quinta-feira, dezembro 13, 2012

De pernas pro ar 2


O primeiro foi legal... Espero que o segundo siga na mesma linha!

A comédia “De pernas pro ar” deve muito de seu êxito – foram 3,5 milhões de espectadores e R$ 31,5 milhões de arrecadação, segundo o Filme B – à abordagem do sexo. Ou, mais precisamente, à descoberta do prazer sexual por uma mulher já casada e com um filho pequeno. Intérprete da personagem, Ingrid Guimarães entende que “De pernas pro ar 2” mantém fidelidade ao seu assunto, mas com uma adição essencial: o tema “família” ganha espaço. “A gente fala de orgasmo, [mas] através de um âmbito familiar”, disse ela na tarde desta segunda-feira (10), durante a entrevista coletiva num shopping de São Paulo da qual participaram o elenco central e o diretor do filme, que estreia em 28 de dezembro.

Também presente à coletiva, a produtora Mariza Leão foi a primeira a falar sobre a proposta da sequência do trabalho que está entre os dez mais vistos e mais rentáveis do cinema brasileiro desde 2000.  De acordo com Mariza, foi "muito intencional" tornar "De pernas pro ar 2" uma comédia romântica. "A gente percebeu que a questão do primeiro filme era uma personagem que tinha questões com a sua sexualidade", pondera a produtora. "O desafio era fazer um segundo filme a partir de outro 'plot', que era uma mulher 'workaholic'." Ela está falando sobre Alice, papel de Ingrid, uma bem-sucedida dona de sexshops - sua sócia é vivida por Maria Paula, como no capítulo anterior - que tem obsessão pelo trabalho. Em seguida, Mariza propõe uma comparação, ou diferenciação, com os dois "Se beber, não case" (2009), blockbusters da comédia dos Estados Unidos. "De certa forma, o 1 e o 2 são o mesmo filme. Aqui, a gente propõe um personagem que evolui do primeiro para o segundo filme", completa, referindo-se a "De pernas pro ar 2". Já Roberto Santucci, ao abordar o propósito do novo trabalho - ele foi diretor do episódio anterior - mencionando as possíveis expectativas da audiência. "A gente vai repetir o primeiro filme, mas tem que trazer novos elementos. Um dos primeiros desafios é de roteiro, de história. E, obviamente entregar ao público o que ele espera, mas com novos elementos", justifica, insistindo na necessidade dos "novos elementos".

Nova York

Se Ingrid aponta o viés "familiar" do filme, é porque o conflito fundamental de Alice apoia-se nestas duas escolhas: vida profissional x vida pessoal. Desta, fazem parte o marido (Bruno Garcia) e o filho adolescente. Daquela, a citada sócia a cargo de Maria Paula e um novo personagem da franquia, homem de negócios interpretado por Eriberto Leão.  Boa parcela do embate tem Nova York como cenário: é lá que Alice deseja inaugurar uma filial de seu empreendimento. Para viabilizar o plano, ela forja uma viagem em família para a cidade, enquanto se desdobra para tentar conseguir financiamento. Perguntada sobre prováveis semelhanças entre Alice e alguma das mulheres da série "Sex and the city", Ingrid assume as semelhanças. "Eu tenho todas as temporadas. Sou uma amante de sitcom", afirma. "Acho que o 'Sex and the city' representa a minha geração, foi a primeira vez em que se falou sobre sexo daquela maneira tão aberta. Mas, fora isso, tem Woody Allen, vários filmes que a gente ama e que são referências pra gente."

Ingrid Guimarães conta ainda que se surpreende com fato de, hoje em dia, não ser "reconhecida na rua" por causa de novela ou peças de teatro. Segundo ela, as pessoas que têm se aproximado mencionam, primeiro, "De pernas pro ar". "O que mais me impressiona é a quantidade diária de gente de 12 anos que fala do 'De pernas pro ar'", exemplifica. "Eu não imaginei que isso fosse atingir tantos espectadores de tantas classes diferentes de idade", prossegue. Ela se recorda, então, de um episódio no qual foi parada na praia por uma ginecologista que relatou ter recebido no consultório diversas senhoras perguntando se, nessa idade, é possível usar "brinquedos sexuais". 

Esse é, para ela, um sinal dos efeitos de "De pernas pro ar" e, talvez, indicativo de que havia espaço para o novo filme - se bem que "esse foco [a sexualidade de Alice] foi ficando para trás, porque ele naturalmente se resolveu", nas palavras da atriz. Daí, uma vez mais, a opção pela abordagem "familiar". Ao término de "De pernas pro ar 2", fica aberta a ideia de um terceiro capítulo, sucessor da comédia romântica. Na coletiva, Bruno Garcia chegou a falar: "O terceiro vai ser James Bond, um filme de ação (risos)". A brincadeira estava de acordo com as ambições do longa que estreia no dia 28 de dezembro. De acordo com a assessoria de imprensa, "De pernas pro ar 2" entra em cartaz com 700 cópias, número expressivo para o mercado nacional.

Sérgio

Nenhum comentário: