quarta-feira, março 20, 2013

Brasilno Global Entry



Vou adorar se isso sair mesmo do papel... Brasil pode vir a fazer parte do programa de passageiros fequentes, o chamado “Global Entry”. Matéria do G1:

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse nesta terça-feira (19) que os dois países assinarão uma declaração de intenções para acelerar a implantação de um programa de pré-aprovação da entrada nos dois países de passageiros fequentes, o chamado “Global Entry”. Para esses passageiros, serão menores as exigências da burocracia migratória. Os beneficiados seriam pessoas que viajam com elevada frequência entre os dois países, especialmente empresários, e que não registram problemas nos setores de imigração e aduaneiro. Essas pessoas deverão ter visto, mas já estariam “pré-aprovadas” para entrar nos países, deixando de passar pelas filas de imigração. O processo seria feito em um quiosque automatizado dentro do aeroporto.

A Declaração de Intenções deverá ser assinada entre o governo brasileiro e a Embaixada Norte-Americana nos próximos dias, afirmou Shannon após participar do encerramento do 8º Fórum de Altos Executivos Brasil-Estados Unidos, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Na ocasião, o presidente da República em exercício, Michel Temer, pediu “ativa participação” das empresas norte-americanas nos leilões de concessões a serem realizados pelo governo brasileiro em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias. De acordo com o representante brasileiro de empresários do fórum, Josué Christino Gomes da Silva – da indústria têxtil Coteminas – EUA e Brasil iniciarão um projeto piloto em três ou quatro meses para testar o programa inicialmente com 1,5 mil pessoas de cada país. Segundo o embaixador, ainda não há uma estimativa de quantas pessoas poderão ser beneficiadas quando o programa entrar em funcionamento. “Não temos um número exato, mas, por exemplo, homens e mulheres de negócio que viajem uma vez a cada mês, uma vez a cada dois meses, e que desenvolvam a tendência de entrar e sair sem problemas”, disse Thomas Shannon.

“O ‘Global Entry’ é um sistema por meio do qual viajantes que se enquadrem em determinadas características recebem um cartão de ‘frequent flyer’ (passageiro freqüente) e, com isso, têm facilidade de entrar no pais, passando pelo controle de passaporte sem toda aquela revisão detalhada, que é feita e leva tempo”, disse Josué Christino. De acordo com o empresário, a implantação do “Global Entry” poderá facilitar, no futuro, a dispensa de visto. “Quando este fórum começou, os vistos ainda era limitados a cinco anos, hoje são de dez anos. Estamos na iminência de um ‘Global Entry’. Eu diria que está ao alcance dos olhos uma dispensa de visto, o que parecia ser bastante remota essa possibilidade cinco, seis anos atrás”, disse.

Sérgio

2 comentários:

Victor Lucas disse...

Hoje é o dia internacional do blogueiro, então aproveito para parabenizá-lo nesta data tão especial para nós, que amamos levar tudo do bom e do melhor para os leitores, não é mesmo?

Abraços,
Revolução Nerd

Sérgio Gonçalves disse...

Valeu Victor, obrigado! Nem eu sabia, rsrsrs