sexta-feira, junho 14, 2013

Brincando com fogo...


Estou longe, mas tive emoções conflitantes quando vejo o povo na rua no Rio e SP esta semana. Por um lado, fiquei feliz de ver o Brasil dar mostras que pode acordar. Por outra, me pergunto se é um movimento legítimo ou não, no seu cerne, e ainda não encontre a resposta.

Esses movimentos em São Paulo, Rio e pelo Brasil, contém elementos preocupantes. Para mim há algo por trás disso que não está claro. São movimentos orquestrados que não se originaram num simples reajuste, subsidiado, diga-se, de ônibus, dado por uma prefeitura petista. Tenho minhas suspeitas, mas não quero falar ainda, mas acredito que uma parte, inicial, do movimento, teve motivações menos nobres com origem na esquerda. Andam jogando com movimentos sociais no Brasil e é fácil perder a mão deles, como no caso dos índios, do MST. Porém, o movimento realmente agora sozinho cresce por encontrar eco em um povo indignado, e com motivos de sobra para isso. Caldo de cultura muito perigoso!

Não me entendam mal: apoio que o povo acorde, apoio que enxerguem a realidade. Não apoio que criem factoides políticos e usem uma indignação real e justa de pessoas de bem para fins de manutenção do interesse de alguns. Também não apoio escalada de polícia ou de manifestantes. Há limites e as duas partes o extrapolaram. Quem fez isso primeiro é fato superado. O Estado sempre vai ser taxado de culpado, mesmo quando se sabe que reagiria desta forma. A pergunta a fazer é: a quem interessa isso? É com este tipo de situação que vamos para as eleições de 2014? 

Enfim, bom dia!

Sérgio

Nenhum comentário: