terça-feira, novembro 04, 2014

Será que acabou?


Olha Taubaté aí nas notícias outra vez: mandato do prefeito de Taubaté, Ortiz Jr., é cassado pelo TRE-SP.  Defesa informou que vai entrar com liminar para suspender decisão. Prefeito teve mandato cassado por abuso de poder econômico e político. Veio do G1:

O prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB) teve o mandato cassado por abuso de poder político e econômico na tarde desta terça-feira (4) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). A defesa informou que vai entrar com uma liminar para suspender a decisão e manter o tucano no cargo. Ele será mantido no posto pelo menos até a publicação da cassação no Diário Oficial. Por quatro votos a dois, ficou decidida a manutenção da cassação do prefeito e a inegibilidade do político por oito anos. Além dele, também foi cassado o vice-prefeito Edson Aparecido. Antes da votação desta terça, o julgamento havia sido adiado por cinco vezes - em uma das ocasiões pela falta de um dos juízes e  por pedidos de vista do processo. A Corte é composta por sete magistrados e seis deles votaram. Foram favoráveis à manutenção da cassação os juízes Diva Malerbi, Silmar Fernandes, Costa Wagner e o relator Roberto Maia. Contra a cassação votaram os juízes Alberto Zacharias Toron e Deevienne Ferraz.

O Tribunal Regional Eleitoral tem até 10 dias para publicar o acórdão desta terça no Diário Oficial. A partir desta data, os advogados de Ortiz têm até três dias para entrar com pedido de recurso contra a cassação no TSE. "A decisão [no TRE] não foi unânime, isso mostra uma divisão do plenário. De qualquer forma entraríamos com o recurso, pois entendemos que a situação não tem base para uma cassação", disse o advogado do prefeito, Marco Aurélio Toscano.

Caso

Ortiz Junior é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2012. Segundo a acusação do Ministério Público, ele e o pai Bernardo Ortiz, teriam fraudado as licitações da compra de mochilas na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a qual Bernardo era presidente, para financiar a campanha do tucano. Ele nega a acusação, mas a Corte considerou nesta terça que há provas suficientes contra Junior e as empresas. Ortir Junior teve o mandato cassado em agosto de 2013 pela Justiça Eleitoral de Taubaté e por isso recorreu ao TRE.

Nova eleição

Após o pedido de recurso dos advogados, caso o TSE também mantenha a cassação do mandato de Ortiz Junior, o TRE pode pedir uma nova eleição de forma indireta - ou seja, o novo mandatário seria escolhido pela Câmara. Até que isso acontecesse, assumiria o cargo o presidente do legislativo, atualmente o vereador Carlos Peixoto.

Manifestação

Por volta das 17h, Ortiz Junior se manifestou sobre a decisão. Em nota, ele disse que respeita a Justiça, mas não concordo com a decisão. Ele destacou que foi absolvido da acusação de fraude na FDE duas vezes pelo Tribunal de Contas do Estado, pela Corregedoria e pela Justiça Criminal, no Tribunal de Justiça de São Paulo. Em trecho, ele diz que se necessário vai recorrer também ao Supremo Tribunal para provar a inocência e a incoerência da acusação. Ele manifestou confiança na decisão final da Justiça.

Sérgio

Nenhum comentário: