domingo, outubro 30, 2011

Semi Metalic Disc


Pessoal,

Iniciativa interessante. Vejam bem: mudando o paradigma, os negócios florescem. Quando o conteúdo legal fica mais acessível, as pessoas abandonam a pirataria. Difícil de entender isso? Matéria do Olhar Digital:

Com a crescente disseminação do MP3 e diversos outros formatos de música digital, a indústria fonográfica “respira por aparelhos” já há algum tempo. Nos últimos anos, as vendas de CD despencaram em todo o mundo. Mas um novo conceito pode dar certa sobrevida ao setor. Inventado pelo sertanejo Ralf, este é o SMD, ou Semi Metalic Disc. Não se trata de nenhuma revolução tecnológica. Aliás, o SMD é muito parecido com o CD que já conhecemos. A principal diferença está na metalização parcial do disco, no conceito e, claro, no preço do produto. "Precisava de um novo produto para ter um novo preço, porque o CD estava muito caro. Então, pensamos em semi metalizar na mesma plataforma que é o CD. Diminuimos a parte metálica e criamos um novo produto", conta o músico Ralf.   

Registrado no Ministério da Ciência e Tecnologia, o SMD tem preço fixo obrigatório que deve estar impresso na embalagem: cinco reais. O processo de semi-metalização, ou seja, metal apenas nas faixas em que há gravações, já reduz o custo de fabricação em 30% em relação ao CD. Além disso, o disco vem em um envelope como este e não naquelas tradicionais caixinhas de acrílico. Para se ter uma idéia, um artista gasta, em média, 10 mil reais para executar a prensagem mínima de mil CDs; já com o SMD, dá para prensar a mesma quantidade por algo em torno de mil e quatrocentos reais. "Não é que diminuiu e ninguém recebe. É tudo proporcional. Os impostos e direitos autorais são pagos, porém é proporcional aos R$ 5", explica Ralf. A idéia é que o SMD seja uma forma de o artista independente – sem qualquer patrocínio – ter seu disco lançado. Hoje, mais de 10 mil músicos ou bandas já usam este novo formato. Com a redução do preço em quase 80% fica mais fácil vender o produto, além de ser uma forma de combater a pirataria.  

Sérgio

Nenhum comentário: