quarta-feira, janeiro 02, 2013

Drinks exóticos


Isso é um drink... Tendência usa a ciência para criar novos coquetéis. 'Espaguete de caipirinha' e 'cosmopolitan molecular' são opções em Santos, São Paulo. Veio do Bem Estar:

A cozinha molecular, que mistura ciência e alimentos, começa também a conquistar adeptos no ramo de bebidas. Em Santos, no litoral de São Paulo, uma novidade tem agradado os fanáticos por drinques: a mixologia molecular. Coquetéis tradicionais ao paladar brasileiro são transformados em produtos com novos aromas, texturas e sabores. A técnica chegou à Baixada Santista por meio do mixologista Bruno Caldeira, que é barman há dez anos e resolveu se especializar na área. Ele prepara bebidas como espaguete de caipirinha e cosmopolitan molecular. Nestes dois exemplos, as bebidas são transformadas por meio da gelificação. A culinária molecular já foi tema de um quadro do Fantástico, da TV Globo, e caiu no gosto de muita gente. Caldeira destaca que a mixologia molecular atrai bastante o público jovem. "São coquetéis que puxam mais o público jovem, que gosta de novidade e está ligado nas modernidades. Como é tudo muito novo, há as pessoas que ficam meio reticentes, mas não tem problema nenhum", explica o mixologista. Caldeira lembra, entretanto, que as bebidas não perdem o teor alcoólico e devem ser consumidas com moderação. Quem tiver alergia a algas marinhas não pode consumir os drinques.

Espaguete de caipirinha

Fazer um espaguete de caipirinha é fácil. É necessário 150 ml de cachaça, 150 ml de suco de limão, dois gramas de agar agar (pó de alga marinha), um molde de silicone em formato de tubo, uma seringa e uma tigela com gelo. Depois é só misturar os ingredientes e levar ao fogo mexendo sem parar até os 90 graus. Enquanto isso, mergulhe os moldes no gelo. Quando a mistura líquida ferver, com o auxílio de uma seringa, coloque nos moldes e leve de volta ao gelo até endurecer. Novamente com a ajuda da seringa tire da forma e o drink está pronto para comer. Apesar do processo ser simples, Caldeira recomenda que o público interessado faça um curso de especialização. "São técnicas não muito difíceis, mas os materiais que a gente usa, por serem importados, são um pouco complicados. O pessoal estudando, fazendo uma especialização, fica apto a fazer em casa", aconselha o mixologista, lembrando que o curso pode ser encontrado em São Paulo.

O chef de cozinha Remo Girard está na Europa há quatro anos e conta que a técnica é bastante utilizada na cozinha e que em alguns lugares já é possível encontrar nas bebidas. Apesar da experiência, Girard ainda não tinha degustado, mas aprovou a novidade. "Eu vi pela primeira vez como usa no bar, como eles aplicam isso na matéria barística. Essa parte do espaguete com a caipirinha, fica muito refrescante, muito bom, não só no sabor, porque o sabor é o mesmo, mas a sensação do servir como espaguete é outra coisa", analisa o chef. 

Cosmopolitan molecular

Outra receita simples de fazer é o cosmopolitan molecular. Os ingredientes necessários são 60 ml de vodka, 60 ml de suco de cramberry, 30 ml de licor de laranja, suco de meio limão, dois gramas de agar agar e uma forma de silicone de qualquer formato. Após separar os ingredientes basta misturá-los, levar ao fogo em 90 graus, colocar na forma e esperar endurecer. Para acelerar o processo, o material pode ser levado à geladeira por alguns minutos. Depois é só tirar da forma e servir.

Sérgio

Nenhum comentário: