quinta-feira, agosto 28, 2014

Isso é Brasil


Já deu, não? Visita íntima para presos é o fim. Em geral, sabe o que ocorre? Detentos novatos ou sem poder, na base da pirâmide de hierarquia das facções, tem de "oferecer" suas mulheres. Ocorrem inúmeros estupros nestes encontros íntimos. Isso tinha que acabar. Agora, além disso, que bela incompetência da unidade prisional: a menina entrou três vezes com um RG falsificado? No cinema ainda vai, mas em uma penitenciária? 

Nos Estados Unidos só seis entre os mais de 50 Estados permitem Visitas Íntimas, mas estão em vias de acabar com o benefício, que ocorre de uma a duas vezes ao ano. Os EUA não estão sozinhos em sua atitude cada vez maior de diminuir as visitas conjugais. Grã-Bretanha e Irlanda do Norte não permitem. Enquanto isso, a Alemanha permite que prisioneiros se candidatem a visitas conjugais, mas o benefício é difícil. Em 2010, um detento assassinou sua namorada e tentou o suicídio, durante uma visita, levando a uma mudança nas regras que reforçaram a segurança em estabelecimentos prisionais.

Já aqui... Veio do G1:

"Fiz porque gosto dele. Foi por amor". A explicação é de uma adolescente de 17 anos que admitiu ter usado um documento de identidade falsificado para ver o namorado que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Alcaçuz - maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. Ela foi apreendida nesta quarta-feira (27) após a visita íntima. Segundo a direção, no RG que ela apresentou constava 21 anos. A idade mínima para poder entrar na unidade em dias de visita íntima é 18 anos. De acordo com Ivo Freire, diretor de Alcaçuz, com o RG falso a adolescente conseguiu um atestado de bons antecedentes criminais e uma certidão de união estável - documentos exigidos para entrar na penitenciária. "Após a visita, no entanto, uma das agentes notou que a assinatura usada pela jovem era diferente da que estava no documento de identificação. Ela foi abordada e admitiu que tinha 17 anos", afirmou.

O diretor contou ao G1 que a adolescente explicou que estava com os documentos falsos porque não tem o consentimento dos pais para ver o companheiro, que está preso há dois anos por assalto à mão armada e abandono de incapaz. "Para que o juiz autorize uma pessoa menor de idade a visitar algum detento, é preciso que os pais concordem", ressaltou Freire. "Minha família não aceita. Fiz isso porque eu gosto dele. Ele é uma pessoa muito boa", disse a garota. A adolescente também afirmou ter feito outras três visitas ao namorado usando a identidade que ela apresentou. A adolescente foi entregue aos cuidados da família. Já o namorado, o diretor afirmou que ele sofrerá sanções disciplinares por fazer com que a garota fosse até a unidade.


Sérgio

Nenhum comentário: