (Ceflan) 1, na Região Leste da capital.

Sérgio

terça-feira, dezembro 30, 2014

Essa é boa...


Aqui em casa é assim...

Sérgio

B-17G Chow-Hound




Estou com mais um projeto em andamento. É uma Fortaleza Voadora, a B-17G Flying Fortress, Serial 42-31367, nome "Chow-Hound", que voou com o Esquadrão 322 do 91º Grupo de Bombardeiros da USAAF, em 1944. Ela sobreviveu as famosas 25 missões... Em breve mais detalhes dela. A fotos mostram o trabalho inicial no kit, escala 1/48 da Monogram, um excelente kit!

Sérgio

domingo, dezembro 28, 2014

Parabólica América 52



E para em perdeu, esse foi o Parabólica América #52, o último do ano! Semana que vem tem Urbano Carvelli e o Parabólica Europa. Obrigado pela sintonia neste segundo ano de Parabólica pela Nova. A gente se fala novamente dia 10 de janeiro, direto de Orlando na Flórida. Hoje, Domingo, tem As Velhas da Nova com os DJ's Vinícius Leme e Cláudio Mansur, 5 da tarde.

Esse foi o Playlist da noite:

Parabólica América
27.12.2014

01. madonna - living for love
02. taylor swift - blank space
03. mark ronson - uptown funk (feat. bruno mars)
04. pitbull & ne-yo - time of our lives
05. take that - these days
06. avicii - the nights
07. charli xcx - breaking up 
08. ben haenow - something i need
09. imagine dragons - i bet my life
10. nicki minaj - bed of lies (feat. skylar grey)
11. fall out boy - the kids aren't alright
12. chic - le freak (1978)
13. madonna - like a virgin (1984)
14. phil collins - another day in paradise (1989) 
15. chris jamison - lost without u (feat. adam levine)
16. jessie j - masterpiece
17. owl city - kiss me babe, it's christmas time

Sérgio

sábado, dezembro 27, 2014

Isso é Brasil!


Não gostaria de ter de falar em Política, mas este homem é um câncer na história brasileira. Fez de tudo para o estelionato Dilma Roussef ganhar a eleição e vai "rachar" o Brasil contra ela para tentar se manter no poder em 2018. Ah, e o Brasil? Na opinião deles, que se dane!

Se está ruim, ficará pior! Triste 2015... Matéria da Folha de São Paulo:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu assumir papel mais ativo na interlocução do PT com os movimentos sociais e promete ajudá-los a pressionar a presidente Dilma Rousseff para que atenda suas demandas. Insatisfeito com o ministério formado pela sucessora para seu segundo mandato, Lula disse a aliados que, na sua avaliação, a mobilização social e a reaproximação com a esquerda são condições necessárias para que o partido continue no poder depois que Dilma encerrar seu mandato. O ex-presidente, que governou o país de 2003 a 2010 e ajudou a eleger a petista com seu prestígio, pretende assim abrir caminho para se lançar novamente como candidato à Presidência em 2018. Desde a reeleição de Dilma, em outubro, Lula intensificou seu contato com movimentos sociais e reuniu-se com lideranças da juventude, sindicalistas e dirigentes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Aos sindicalistas, Lula afirmou que é preciso "sair do chão de fábrica" e participar de discussões sobre a reforma política, mudanças no sistema tributário e a regulação dos meios de comunicação. Já para os trabalhadores sem terra, o ex-presidente fez um apelo para que as lideranças "reclamem menos" do governo Dilma e criem uma agenda efetiva de reforma agrária e agricultura familiar. No último sábado (20), em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, Lula participou da inauguração de um conjunto habitacional construído pelo MTST com apoio do programa federal Minha Casa Minha Vida. Um dia depois, gravou um vídeo divulgado pelo Instituto Lula em que pede mais diálogo de Dilma, que não compareceu ao evento, com os movimentos sociais, para que "faça um governo exitoso". Na terça-feira (23), em novo vídeo publicado em sua página no Facebook, Lula afirmou que é preciso "reorganizar a base de alianças com os setores mais à esquerda da sociedade" caso o PT queira "continuar governando o país" depois de 2018.

Segundo interlocutores do ex-presidente, esse tipo de cobrança será feita periodicamente por Lula, que tem se queixado em conversas reservadas do estilo de Dilma, muito centralizador e pouco alinhado às bases do partido. Contrariado com a escolha de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, o PT esperava que Dilma compensasse o aceno feito ao mercado financeiro indicando que agora estaria aberta também a dialogar com os movimentos sociais na base do partido. Mas isso não aconteceu. Além de Levy, Dilma nomeou a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura e Armando Monteiro (PTB-PE) para o Ministério do Desenvolvimento, novamente contrariando os grupos da esquerda petista.

EQUIPE

Lula pretende criar na estrutura do PT um grupo informal, paralelo à executiva da sigla, que ajude a direção a levantar novas bandeiras e renovar o diálogo do partido com os movimentos sociais. Estão cotados para participar da equipe o ex-ministro Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula; Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, que deve sair do governo agora; o deputado estadual Edinho Silva (SP), que foi tesoureiro da campanha de Dilma neste ano; e o senador Humberto Costa (PE). O senador teria sido citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa entre os políticos envolvidos no esquema de corrupção descoberto na estatal, e Lula deve aguardar o desdobramento das investigações antes de incluir seu nome na equipe.

Sérgio

sexta-feira, dezembro 26, 2014

quinta-feira, dezembro 25, 2014

Espírito de Natal


Vou contar uma linda história de Natal. E o melhor: é verdade! Leiam e vejam o vídeo, tocará seu coração. Feliz Natal! 

Há cem anos, no dia 25 de dezembro de 1914, algo totalmente inesperado aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. E o esporte, mais uma vez, teve papel importante. Uma confraternização entre inimigos terminou em uma "pelada" de futebol em pleno campo de batalha, numa trégua que ficou famosa e virou até música de Paul McCartney. Ingleses e alemães passaram a noite do dia 24 em combate na Bélgica, na região de Comines-Warneton, próxima à fronteira com a França. Segundo relatos da época, fazia muito frio e os soldados estavam em suas trincheiras, com água até a altura dos tornozelos.

Depois de uma madrugada barulhenta, às 6h do dia 25 tudo ficou em silêncio. E cinco horas mais tarde, de acordo com reportagem do The Times, a torre de comando inglesa recebeu um estranho recado: todas suas trincheiras estavam vazias e os ingleses confraternizavam com os alemães. A história diz que tudo começou quando um alemão disse ao inimigo: "Inglês, por que você não vem aqui". Um soldado britânico deixou a arma para trás e começou a caminhada no campo de batalha. Aos poucos, mais integrantes dos dois lados fizeram o mesmo e logo estavam se cumprimentando. Trocaram cigarros e a comida que tinham, além de rum e água quente, e beberam vinho. Foi quando um inglês teve a ideia de organizar um jogo ali mesmo. A vitória foi da Inglaterra, por 3 a 2. Os dois lados cantaram músicas de Natal, mesclando canções em inglês e alemão. Até oficiais se juntaram aos soldados, ainda incrédulos diante do que viam. Ao fim do dia, as tropas voltaram para suas respectivas trincheiras e fizeram um acordo: nenhum tiro seria disparado até a meia-noite. A batalha só recomeçaria no primeiro minuto do dia 26.

A história inspirou a música e o videoclipe de Pipes of Peace, de McCartney. No vídeo, o ex-Beatle interpreta dois personagens: um soldado inglês e um alemão. A história também foi lembrada pela Uefa, que no início do mês inaugurou um monumento na região onde aconteceu a famosa trégua, em um dos jogos mais inusitados do futebol.

Sérgio

Feliz Natal!


Preferi deixar minha mensagem para hoje, 25 de Dezembro: hoje é Natal! Mais do que uma data Cristã, ele é uma oportunidade de deixarmos de lado o "adulto" em nós e sonharmos de novo! É uma oportunidade de brotar em cada um de nós, um sorriso verdadeiro ao presenciar uma criança abrindo um presente... É se deixar levar, ao menos um pouco, pelo desejo de Paz para todos! 

Que seu Natal tenha Paz, Amor, crianças, risos, amigos, família e que um pouquinho desta alegria te anime a estar aqui para fazer tudo de novo em 2015!

Feliz Natal!

Sérgio

quarta-feira, dezembro 24, 2014

Ho! Ho! Ho! Lá vem Noel!


Pessoal, já é Natal no outro lado do Mundo. Vamos acompanhar o Papai Noel com o NORAD?

Para quem não sabe, rastrear o Papai Noel faz parte de um dia de trabalho para os trabalhadores do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) todo dia 24 de dezembro. A tradição surgiu acidentalmente em 1955 quando um jornal imprimiu por engano o telefone do Papai Noel em uma propaganda de uma loja de departamento. Em vez de visitar o bom velhinho na loja, as crianças contatavam a linha direta de comunicação do Comando de Defesa Aeroespacial Continental, precursor do NORAD. Os atendentes atenderam às primeiras indagações sobre a localização do Papai Noel e assim nasceu uma tradição.

Sérgio

segunda-feira, dezembro 22, 2014

A350 em voo radical!


Parabéns Airbus! Essa foi legal... Fazer manobras radicais com caças ultramodernos e versáteis é uma coisa não muito rara. Ora ou outra, a força aérea de algum país realiza eventos exibindo suas máquinas voadoras com pilotos habilidosos. Mas e se esses pilotos fizessem mais ou menos a mesma coisa com aviões comerciais? Mais especificamente com cinco Airbus A350 com 65 metros de envergadura um ao lado do outro? Você pode dizer que isso é loucura, irresponsabilidade e fazer um monte de outras classificações. Mesmo assim, a fabricante desses modelos, a Airbus, não quis saber de nada disso e realmente colocou seus aviões novinhos em folha para voar em formação e fazer manobras. É interessante notar que tudo foi muito bem estudado para que a exibição não acabasse em tragédia. Além do mais, as manobras e formações não são consideradas complexas, mas certamente são muito mais desafiadoras do que as condições de voo tradicionais que esses aviões enfrentam no dia a dia. Note que um deles inclusive já tem a pintura de Qatar Airlines. Ou seja, um avião pronto para ser entregue (aliás, foi entregue ONTEM, dia 22.12, para a Qatar).

Sérgio

domingo, dezembro 21, 2014

Panquecas Walking Dead


Que tal um café da manhã assustador? Olha o que esse cara faz com panquecas! Depois veja o canal dele no Youtube, há muito mais...

Sérgio

sexta-feira, dezembro 19, 2014

A Música no Brasil



O gosto musical no Brasil já era... Rock nacional tem pior posição em rádios desde 2000. O Sertanejo (SIC) domina. Top 100 anual mostra número inédito de 59 sertanejas; veja lista e histórico clicando AQUI. Rock nacional não está nem no top 80, pior marca em 15 anos de ranking. Matéria do G1:

A lista de músicas mais tocadas nas rádios do Brasil em 2014 traz resultado positivo inédito para o sertanejo e baixa histórica para o rock nacional. Das cem faixas listadas pela Crowley, 59 são sertanejas e duas de rock brasileiro. Em 15 anos de ranking, havia ao menos um rock do Brasil nas 50 mais tocadas. Em 2014, o melhor resultado é do Skank, em 81º, com "Ela me deixou". Veja abaixo top 100 de 2014 e gráfico da evolução de estilos desde 2000. A empresa de monitoramento Crowley foi fundada em 1997, e forneceu ao G1 os resultados apurados nos últimos 15 anos. A lista de 2014 é relativa a execuções de 1º de janeiro a 28 de novembro. O 1º lugar neste ano foi "Domingo de manhã", com Marcos & Belutti. O gráfico compara as faixas de rock, pop, sertanejo e pagode no ranking desde 2000 - os artistas nacionais e internacionais de cada estilo aparecem juntos. Estes quatro gêneros são os mais populares nas rádios no período. Não são mostradas as faixas de MPB, axé, rap, forró e estilos que tiveram bem menos faixas nos rankings.

Explosão sertaneja

No ano 2000, o sertanejo era apenas o 4º estilo mais popular nas rádios, e emplacou dez músicas entre as 100 mais tocadas, atrás do pop (40 músicas), rock (20) e pagode (17). Nos oito primeiros anos do período, o sertanejo teve um crescimento moderado, e superou o pagode e depois o rock. A subida aumentou em 2008, ano de explosão do sertanejo universitário. Em 2013, o estilo dominou 56% do ranking, e agora tem fatia inédita de 59%.

Pop e rock caem

O rock chegou a ter 32 músicas entre as 100 mais tocadas em 2004. Desde então vem caindo. Em 2013, o estilo saiu pela primeira vez do top 30 (incluindo faixas brasileiras e internacionais). Em 2014, os melhores resultados foram de bandas estrangeiras. A posição de rock mais alta foi "Pompeii", do grupo britânico Bastille, em 50º.  De rock brasileiro, houve apenas a 81ª posição do Skank e a 98ª de "Waiting for you", do Jota Quest. O pop, estilo tradicionalmente mais tocado nas rádios, foi superado pelo sertanejo em 2009. O estilo chega ao seu ponto mais baixo em 2014 nas rádios brasileiras, com apenas 22 músicas no ranking, pouco mais da metade do que tinha no início dos anos 2000.

Sérgio

quinta-feira, dezembro 18, 2014

Isso é Brasil!


Detento pede indenização do Estado por condições precárias de presídio. Anderson Nunes da Silva passou sete anos preso no presídio de Corumbá, condenado por latrocínio. Hoje está em liberdade condicional. Sem maiores comentários: num País como o Brasil, onde os valores estão TOTALMENTE INVERTIDOS, acredito que ele certamente terá sua indenização. As vítimas que se lixem. É como o caso da tal "Comissão da Verdade", que ignora o que os supostos perseguidos faziam, quem mataram. Estamos dominados por esta suposta prevalência dos chamados "Direitos Humanos", que pelo que parece, só valem para os bandidos. A cada vítima morta silêncio. A cada bandido ou policial morto, revolta e protestos. 

O Brasil tem de parar de achar que é uma sociedade perfeita e encarar a realidade. Estamos mal e ficaremos pior com este tipo de atitude. A vida de quem trabalha não vale nada. O morto por este preso deixou de produzir por uma vida inteira, sem contar no fato de sua morte em si ser uma tragédia para a família. Mas, analisem economicamente: este indivíduo, Anderson, estava preso pela morte de um rapaz de 19 anos. A sociedade e sua família investiram nele, em sua educação. Suponha que ele tivesse uma vida normal, expectativa de vida de 75 anos, produziria por mais 56 anos. Este bandido, além de tirar sua vida, tirou essa força de trabalho de nossa economia. Foi preso, pode ter recebido auxílio reclusão e agora ainda quer indenização? É isso mesmo? O quê recebe a família da vítima? O que recebe a sociedade? Esta pessoa se recuperou? Vai indenizar a família do morto? 

Detalhe: pelo Latrocínio (roubo seguido de morte) ficou 7 anos preso. Foi até muito... Já vi casos em que saem antes ou nem são presos. A vida aqui não vale nada!

Acorda Brasil! Matéria do Fantástico

Hoje, no Brasil, mais de 560 mil pessoas estão atrás das grades. Só que os presídios brasileiros não estão preparados para abrigar tanta gente. O resultado é a superlotação e condições muito precárias. Foi aí que um detento de Corumbá, Mato Grosso do Sul, resolveu entrar na Justiça para pedir uma indenização. A cidade está na fronteira com a Bolívia, a 420 quilômetros da capital Campo Grande. No local  fica um presídio masculino, com capacidade para 180 presos. Por trás dos muros altos, histórias que se repetem em praticamente todas as penitenciárias brasileiras: superlotação. Anderson Nunes da Silva passou sete anos preso lá dentro, condenado por latrocínio - roubo seguido de morte. Hoje está em liberdade condicional. “Uma cela que era para oito pessoas tinha 11, 12. Tinha pessoa que dormia até perto do banheiro, que trazia alergia, coceira. Muita nojeira, ninguém aguentava de barata. Acho que o ser humano não merece passar o que nem animal passa”, conta Anderson.

O caso de Anderson foi uma das 269 ações movidas pela Defensoria Pública contra o estado do Mato Grosso do Sul. “Na verdade o reconhecimento de um direito humano, um direito fundamental de todo brasileiro, que é ser tratado com um mínimo de dignidade. O fato dele ser o ofensor, o agressor, não desobriga o Estado de observar esses direitos. Caso contrário, a sociedade estaria praticando atos ainda piores do que aqueles que o sujeito que foi dito criminoso praticou”, destaca o defensor público geral do Mato Grosso do Sul, Paulo André Defante. No processo estão descritas as condições do presídio: com capacidade para 262 pessoas, abrigava 674. Não há lugar nas celas para colchões, nem espaço para dormir. Há rachaduras nas paredes, esgoto a céu aberto e mau cheiro insuportável.

A causa chegou ao Superior Tribunal Federal, em Brasília. O relator do processo, ministro Teori Zavascki, e o ministro Gilmar Mendes votaram a favor da indenização ao preso, estabelecida em R$ 2 mil, a serem pagos pelo Estado. A decisão final foi adiada depois que o ministro Luís Roberto Barroso pediu novo prazo para avaliar a questão. “Esse é um caso que podemos considerar raro. E, portanto, a decisão do Supremo deverá ser observada como referência para todos os juízes do Brasil, analisando o caso concreto”, diz o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. A decisão pode abrir precedente para outras ações semelhantes já em trâmite no país. Ou seja: uma série de indenizações seriam pagas a criminosos cumprindo penas em presídios superlotados, e não são poucos.

As penitenciárias do Brasil têm capacidade para 357 mil presos. Hoje, esses presídios abrigam mais de 567 mil detentos, quase 60% acima da capacidade. Seriam necessários centenas de novos presídios para garantir as mais de 210 mil vagas e suprir esse déficit. “De 2007 para cá nós já estamos providenciando a viabilização para oito mil vagas. Nós temos muitos presos que são da Justiça Federal, e nós entendemos que preso da Justiça Federal  tem que ser custeado pela União”, diz Deusdete Oliveira, diretor da agência penitenciária.

A família do jovem de 19 anos, assassinado por Anderson, está indignada. “É muito triste saber o que ele fez para a nossa família, o que ele fez para o nosso irmão, ainda vai receber uma indenização? Se o governo começar a indenizar todos que foram presos ,que sofrem pela alimentação, pela falta de moradia, então todos temos que ter esse direito. Imagine quantas pessoas não têm onde morar, o que comer, e sobrevivem”, diz um parente.

Para o professor de Direito da PUC do Rio de Janeiro Paulo Freitas, o que está em questão é o direito dos presidiários. “A Constituição Federal, por exemplo, assegura o direito do preso, a garantia à sua integridade física e moral. A decisão judicial, sobretudo da mais alta Corte, que venha reconhecer esse direito, terá um efeito pedagógico”, ressalta. “O que é decisivo ao meu ver não é apenas discutir qual é o custo econômico que isso vai ter para o Estado brasileiro. O que é decisivo discutir, ao meu ver, é se nós vamos submeter ao debate público e efetivo como o Brasil vai tratar uma parte da sua população, em geral composta por negros, pobres e analfabetos, que são completamente ignorados dentro do sistema prisional brasileiro”, diz o professor de Direito da FGV Daniel Vargas.

Sérgio

quarta-feira, dezembro 17, 2014

Porco no avião?


Nos EUA, mulher leva porco na bagagem e é expulsa de voo. E o bicho não era pequeno... Vejam na foto! Veio do UOL:

Uma mulher foi obrigada pela tripulação a deixar o voo em que iria viajar por causa do seu bicho de estimação bagunceiro e bem fora do comum, segundo a reportagem do jornal "Daily Mirror". A passageira embarcou em um avião da American Airlines no Aeroporto Internacional Bradley de Connecticut (EUA) com um porco que, segundo testemunhas, pesava entre 20 kg e 30 kg. Jonathan Skolnik, professor da Universidade de Massachusetts, estava sentado ao lado da passageira. Ele conta que pensava que era apenas uma mochila, mas um cheiro incômodo revelou o conteúdo da bolsa. Segundo Laura Masvidal, porta-voz da US Airways, que controla a American Airlines, a passageira explicou que embarcou com o animal para que ele pudesse dar "apoio emocional" a ela. A mulher foi obrigada a sair do avião junto com seu bichinho depois que o porco começou a perturbar os outros passageiros. Testemunhas relatam que, antes de deixar o voo, o porco começou a correr para cima e para baixo enquanto sua dona tentava controlá-lo.

Sérgio

terça-feira, dezembro 16, 2014

Grávida de Taubaté


Não sei se você viu, mas a Grávida de Taubaté está livre de processo de estelionato... Após acordo, Justiça decidiu extinguir uma possível punição à pedagoga. Marido dela também era réu na ação; defesa diz que casal leva vida normal. Well, acho que foi só um mal-entendido então? Fala sério. Taubaté só me orgulha! Veio do G1:

Quase três anos após ficarem conhecidos em todo o país por inventarem uma falsa gravidez de quadrigêmeos, a pedagoga Maria Verônica Aparecida e o marido dela Kléber Eduardo Melo não serão punidos pelo suposto crime de estelionato. O processo corre em segredo de Justiça, mas a decisão de extinguir uma possível punição deles foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 5 de dezembro. A decisão de não punir a pedagoga, que ficou nacionalmente conhecida como a “Falsa grávida de Taubaté” e o marido dela, é do juiz Érico Di Prospero Gentil Leite, da 3ª Vara Criminal, que seguiu um acordo feito com o casal para a extinção do processo. O acordo, que não teve o teor revelado, foi proposto pelo Ministério Público e aceito pela Justiça e pelo casal após audiência do caso em 2012. Para a extinção do processo, o casal cumpriu as exigências do acordo durante dois anos. “Com o acordo, o processo ficou suspenso durante dois anos mediante algumas condições que foram cumpridas pelos dois. (A extinção da possível punição) é algo que estava sendo aguardado. Os dois cumpriram exatamente o que havia sido determinado e não tinha outra solução a não ser essa decisão”, disse Enilson de Castro, advogado dos dois.

A defesa do casal informou ainda que a notícia já era aguardada e foi recebida com naturalidade pelo casal. Após a repercussão do caso, o casal se mudou do apartamento em que morava para uma casa em Taubaté e a pedagoga vendeu a escola infantil que mantinha por dificuldades em conseguir alunos. “Atualmente ela não trabalha, mas cuida da casa e do filho que o casal tem. Leva uma vida normal e bastante religiosa”, afirmou Castro. A história da falsa gravidez chamou a atenção dos moradores de Taubaté no início de janeiro de 2012 e repercutiu em todo o país. Maria Verônica havia falado inicialmente que esperava gêmeos quando soube da gravidez, mas depois descobriu que na verdade eram quadrigêmeos. Todos os parentes ficaram felizes com a chegada das quatro meninas, as 'Marias'. Com a história, muitas pessoas chegaram a fazer doações de fraldas e roupas para o enxoval dos bebês. A polícia começou a investigar o caso após declarações de um médico que atendeu a mulher no segundo semestre de 2011 e afirmou que, na ocasião, ela não estava grávida.

O parto, segundo Verônica, estava previsto para acontecer na segunda quinzena de janeiro. A farsa só foi assumida na madrugada do dia 20 de janeiro. Na ocasião, o advogado dela disse que sua cliente usava "uma barriga de silicone" com enchimentos. O Tribunal de Justiça foi procurado para comentar o caso, mas informou que não irá se pronunciar já que o processo está em segredo de justiça. O G1 procurou o Ministério Público, mas não teve retorno até a publicação da reportagem.

Sérgio

segunda-feira, dezembro 15, 2014

Isso é Brasil


Vivemos ou não em Guerra Civil no Brasil? Se muitas destas 80 pessoas ao mês são mortas, jamais saberemos. E isso é só em Vitória! Uma vergonha... Veio do G1:

Mais de 80 pessoas desaparecem por mês na Grande Vitória. De janeiro até o último dia de novembro de 2014, 894 boletins de ocorrências foram registrados na Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Espírito Santo. Das pessoas que desapareceram, o maior percentual é de meninas de 12 a 17 anos, que saem de casa para viver com namorados. Em segundo lugar, estão os homens adultos, com mais de 18 anos, que também saem de casa. Mulheres adultas e adolescentes vem em seguida no ranking. De acordo com o delegado substituto da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, Eduardo Passamani, aproximadamente 80% dos casos são relacionados a fuga do lar. “São meninas que não aceitam a imposição dos pais, homens que não querem mais manter o casamento ou mulheres cansadas de sofrer violência familiar”, disse. A delegacia não tem calculado o tempo médio que uma pessoa fica desaparecida, mas há casos de desaparecidos que foram encontrados no mesmo dia. O índice de pessoas localizadas chega a 88,9%. “Das 895 pessoas desaparecidas neste ano, 795 foram localizadas”, disse o delegado. Ao ser registrado boletim de ocorrência, a delegacia abre um processo de investigação, que conta com a divulgação de imagens em entidades conveniadas, varreduras em hospitais e DMLs.

Aplicativo

O Espírito Santo é um dos primeiros Estados do Brasil a contar com um aplicativo para celulares e tablets que vai ajudar a localizar pessoas desaparecidas. Trata-se de um módulo do Sinesp Cidadão, desenvolvido pelo governo federal, que já ajudava na localização de carros roubados e de mandados de prisão pelo país. A nova ferramenta começou a funcionar no estado em outubro. O programa vai possibilitar a busca pelo nome. Com essa informação, é possível localizar a foto do desaparecido e o contato da delegacia onde foi feita a ocorrência para que os usuários possam comunicar caso a pessoa seja vista.

Esperar 24 horas para procurar pela polícia é mito

Diferentemente do que muitos pensam, não é preciso esperar 24 horas pelo desaparecimento de uma pessoa para registrar boletim de ocorrência na Delegacia. De acordo o delegado, essa informação não passa de um mito. “Esperar todo esse tempo, pode até mesmo prejudicar as buscas”, alerta. O delegado orienta que, após perceber mudanças na rotina da pessoa, os familiares devem entrar em contato com ela, depois com parentes e amigos mais próximos. Não obtendo informações, devem percorrer hospitais e DMLs da região. “Fazendo esse percurso, não precisa esperar as 24 horas para o registro do boletim de ocorrência”, disse.

Importância do documento

O delegado alerta para a importância de estar sempre com algum documento de identificação. “É extremamente importante a pessoa sair com um documento de identificação, de preferência uma carteira de identidade ou um documento com foto. No caso de qualquer acidente, você estando identificado com um documento com foto, que te dê uma filiação ou parantesco, qualquer pessoa vai poder fazer contato  com os familiares para que deem o alento que a vítima precisa no momento”, disse. Segundo ele, se uma pessoa desaparece sem portar nenhum documento que o identifique, se torna muito mais difícil conseguir encontrar algum familiar e buscar ajuda. “Quando a pessoa está sem nenhum documento, no caso de ela passar mal, por exemplo, o hospital vai prestar socorro, mas dificulta o trabalho de investigação, porque depende disso ser encaminhado a uma unidade da polícia. Vai ser colhida uma digital para que essa pessoa tente ser identificada, se não, vai ter que ser feito contato com outra unidade da federação, para que essa seja identificada e só depois comunicada à família”, explicou. No caso de um óbito, a vítima é encaminhada a um Departamento Médico Legal (DML) e fica lá por um tempo até que um familiar sinta falta. “Passado um período, se a polícia não tiver conseguido encontrar essa pessoa ou não tenha sido procurada pela família, ela acaba sendo enterrada como indigente”, disse.

O que deve ser feito

Rotina: Ao ver que a pessoa saiu da rotina, e não avisou previamente, a família deve ficar em alerta.

Primeiras buscas: Familiares mais próximos e amigos devem ser os primeiros contactados com o objetivo de procurar as primeiras informações.

Boletim de ocorrência: Depois de percorrer DMLs e hospitais da região, o boletim de ocorrência deve ser registrado.

População: A participação das pessoas é essencial para localizar desaparecidos. Contato: 3137-9065. Para fazer denúncias anônimas, ligue para o 181.

Sérgio

domingo, dezembro 14, 2014

Boyhood


Longos voos, 13, 14 horas em um avião tem uma vantagem: te colocam em dia com o cinema. Ontem vi um filme excelente que queria compartilhar com vocês: Boyhood, que será chamado "Da Infância a Juventude" no Brasil. O filme ganhou notoriedade por ter demorado 12 anos para ser concluído, se tornando uma das mais longas produções da história do cinema. Conta a história de um casal de pais divorciados que tenta criar seu filho Mason. A história segue o garoto durante doze anos, desde a entrada para a escola, aos 6 anos, até a faculdade aos 18 anos - e analisa o seu relacionamento com os pais à medida que cresce. No elenco tem desconhecidos e atores experientes, como Patricia Arquette e Ethan Hawke. O filme é longo, mas um bom retrato de como uma criança cresce na América. Recomendo!

Sérgio

Parabólica América 51


Para quem perdeu, segue o link do Parabólica América, Edição 51, direto de Hong Kong!

Sérgio

sexta-feira, dezembro 12, 2014

Serial Killer no Rio


Homem confessa ter assassinado mais de 40 pessoas no RJ. Suspeito diz ter matado 39 mulheres, três homens e uma criança. 'Quando eu não fazia, eu ficava nervoso. Aí, saía para a caçada', afirmou. E falam que não tem Serial Killers no Brasil. Muitos criticam os EUA, por ter "loucos" assim, mas aqui temos e nem sabemos. O que é pior? No caso dele acho que é um sem vergonha que gostou da farra pela certeza da impunidade. Fez isso 9 anos sem ser preso. Essa é a eficiência de nossa Polícia. Matéria do G1:

Um homem que foi preso em flagrante após matar Fátima Miranda a facadas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, confessou à polícia ser um assassino em série. Durante o depoimento, Sailson José das Graças, de 26 anos, disse já ter matado outras 42 pessoas nos últimos nove anos, sendo 38 mulheres, três homens e uma criança. Com frieza, ele contou como planejava os crimes. “Ficava observando a vítima, estudando. Esperava um mês, às vezes uma semana, dependendo do local. Eu procurava saber onde ela mora, como é a família dela, se ela passava na rua, via, dava uma olhada na casa, ficava estudando ela. De madrugada, numa brecha da casa, numa facilidade, eu aproveitava, entrava”, detalhou o preso na delegacia.

As vítimas preferidas dele eram mulheres brancas e moradoras Baixada Fluminense. O delegado responsável pelas investigações afirmou que acredita na confissão e na participação de Sailson nos assassinatos, pois só uma pessoa que estava nos locais dos crimes poderia relatar tudo com tantos detalhes. “A vontade dele de matar era por mulheres e ele não matava mulheres negras, só brancas. Ele seguia a vítima, estudava passo a passo até conseguir concretizar o delito”, explicou o delegado Pedro Henrique Medina, titular da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Segundo a polícia, Sailson é um psicopata e agora os agentes estão comparando as informações da confissão com os inquéritos de cada um dos crimes.

O criminosos contou que ficava mais tranquilo ao praticar os crimes. “Quando eu não fazia, eu ficava nervoso, andava pra lá e pra cá dentro de casa. Aí quando eu fazia já ficava mais tranquilo. Fazia uma vítima ali, aí podia ficar uns dois meses sem fazer, uns três meses. Ficava na boa, só pensando naquela que eu matei. Aí, saía para a caçada”, afirmou. O homem também revelou o que fazia para não ser identificado e afirmou que não tinha medo de ser preso, pois gostava de cometer os crimes. “Eu não matava com preocupação de ir pra cadeia não. Fazia as coisas bem feito, é por gostar mesmo isso. Preocupava mais com a digital, se o local tem câmera, se o local não tem câmera. Eu não levava documento, não levava nada que desse pista para a polícia”, disse.

'Eu gostei e comecei a acostumar', diz assassino

Durante o depoimento, ele ainda confessou a morte de uma criança de dois anos e disse que cometeu o crime porque tinha medo que os vizinhos ouvissem o choro dela depois que a mãe foi assassinada. Sailson falou aos policiais que começou a cometer crimes ainda na adolescência. “Comecei a roubar coisas pequenas, fazer pequenos furtos. Aí fui crescendo e tendo outros pensamentos diferentes. O pensamento foi mudando, entendeu? De roubar, fui começando a pensar em matar. Com 15 anos, roubava bolsa. Depois, com 17, eu matei a primeira pessoa. Deu aquela adrenalina, a primeira mulher. Aí veio na mente a cadeia. Será que eu vou preso? As coisas fluíram bem. Aí foi vindo na mente de fazer mais e mais. E eu gostei e comecei a acostumar”, disse ele, friamente.

O delegado Pedro Henrique Medina ficou surpreso com o relato do criminoso e afirmou que a riqueza de detalhes do depoimento indica a participação dele nas mortes. “Confesso que é a primeira vez que eu vejo um elemento com a psicopatia de um serial killer. Apesar desses casos serem retomados agora, a gente pode perceber uma riqueza de detalhes muito grande. Em alguns casos que ele noticiou aqui e já fizemos uma busca em sistema já evidenciamos mulheres ou pessoas que ele executou de uma forma em determinada localidade do cômodo. Sinais que só a pessoa que estaria na cena do crime teria essa impressão”, afirmou o delegado.

Sem arrependimento

Os assassinatos foram cometidos ao longo de nove anos. Durante o depoimento, ele também disse que mata por encomenda, a pedido de uma mulher e do ex-marido dela, que também foram presos pela polícia. “Ela me bancava. Em troca disso, era água, comida, teto, roupa nova, dinheiro pra mim (sic) comprar as necessidades. Tudo por conta deles e, em troca disso, a alma dos caras”, afirmou. Após diligências, os agentes localizaram e prenderam Cleusa Balbina, José Messias e Sailson Jose das Graças, que apresentaram informações contraditórias. Sailson contou que os crimes encomendados era praticados com faca, mas quando matava por conta própria ele estrangulava as vítimas.

Com muita frieza, ele também revelou não ter arrependimentos. “Não me arrependo não. Pra mim o que fez, tá feito. E não volto atrás, não tenho nenhum arrependimento. Se eu sair daqui a uns 10, 15 ou 20 anos, eu vou voltar a fazer a mesma coisa. É a vontade mesmo, não tem jeito. Eu saio, escolho as minhas 'mulher', as mulheres do meu perfil, e se achar que tem que ser, vai ser”, afirmou o assassino. Segundo o delegado Pedro Medina, o suspeito tem quatro passagens pela polícia; uma por furto em janeiro de 2007, outra por roubo em agosto 2007, uma por porte de arma em fevereiro de 2010 e outra por furto em fevereiro de 2014. A polícia agora conta com a colaboração dos parentes das vítimas que foram assassinadas ao longo desses nove anos para obter informações que colaborem com as investigações. Ele passou a noite na Divisão de Homicídios e deve ser levado, na manhã desta quinta-feira (11.12.2014), para um presídio no Rio de Janeiro.

Crimes encomendados

Segundo a polícia, quatro crimes cometidos por Sailson José das Graças foram encomendados por Cleusa Balbina e José Messias. Paulo Vasconcelos, de 52 anos, morreu em dezembro de 2011, no bairro Amaral, em Nova Iguaçu, por causa de uma dívida de R$ 40. Francisco Carlos Chagas, de 49 anos, foi morto a facadas, no bairro Corumbá, também em Nova Iguaçu, no dia 23 de outubro de 2014. A morte teria sido encomendada pela Cleusa por causa do roubo de um celular. Raimundo Basílio da Silva, 60 de anos, morreu no dia 30 de novembro de 2014, no bairro Santa Rita, no mesmo município, por causa de uma desavença com Cleusa. A última vítima, Fátima Miranda, teve a morte encomendada por José Messias, após uma discussão com Cleusa.

Sérgio

domingo, dezembro 07, 2014

10 Cokes a Day




Vejam isso: homem mostra a consequência de só beber Coca-Cola por 1 mês. Adoro Coca-Cola, mas parei há 3 meses. O projeto todo está neste link AQUI. Matéria da revista Exame:

O que aconteceria se alguém bebesse 300 latas de Coca-Cola em um mês? Um homem resolveu fazer o teste e consumiu nada menos do que 10 latas do refrigerante por dia, durante o período. As consequências do experimento foram relatadas no site 10 Cokes a Day, criado por George Prior, de 50 anos de idade. 

Desde o começo, sua intenção era provar como o açúcar em excesso pode ser prejudicial ao organismo. Prior é seguidor da dieta Paleolítica e, até o início do teste, tinha uma boa saúde e um corpo em forma. 

Além da grande quantidade da bebida, ele não mudou nada em sua rotina alimentar (marcada pela baixa quantidade de carboidratos na dieta e alta quantidade de proteína e gordura) e de exercícios, durante os 30 dias de teste.

Peso, pressão, porcentagem de gordura corporal e nível de glicose no sangue foram medidos diariamente, no período. Como previsto, no final da experiência, seu organismo deu sinais significativos de que algo estava errado.

Prior engordou 10 quilos (indo de 76,2 kg para 86,6 kg), sua pressão arterial foi de 13 por 8 para 14 por 9 e a gordura corporal teve alta de 62% (de 9,4 a 15,3). Já o nível de açúcar no sangue caiu de 93 para 86 mg/dl.

Em um dos vídeos gravados no dia seguinte ao fim do teste, já em “abstinência” de açúcar, ele contou que estava com dor de cabeça e se sentindo com pouca energia. Mesmo assim, prometeu que não tomará outra Coca-Cola por um bom tempo.

O resultado já era esperado. Mas, antes que alguém diga que ninguém em sã consciência bebe 10 latas de Coca-Cola por dia, Prior já responde: o problema não é apenas o refrigerante, mas sim a união de todas as bebidas doces, que muita gente costuma consumir durante o dia, desde o inocente suco de laranja até o “smoothie” consumido em um dia de calor.

Mais do que dizer que beber muito refrigerante faz mal à saúde e engorda, o criador do projeto procurou alertar as pessoas sobre a quantidade de doce inserida no cardápio, sem que elas percebam. Segundo Prior, o teste mostra que, ao contrário do que muitos pensam, não é a gordura ingerida que faz engordar, mas sim a quantidade de carboidratos e doces.

Sérgio

Simpsons Xmas 2014


Os Simpsons ganharam abertura especial nesse natal, vejam como ficou!

Sérgio

sábado, dezembro 06, 2014

Jersey Boys


Uma super dica de filme: ontem, entre Orlando e Newark nem vi o tempo passar assistindo ao filme Jersey Boys, dirigido por Clint Eastwood e contando a história dos The Four Seasons e do Frankie Valli. Já era fã dele, mas vendo o filme, passei a gostar ainda mais. Vejam o trailer. Elenco sensacional, músicas idem e a história fantástica. Vale comprar o Blu-Ray. Um show!

Sérgio

sexta-feira, dezembro 05, 2014

É Cobra devorando Cobra!


Literalmente...

Uma cobra não-venenosa, da espécie Drymarchon melanurus erebennus, chocou usuários na internet ao ser filmada por operários devorando uma cascavel, uma das cobras mais venenosas dos EUA. A cena foi filmada em um rancho perto de Pearsall, no Texas. A gravação ganhou destaque nos últimos dias no YouTube e no LiveLeak, totalizando mais de 500 mil visualizações. No entanto, apesar do sucesso recente, o vídeo havia sido compartilhado inicialmente na web em outubro de 2013.

Sérgio

quinta-feira, dezembro 04, 2014

Que vergonha!


A maior vergonha dos tempos recentes do Brasil... Para aprovar o calote da Dilma, trabalham até de madrugada. Vejam AQUI.

Sérgio

Ferrari FXX-X


Sem comentários... Vejam mais fotos AQUI.

A Ferrari revelou nesta quarta-feira (3), nos Emirados Árabes, o novo modelo híbrido FXX K. Com motor 6.3 litros V12 a gasolina combinado com um elétrico, o carro tem, ao todo, 1.050 cv de potência, mais do que a La Ferrari, lançada em 2013 com 976 cv, na qual se baseia. Chamado pela marca de "carro-laboratório", o FXX K não deverá participar de competições, mas será usado no programa de test drive em pista com clientes selecionados, que será ocorrerá nos próximos dois anos, a exemplo do P1 GTR, da rival McLaren. O nome FXX se refere ao modelo de pista lançado em 2005, com 800 cavalos, também usado exclusivamente em programa de testes com clientes. O K é de "Kers", sistema que acumula energia gerada nas frenagens utilizado na Fórmula 1 e que já foi implantado na La Ferrari. O novo modelo tem 4,89 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 2,05 m de largura e 1,11 m de altura. O motor a combustão desenvolve 860 cv, 60 cv a mais que o da La Ferrari. O elétrico, 190 cv, contra 163 cv do híbrido antecessor. O torque máximo combinado é de 91,77 kgfm. Os propulsores fazem conjunto com o câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades. Não foram divulgados números de performance.

Sérgio

quarta-feira, dezembro 03, 2014

Cuidado com a AIDS!


Para pensar... Transar com alguém, é ter o passado inteiro daquela pessoa com você! Lembre-se disso.

Sérgio

terça-feira, dezembro 02, 2014

Isso é Brasil!


Uma das maiores vergonhas da história Republicana do Brasil, que já não é grande coisa. De hoje em diante, me recuso a dialogar com Petistas: não basta jogar no lixo a Lei da Responsabilidade Fiscal, ainda institucionalizam o toma lá-dá cá... Não há ética, não há respeito à coisa pública, não há compromisso com a verdade.

E não venham dizer que PSDB é igual: o PT se dizia diferente, mas além de não ser, é amador e incompetente e agora, em Diário Oficial, institucionaliza o fisiologismo para dar sustentação ao cadáver eleitoral que é a Dilma.

Isso é o começo do fim!

Sérgio

domingo, novembro 30, 2014

Parabólica América 50



Pessoal, chegamos a Edição 50 do Parabólica América!

Sérgio

The Fog of War


O ótimo documentário The Fog of War – Sob a Névoa da Guerra é uma longa conversa com Robert McNamara, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos, que expõe seu ponto de vista sobre a história americana no século 20. O filme analisa, com o suporte de material de arquivo, recriações e registros da Casa Branca, como as decisões foram tomadas, o porquê delas e as lições que nos deixaram. O vídeo está inteiro disponível para você acima, bom programa para este Domingo!

Sérgio

sábado, novembro 29, 2014

Band Aid 30 Anos


E o Band Aid está de volta, 30 anos depois. Vejam o vídeo acima e Saiba mais AQUI e AQUI

O anúncio foi feito por Bob Geldof. O músico diz que a experiência de 1984 vai ser repetida, mais uma vez, agora para dar resposta ao s.o.s das Nações Unidas: é preciso mais dinheiro para responder à nova aflição africana. Há trinta anos, foi a fome no continente africano, em especial na Etiópia, que congregou muitas estrelas da música pop britânica. Juntaram-se em estúdio e gravaram "Do they know it`s Christmas?". Em conferência de imprensa, Geldof explicou que o regresso não é animado por qualquer nostalgia, antes pelo alerta da ONU de que é preciso reforçar depressa os meios para o combate ao surto de Ébola em vários países africanos.

A expectativa de Bob Geldof é que a nova canção consiga reunir uma boa maquia para a causa, para o combate à doença a que se referiu com lamento: "É trágico que a modernidade tenha posto à solta esta besta. Esta doença recorda a humanidade de que não é intocável". Ao longo das últimas três décadas, "Do they Know it's Christmas?" rendeu muitos milhões e nunca deixou de ser ouvida, especialmente na época de Natal. Mas há também quem não suporte o tema. O cantor Morrissey chamou-lhe "tortura diária sobre o povo inglês".

Sérgio

sexta-feira, novembro 28, 2014

Isso é Brasil!


Vídeo mostra falsa blitz montada para assaltar ônibus de turismo na BR-101. Imagens flagram suspeitos armados com fuzis agindo como policiais. Ação ocorreu na tarde de domingo em Barra Velha, no Litoral Norte de SC. Que vergonha... Isso em Santa Catarina? O Brasil não tem mais jeito mesmo! Veio do G1:

Um vídeo flagrou uma falsa blitz montada por criminosos que roubaram um ônibus de turismo em plena luz do dia na BR-101, em Barra Velha, Litoral Norte catarinense. As imagens mostram a ação de quatro homens armados com fuzis e coletes similares aos da Polícia Civil. Até as 19h destA segunda-feira (24), a polícia não havia localizado os suspeitos (veja o vídeo acima). A ação ocorreu na tarde do último domingo (23) no km 95 da rodovia. Um ônibus que fazia a linha entre o Rio Grande do Sul e São Paulo foi parado na falsa blitz. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 32 passageiros e dois motoristas foram feitos reféns e colocados nus no bagageiro do veículo. As imagens foram disponibilizadas pela Autopista Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, e mostram o momento em que o veículo é parado pelos criminosos. Os quatro homens pararam o ônibus e disseram ao motorista que havia suspeita de drogas no interior do veículo. Um Peugeot 307 com sirenes ligadas interditava uma das faixas. Cones foram colocados no trecho e o trânsito foi deixado em meia pista.

Dois assaltantes abordaram os passageiros e um deles ficou na cabine dianteira com um fuzil apontado para o motorista. Segundo o proprietário da empresa de ônibus, Mauro Klein, eles foram sequestrados e levados para uma estrada vicinal, em direção ao bairro Medeiros, em Barra Velha. Outro homem seguiu o ônibus com o Peugeot. Depois de revistados e as malas reviradas, alguns dos passageiros foram obrigados pelos suspeitos a tirar as roupas. Eles queriam ver se as vítimas escondiam dinheiro nas roupas íntimas. O ônibus foi abandonado e os reféns se libertaram cerca de 40 minutos depois. Segundo reportagem da RBS TV, os passageiros eram comerciantes que pretendiam ir até a capital paulista fazer compras. Por este motivo, a polícia acredita que o crime tenha sido premeditado. Conforme informações da polícia à RBS TV, os criminosos levaram cerca de R$ 108 mil. De acordo com o proprietário do ônibus, o veículo seria escoltado por uma empresa contratada em Joinville, no Norte do estado. Após o assalto, o coletivo retornou a Novo Hamburgo, chegando na cidade gaúcha por volta das 5h desta segunda (24).

Sérgio

quinta-feira, novembro 27, 2014

Celular Caro no Brasil?


Minuto de celular do Brasil está entre os mais caros do mundo, diz UIT. Órgão ligado à ONU aponta US$ 0,53 como preço médio no país. Que novidade... Somos ricos, não é mesmo? Veio do G1:

O Brasil é um dos países com maior custo por minuto de ligações de celulares, mostrou um levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), cuja metodologia foi questionada nesta segunda-feira (24) pelo sindicato que reúne as operadoras do país, o Sinditelebrasil. O levantamento da UIT -- que analisa 166 países -- afirma que o custo do minuto para ligações de celular em horário de pico e dentro da rede da mesma operadora no Brasil é de US$ 0,53 por minuto, acima da maior parte dos países analisados, com exceção de França e Grécia (US$ 0,54), Irlanda (US$ 0,60) e Suíça (US$ 0,65). Os números são de 2013. Fora da rede, ou seja, nas ligações para outras operadoras, os preços adotados no Brasil são mais altos, ficando em US$ 0,55. O país, nesse caso, fica atrás apenas de Irlanda (US$ 0,60) e Suíça (US$ 0,65). Segundo o Sinditelebrasil, no entanto, a pesquisa está distorcida, por considerar apenas o preço-teto do minuto da telefonia móvel homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o sindicato, o preço médio por minuto do celular no Brasil é de cerca de US$ 0,07.

O diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, explicou que as empresas informam preços-teto para a Anatel homologar, que não podem ser ultrapassados. "Para não ter risco de ficar acima do valor da Anatel, as operadoras colocam (os preços-teto) bem altos e praticam promoções", disse. Levy citou relatório da Anatel segundo o qual o valor médio do minuto homologado no terceiro trimestre de 2013 variava entre R$ 1,20 e R$ 1,40, sem tributos, e que, na prática, com descontos e promoções, o preço médio era de R$ 0,15 por minuto. Em comunicado, o sindicato informou que o preço médio do minuto do celular no Brasil representa 13% do preço apontado pela UIT, órgão ligado às Nações Unidas. As informações do sindicato são baseadas em estudo da consultoria Teleco. Já a Anatel informou que segundo seus cálculos o preço do minuto da telefonia móvel no segundo trimestre de 2014 no Brasil -- incluindo planos pré e pós-pagos --  foi de R$ 0,16, ou cerca de US$ 0,06m tomando como base a cotação desta segunda-feira.

Banda larga

Por outro lado, o preço médio da assinatura residencial mensal da banda larga fixa no Brasil está entre os mais baratos, em US$ 13,82 por 1 Mbit/s (megabit por segundo), de acordo com a UIT. Na China, a assinatura mensal pela mesma velocidade sai em média por US$ 19,37, e na Colômbia, por US$ 19,80. Apesar disso, há países que oferecem velocidades bem maiores a preços mais baixos. É o caso da Rússia, onde a assinatura mensal de Internet de 5 Mbit/s sai por US$ 6,28, em média. Já em Cingapura, a banda larga fixa de 25 Mbit/s sai por um valor médio de US$ 19,90, segundo a UIT.

Sérgio

quarta-feira, novembro 26, 2014

Bela Desculpa...


Fala sério... Genes influenciam propensão à infidelidade, diz estudo. Pesquisadores de universidade australiana acreditam que características genéticas deixam homens e mulheres mais propensos a pular a cerca. Vi no G1. É a desculpa que muita gente esperava!

O desejo de trair pode ser hereditário, segundo indica um estudo de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália. Os pesquisadores concluíram que variações genéticas podem fazer com que tanto homens quanto mulheres tenham maior propensão a cometer adultério. O estudo, publicado na revista científica "Evolution & Human Behaviour", analisou o comportamento de mais de 7 mil pares de gêmeos na Finlândia, com idades de 18 a 49 anos, todos em relacionamentos estáveis. Os pesquisadores compararam as diferenças de comportamento entre casais de gêmeos: os idênticos, que compartilham todos os genes, e os fraternos, que apresentam diferenças. Cerca de 10% dos homens e 6,4% das mulheres tinham pulado a cerca no ano anterior.

Os resultados sugerem que 63% do comportamento infiel nos homens e 40% nas mulheres podem ser atribuídos à herança genética. No caso das mulheres, os cientistas detectaram que variações em um gene chamado AVPRIA estava associado ao comportamento infiel. Este gene é associado à produção da arginina vasopressina, um hormônio envolvido na regulação do comportamento social e que mostrou ter influência em testes com roedores. "Nossa pesquisa mostra que a genética influencia a possibilidade de pessoas fazerem sexo com parceiros fora de seu relacionamento", explica Brendan Zietsch, coordenador do estudo.

Origens da infidelidade

A infidelidade é um assunto que provoca mistério na comunidade científica, que tradicionalmente busca explicações na biologia evolucionária. Para homens, a poligamia seria explicada pela necessidade da preservação da espécie: mais sexo resultaria em mais filhos. No caso das mulheres, porém, há divergências. Trair costuma ser visto como um tipo de "efeito colateral" provocado pelo comportamento masculino; ou então como resultado de uma ação mais instintiva: em tempos mais primitivos, ter filhos com vários parceiros reduziria a possibilidade de infanticídio. Este debate fez com que os pesquisadores de Queensland examinassem também o comportamento de gêmeos de sexo diferentes. Pelo menos na amostra estudada, eles não identificaram nenhuma correlação significativa de promiscuidade de influência social.

Sérgio

terça-feira, novembro 25, 2014

O Chocolate vai acabar?


Well, essa é uma má-notícia: O chocolate vai acabar, alerta o maior fabricante do mundo. Veio do Estadão:

Não há maneira fácil de dar essa notícia: vocês estão comendo chocolate demais, todos vocês. E a coisa está ficando tão fora de controle que o mundo pode estar se encaminhando para um panorama potencialmente desastroso se a tendência não for detida. Em linhas gerais, foi esse o recado de duas gigantes do ramo dos chocolates, Mars, Inc. e Barry Callebaut. E os dados parecem reforçar o alerta delas.

Os déficits de chocolate, situação na qual os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome, estão se tornando a regra. Já estamos no meio daquela que pode ser a maior sequência de déficits de chocolate consecutivos em mais de 50 anos. Parece também que os déficits não estão apenas se acumulando ano a ano – a expectativa da indústria é que estes aumentem. No ano passado, o mundo consumiu cerca de 70 mil toneladas métricas de cacau além do volume produzido. As duas gigantes do ramo dizem que já em 2020 esse déficit pode chegar a 2 milhões de toneladas métricas. O problema passa pela oferta de cacau. O clima seco na África Ocidental (especialmente na Costa do Marfim e em Gana, onde são produzidos mais de 70% do cacau de todo o mundo) reduziu muito a produção na região.

Uma praga decorrente de um fungo chamado Moniliophthora roreri não ajudou a situação. A Organização Internacional do Cacau estima que a praga tenha eliminado de 30% a 40% da produção global de cacau. Por causa de tudo isso, o cultivo do cacau se mostrou um ramo desafiador e, como resultado, muitos agricultores passaram para gêneros mais rentáveis, como o milho. E há também o insaciável apetite mundial pelo chocolate. É particularmente preocupante o apreço cada vez maior dos chineses pelo doce. A cada ano, a China compra mais e mais chocolate. Ainda assim, o consumo deles per capita ainda equivale a apenas 5% daquilo que um europeu ocidental consome.

O chocolate amargo também se mostra cada vez mais popular, e essa variedade contém muito mais cacau por volume do que as barras de chocolate tradicionais (a barra de chocolate média contém apenas 10% de cacau, enquanto as barras de chocolate amargo costumam conter mais de 70%). Por essas razões, o preço do cacau teve alta de mais de 60% desde 2012, quando as pessoas começaram a consumir mais chocolate do que o mundo era capaz de produzir. Com isso, os fabricantes de chocolate tiveram que ajustar o preço dos seus produtos, encarecendo as barras. A Hershey’s foi a primeira, mas as demais logo seguiram o mesmo rumo.

As tentativas para deter o crescente desequilíbrio entre a quantidade de chocolate desejada pelo mundo e a quantidade que os agricultores são capazes de produzir inspirou algumas inovações muito necessárias. Mais especificamente, um grupo de pesquisa agronômica da África Central está desenvolvendo árvores capazes de produzir até sete vezes mais cacau do que as plantas tradicionais. Mas o aumento na eficiência pode prejudicar o sabor, diz Mark Schatzker, da Bloomberg. Ele compara a situação à de outras commodities produzidas em massa. Há tentativas em andamento para tornar o chocolate barato e abundante – e, nesse processo, o doce acaba ficando tão sem sabor quanto os tomates comprados nas lojas de hoje, outro alimento que sacrificou o sabor em nome da abundância, como o frango e os morangos. Ainda não se sabe se o consumidor vai se queixar do sabor mais fraco se isso mantiver os preços baixos. E a indústria não vai se importar com isso, desde que o risco de uma escassez monstruosa seja afastado.

Sérgio

segunda-feira, novembro 24, 2014

Vida Moderna...


Essa mensagem escrevi ontem no Aeroporto Internacional de São Paulo, pouco antes de vir aos EUA, refletindo sobre as mensagens que recebi em meu aniversário e a saudade daqueles de quem gosto. 

Vida moderna... Perto pela tecnologia, mas sempre longe demais de quem se ama. O mundo é pequeno quando se trata de trabalho, mas grande demais para caber num abraço. Para se estar perto de uns, há de deixar arder a saudade de outros. 

Queria o que tinha na infância ou adolescência: todos que eu amava perto de mim, fisicamente, num universo que abrangia Taubaté, Pinda, São José dos Campos e olhe lá. Quem estava mais longe, vivia nas Minas Gerais...

Hoje, estamos perto e longe ao mesmo tempo. A distância é tão grande quanto meu amor por todos vocês! 46 anos depois de chegar aqui, me sinto jovem e feliz por ter amigos como os que tiveram o carinho de me dedicar uma palavra no dia 20, além de um abençoado por ter a família que possuo ao meu lado. 

Obrigado Pai! Que seja sempre assim!

Sérgio