segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Melancias quadradas


O ser humano está cada dia querendo mais. Não digo que estamos mais exigentes, mas que estamos cada dia mais insatisfeitos por procurar a felicidade em coisas que não correspondem à realidade. Nada pode mais ser normal. Tudo tem de ser especial... Tudo tem de ser diferente, exótico, único, exclusivo. O que temos de único mesmo é nossa conduta, mas essa, cada dia mais é igual a de todos, de massa. Somos levados tal e qual rebanho. Quantos abrem a boca (ou escrevem) para se expressar? Quantos passam pela vida e fazem algo que possa marcar sua passagem por ela? O Universo precisa disso. Ele precisa de você, precisa que você o veja e entenda. Não que você o modifique. A própria vida se modifica, evolui. Todavia, temo pelo ser humano, o único ser que eu conheço capaz de involuir.

Está aí nosso comportamento no Carnaval que não me deixa mentir. Vejam a primeira página do G1 e confiram. Em um País que reclama de ser visto como local de turismo sexual, metade (ou mais) das notícias é de mulheres quase sem roupa se exibindo. Mulheres que cultuam o corpo a ponto de desmaiar de fome por passar meses praticamente se automutilando, para estarem "bonitas" no Carnaval. Esse é o "padrão de beleza" e de comportamento que queremos? É essa a imagem que queremos? Outro exemplo é o BBB, que cada dia é mais promíscuo e boçal, com pessoas sem bagagem cultural alguma se esforçando para aparecer e causar, em busca de alguns minutos de fama. E a tv os tenta fazer de "heróis". 

Enfim, acho que estou cada dia mais impaciente. Interessante como o tempo e a maturidade faz isso conosco. Tenho 44 anos, idade com a qual, quando jovem, nunca me vi. A gente se percebe jovem e se imagina velhinho. Quase nunca pensa como seremos na falada "meia idade", rsrsrs Hoje, aos 44 anos, sou mais jovem que meu pai era com minha idade, faço coisas que ele, pela época, criação ou oportunidades, não fazia. Em compensação, sou igual a ele em uma coisa: olho para o passado com nostalgia e para o futuro com ceticismo. Não se trata de ser velho: acompanho a vida e o que acontece mantendo meu velho discernimento e confirmo isso na minha webradio, a Nova. Praticamente todas as músicas indicadas e as ganhadoras do Grammy nas categorias pop, rock, country e R&B estão na Nova há tempos, entre eles o Mumford & Sons que fui um dos primeiros a tocar. Igual a décadas atrás quando trabalhava em rádio e era "jovem".

Falo em ceticismo para com o futuro por não antever nele simplicidade, conteúdo, verdades, valores, sentido. Por exemplo, meu pai ouvia Chico Buarque, Milton Nascimento e não gostava de Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso ou Legião Urbana. Veja, falo de artistas que eram populares de verdade e não apenas segmentados, sejam os da época do meu pai ou os meus. Estes artistas tinham valores musicais e letras que inspiravam, como fazem até hoje. Quantas bandas de hoje trazem isso no Brasil? Fora daqui conheço diversas. Mas aqui cantam culto ao corpo, sexo, bebedeira, comportamentos egoístas e degradantes como se fossem exemplos a seguir. E nem me falem do ritmo repetitivo e com dois ou três acordes...

O que fazer para mudar eu não sei. Cada um pode fazer essa mudança em si ou em seus filhos. Eu faço, conheço muitos que seguem princípios semelhantes. Porém, a grande massa, não sabe disso, não está preparada e não vai querer. Para dar valor a algo que não seja ligado aos instintos mais primitivos do ser humano, como se alimentar, dormir e ter prazer (vulgo se reproduzir), é preciso ter uma base cultural mínima que nos falta enquanto sociedade. Assim, continuamos em busca dos limites nessa vida, em busca do impossível, do diferente, do inusitado quando poderíamos curtir o que a vida nos dá de modo natural, sem pressa, sem mudar.  

Essas melancias são só mais um exemplo e nem sei de onde foi que comecei a falar delas e escrevi tanto, rsrsrs Bom dia e curtam essa segunda de Carnaval... Posso não gostar dele, mas aproveito o feriado!

A matéria veio da BBC:

Melancia quadrada, criada no Japão, já se espalhou pelo mundo todo. Para obter esta forma, os agricultores deixam a fruta crescer dentro de caixas de vidro, o que força a melancia a ficar do formato do invólucro. Foi criada para melhorar o transporte da fruta e o armazenamento em geladeiras, porém o preço mais elevado acaba por tirar o interesse de muitos compradores.

Sérgio

Nenhum comentário: