segunda-feira, dezembro 31, 2012

Helldiver "White 80"


Essé foi um kit do M&M 04 "O Último Kit de 2012". Como fato interessante, foi o primeiro que gravei inteiro em time-lapse. Em breve o vídeo completo estará aqui. Foi montado entre 24 e 30.12. Excelente kit Academy na 1/72, eu recomendo. Muito detalhado, várias opções de pintura, é realmente uma bela aquisição. Segundo os reviews que li, só não é considerado o melhor Helldiver de todas as escalas por não ter os freios de mergulho vazados. Enfim, adorei fazê-lo, foi divertido. Fiz a aeronave bem desgastada, como estavam os Helldiver's ao final da guerra. Isso dá vida ao kit. Não coloquei as bombas, pois o kit representa a aeronave parada no deck, após uma missão, com gancho estendido e baías de bombas e cabines abertas. 

O Curtiss SB2C Helldiver foi um bombardeiro de mergulho americano produzido pela Curtiss-Wright, a mesma dos P-40 (do qual ele traz uma semelhança no desenho das asas) que o criou para a Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, substituindo o "antigo" Douglas SBD Dauntless. Apesar de seu tamanho, o SB2C era muito mais rápido que o SBD. Porém, após o primeiro voo em 1940, demorou até 1943 para resolver problemas de desenvolvimento e muitos deles persistiram durante a produção, por um bom tempo, mesmo após a entrada em serviço e combate. Era chamado de "Beast" (besta) pelos pilotos, que queriam de volta seus Dauntless. Porém, a versão SB2C-4 logo fez os pilotos mudarem de opinião sobre a capacidade do Helldiver, que tornou-se o responsável pelo maior número de afundamentos de equipamentos inimigos durante a Guerra do Pacífico. Desenvolvido a partir de vários modelos precedentes, o Curtiss Helldiver SB2C-4 foi a mais produzida, com 2.045 unidades usadas no teatro de operações do Pacífico durante a Segunda Grande Guerra. Fabricado entre 1943 e 1945, no total, 7.140 Helldivers foram entregues pela Curtiss, Fairchild (SBF) e Canadian Car & Foundry (SBW), estas últimas no Canadá.

O SB2C-4 que este kit representa é uma aeronave do porta-aviões USS Shangri-La, CV-38 (Classe Essex). Tinha entre 90 e 100 aeronaves em sua esquadra de combate. Participou da campanha de Okinawa e tornou-se conhecido como "Tokyo Express" por ter sido fundamental nas missões de bombardeio da capital japonesa. A aeronave "White 80" é do Air Group 85 (VB-85), que possuía Helldiver's, Avenger's e Corsair's (também tiveram seis Hellcat's para missões de reconhecimento). Eram chamados de Sky Pirates e tinham como característica o raio em ambos os lados do estabilizador vertical e na superfície superior da asa direita. Os aviões do grupo voaram 10.233 horas em 2.274 sorridas entre Okinawa e o território do Japão em si (antes e após o fim da guerra). Destruíram 130 aviões (10 em combates) e perderam 10 aeronaves abatidas por caças ou defesas anti-aéreas. Não achei nada em especial sobre esta aeronave, apesar de ter uma foto dela pousando e "destruindo" a hélice após um pouso. A aeronave possui as famosas antenas "yagi" (ASB radar) na parte de baixo das asas.

Clique AQUI para ver fotos do kit com uma base simulando o USS Shangri-La e outras, no Hangar de Plástico. Espero que gostem! Em breve trago o vídeo completo da construção deste kit.

Sérgio

Nenhum comentário: