terça-feira, dezembro 18, 2012

Paixões do Brasileiro


Vi esta notícia ontem no G1. Acho absolutamente ridículo: futebol, cerveja, Carnaval, mulher (em quarto lugar?), churrasco, praia e cachaça... Tudo isso na frente da família. Trabalho? Só lá embaixo, em penúltimo lugar. Isso explica muita coisa. Lamentável...

Uma pesquisa realizada pelo Ibope revela que a maior paixão dos brasileiros é o futebol (77%). Em segundo lugar, aparece a cerveja (35%), seguida de carnaval (30%), mulher (22%), churrasco (20%) e praia (13%). Encomendada pela AmBev, a pesquisa entrevistou por telefone 1.969 mil pessoas, com idade acima de 18 anos, entre os dias 10 e 16 de julho, em todo o país. Os entrevistados responderam à pergunta: “Qual a maior paixão dos brasileiros?”. As respostas foram espontâneas. A pesquisa mostra ainda que a família aparece em oitavo lugar, com 9%, empatada com carro e novela. Televisão, “estar entre amigos”, samba, seleção brasileira de futebol e viajar também foram citados pelos entrevistados. Os últimos colocados no ranking das paixões são dinheiro, trabalho, música e igreja, com 1% cada.

Gênero

Embora homens e mulheres considerem futebol e cerveja como a paixão do povo brasileiro, eles divergem em alguns quesitos. Entre os entrevistados do sexo masculino, 33% apontaram a mulher como paixão nacional, contra 13% do sexo feminino.

Regiões

Segundo a pesquisa, as regiões brasileiras também influenciaram nas respostas dos entrevistados. Enquanto o carro é uma grande paixão na opinião dos brasilienses (20%), o tema é praticamente ignorado nas respostas dos nordestinos (4%). Já a praia aparece com 17% no ranking de paixões da região Nordeste, que conta com um vasto litoral, contra 12% no Centro-Oeste. Em alguns casos, a pesquisa vai contra alguns estereótipos regionais. Em São Paulo, cidade com mais de 10 mil pizzarias, o churrasco (22%) é considerado paixão nacional, muito à frente da pizza (4%) e também dos pastéis de feira (2%). O mesmo acontece em Minas Gerais, tradicional terra da cachaça. De acordo com os mineiros, a cerveja (46%) supera a bebida regional (7%)  quando se trata de paixão nacional. Para eles,  participar de "happy hour" (9%) e tomar cerveja (17%) depois do expediente são paixões.

Sérgio

Nenhum comentário: