sexta-feira, junho 27, 2014

Violência & Copa


Somos "Primeiro Mundo" mesmo. E a FIFA, que papelão... Inacreditável a decisão. Falar que os torcedores poderão reave os ingressos roubados "com base nos direitos de perdas e danos em tempos oportunos" é hilário: após o jogo? E o turista de fora do Brasil? Vai gastar com advogado muito mais que o valor do ingresso. Isso trará de volta a alegria da partida?

Dizer que a FIFA informa que o ingresso é valioso e dev ser "protegido como dinheiro" é risível. Falou o óbvio. Só que no Brasil, em especial Fortaleza, onde a violência tem sido grande, a Justiça deveria ter mais sensibilidade. Matéria G1:

O juiz Cid Peixoto do Amaral Neto, da 3ª Vara Cívil do Ceará, negou nesta quarta-feira (25) o pedido liminar da Defensoria Pública do Ceará para que a Fifa fosse obrigada a reimprimir ingressos furtados de torcedores. Na decisão, o juiz entendeu que reimpressão de bilhetes furtados pode comprometer a segurança do evento. O pedido na Justiça foi feito pela Defensoria Pública do Ceará, para que a entidade reimprima a segunda via de ingressos nos dias dos jogos da Copa do Mundo, em caso de furtos ou extravio. “O que pretendemos com a ação é que a Fifa volte a imprimir nos dias de jogos os ingressos extraviados ou furtos como ocorreu no jogo entre as seleções do Uruguai e Costa Rica [em 14 de junho]”, diz o defensor público Régis Pinheiro. "O deferimento poderá transmudar ocorrências mínimas e em multiplicidade, colocando em risco o próprio evento, a segurança e o próprio direito do consumidor em situação regular que em termos percentuais, se trata de praticamente a integralidade da assistência", disse o juiz, em sua decisão.

O juiz diz ainda que os torcedores que tiveram os ingressos furtados poderão reavê-los "com base nos direitos de perdas e danos em tempos oportunos". Em nota ao G1, a Fifa afirmou que está "cada vez mais preocupada" com os furtos e alerta aos torcedores que o "bilhete é um item de alto valor e, como tal, deve ser cuidado como se fosse dinheiro". "Por razões de segurança operacional, a FIFA não substituirá ou reimprimirá ingressos em nenhum dia, principalmente em dias de jogos", diz a nota. O órgão alerta ainda que os ingressos só podem ser comprados "legitimamente" no site Fifa.com e nos Centros de Ingressos da Fifa de cada cidade-sede. Durante o plantão da Defensoria Pública no jogo Gana e Alemanha, que aconteceu no dia 21 de junho na Arena Castelão, foram registradas 18 ocorrências de furtos e, segundo o órgão, não houve justificativa da federação pela não impressão da segunda via do ingresso. O Ministério Público estudual registrou 77 ocorrências em dias de jogo da Copa em Fortaleza, a maioria por furto de ingressos. A ação, com pedido de liminar, deverá ser julgada pelo juiz Cid Peixoto do Amaral, da 3ª Vara Cível, do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. A Defensoria também pede, na ação que a Fifa pague multa de R$ 10 mil por ingresso não reimpresso, em caso de descumprimento da decisão judicial.

Sérgio

Nenhum comentário: