quarta-feira, março 27, 2013

Nú pelo mndo...


Fotógrafo norte-americano registra pessoas nuas em lugares públicos. Sessão de fotos já teve até modelo presa, contou Zach Hyman ao G1. Entre diversos trabalhos, americano também fez autorretratos nu. 

Fotografando pessoas comuns em lugares públicos, só que nuas; foi assim que começou a carreira do artista norte-americano Zach Hyman. O fotógrafo uniu a experiência em fotografia documental com a vontade de fazer "um trabalho mais excitante e com mais adrenalina". O resultado foi uma série de belas imagens que circularam na internet nos últimos anos. "Eu queria criar um 'momento inegável' em que o público estivesse envolvido", contou em entrevista ao G1.  "Frequentando o Met (Museu metropolitano de arte) em Nova York eu achei engraçado e interessante aquelas estátuas nuas rodeadas por uma multidão de pessoas sem envolvimento algum com elas." A partir desta observação, Zach pensou que seria divertido ver a reação do público a uma pessoa real nua em um ambiente público como o museu. Foi assim que aconteceu um dos momentos "mais irritantes e constrangedores" em seu trabalho, segundo o artista. Durante a sessão de fotos de uma mulher nua dentro do Met em Nova York, a polícia prendeu a modelo, que estava sem roupas na sala de armas e armaduras do museu.

Depois das primeiras imagens, em que usou modelos voluntários, Zach voltou a câmera para si. Em uma viagem à Índia, o artista se sentiu inspirado pelos lugares que visitava. Mas, ao mesmo tempo, encontrava dificuldade em achar modelos para suas imagens. Foi então que decidiu iniciar os autorretratos nu. Essa série de autorretratos faz referência a um mundo de sonhos do próprio fotógrafo. "Eu sempre fui consciente e muito interessado em meus sonhos e meu subconsciente. Quase como uma realidade. Descobri que, em meus momentos de frustração e falta de inspiração, eu sonho com a morte, silêncio e lugares cavernosos. Em vez de ficar frustrado com esses aparentemente 'baixos' períodos de criação, eu tento usá-los no meu trabalho", resume Zach Hyman. Após o sucesso de seus retratos nus e autorretratos em todo o mundo, o artista começou a experimentar novos meios e processos desde 2011. Parte de sua produção pode ser vista em seu site.

Sérgio

Nenhum comentário: