sábado, março 22, 2008

GB2 - Cargueiros Civis




Pessoal,

Começou mais um Build Group do Aviation Dream. Desta vez serão aeronaves de carga pertencentes a empresas comerciais. A final deste GB acontecerá em agosto. Já estou iniciando o processo de levantamento de informação das três aeronaves que farei. A primeira (imagem de cima) é um Airbus A300-600ST (Special Transporter) usado pela Airbus Industries para movimentar partes de fuselagem de aeronaves menores (Airbus A318/319/320 e 321) pelas suas fábricas na Europa. O avião é chamado de Beluga (uma esécia de baleia) e cinco unidades foram construídas. Meu kit será a aeronave 2, na pintura atual do consórcio europeu. Meu segundo kit será um Boeing 727-100F da empresa africana Air Gemini. A pintura foi baseada na existente nos primeiros aviões, comprados da brasileira Itapemirim. Não existem decais para este avião, terei de pintar tudo, incluindo os elefantes... Um bom desafio! Já o último será um Boeing 727-200F da Total, que atualmente voa em nosso país. Aos poucos postarei fotos do trabalho. 

Abraços e bom feriado!

Sérgio

terça-feira, março 18, 2008

iPod no espaço!!!


Senhores passageiros,

Não, não quebrei meu iPod!!! Não foi ele que foi para o espaço... Acabo de ver esta foto da nave Endeavour e ela está no espaço neste exato momento. E nele, um iPod com músicas para os astronautas!!! Como é legal ver a música unindo a terra e o espaço. É o mesmo iPod que usamos aqui, com uma única conversão pela NASA: os iPods dos atronautas usam pilhas AAA, para que não precisem ser recarregados e gastem a preciosa energia da nave. No mais, igual aos nossos. Veja a imagem de cima. Foi flagrado na inspeção de fotos em alta-resolução que hoje se tira das naves para evitar acidentes como o da Columbia. E viva a Apple!!!

Abraços,

Sérgio

segunda-feira, março 17, 2008

U2 - Kite



Pessoal,

Estava conversando com uma pessoa hoje e falamos sobre viver a vida ou deixar que ela passe por cima da gente. Sempre vivi achando que não posso passar pela vida sendo consumido por ela. Ao contrário, sou eu quem vivo a vida!!! Enquanto estiver aqui... Mais ou menos com na música Kite, do U2. Conhecem? É linda... Ele tocou para o pai no show de Boston, que tinha morrido poucos dias antes. O vídeo no YouTube está acima. A letra tem uma parte que diz:

Something is about to give
I can feel it coming
I think I know what it is
I'm not afraid to die
I'm not afraid to live
And when I'm flat on my back
I hope to feel like I did

O que isso quer dizer? Em uma tradução livre, diz:

Algo está próximo de acontecer
Eu posso sentir sua chegada
Eu acho que eu sei o que é
Eu não tenho medo de morrer
Eu não tenho medo de viver
E quando eu me for
Eu espero que eu sinta como se eu tivesse (vivido)

Assim, espero ser uma pessoa que faz diferença na vida, para quem está ao meu lado e mesmo para quem jamais vou conhecer, apenas por uma coisa: vivi intensamente, mas não vivi só para mim. As pessoas passam. Eu passarei. Mas os atos ficaram. O bem que se fez fica. E isso é só o que se leva!!! Vivam a vida!!! Agradeço por tê-los perto de mim!!!

Abraços,

Sérgio

domingo, março 16, 2008

737-300 WP - Os Simpsons


Senhores passageiros,

Por último, a foto do meu kit. Dá para ter uma noção de como é legal esta pintura. Alguns posts anteriores aqui no Blog mostram o processo de construção e a foto do original. Este avião não voa mais com esta pintura há 10 anos. Aliás, a Western Pacific Airlines nem existe mais. Esta empresa começou a voar em abril 1995 (iniciando com oito Boeing's 737-300's) e cessou suas operações em fevereiro de 1998, operando com base na cidade de Colorado Springs. Era uma empresa especializada em logojets, ou seja, aviões pintados em esquemas promocionais de outras empresas. Deles, o mais famoso foi este, dos Simpsons, pintado em setembro de 1995 para promover o seriado e o episódio "Who shot Mr. Burns?"(Quem atirou no Sr. Burns?). Todos os envolvidos na série, incluindo o criador Matt Groening estiveram presentes na cerimônia de lançamento do avião e até mesmo os personagens (pessoas vestidas com as roupas e máscaras). Adoro os Simpsons. Acompanho todas as temporadas... Sabia que eles tem uma estrela na calçada da fama em Hollywood? Um clássico!!! 

Como sempre, um avião histórico!!! Faz parte da série desenhos animados que faço para a Stella. Este é o segundo. O primeiro foi um Boeing 737-400 da Alaska Airlines com os personagens Disney convidando para visitar a Disneylândia. Na fila estão um Boeing 737-200 da Delta Air Lines das Power Puff Girls (pois a sede da Cartoon Networks fica em Atlanta, também sede da sede da Delta), um Boeing 747-400 da Japan Air Lines (JAL) com com os personagens Disney comemorando o aniversário de criação do Mickey (em desenhos com traços mais clássicos, do início dos personagens) e um Boeing 767-300 também da JAL com os Pokemons. Todos são aviões reais transformados em obras-primas de marketing. 

Abraços, bom domingo!!!

Sérgio Gonçalves

PS: Agradeço ao meu amigo Jules Mirza, que me cedeu os decais para este kit, esgotados no mundo todo. O Jules é um cara que mora em Ontario, no Canadá e me mandou os decais há um ano, sem cobrar nada, só para ajudar um colega de hobby. Ainda tem gente assim no mundo e isso me anima.

Os três kits premiados


Senhoras e senhores, 

Esta foto mostra os três kits premiados: O amarelo, um Boeing 737 modelo 300 da companhia norte-americana Western Pacific, na pintura promocional dos Simpsons, montado por mim, Sérgio Ricardo (obrigado!!!). O segundo (na foto) é um Boeing 737-300 da brasileira Varig, tem a pintura de comemoração de 75 anos da empresa e foi montado pelo Glenn Peach. Já o terceiro é um Boeing 737-300F, ou seja, cargueiro (Freighter - F) da empresa TNT, operado na Bélgica. O modelo foi modificado e montado por Rafael Benassi. Por modificado entenda-se a abertura de  portas e a criação de interior cargueiro. Foi muito legal participar deste GB e também a festa de finalização. A Stella, minha filha, com seus 5 anos, foi a única mulher presente. Ela se divertiu muito, nem tanto com os aviões, mas com um DVD portátil e um monte de desenhos do Scooby-Doo!!! Papai prevenido, rsrsrs. Abaixo, o link do álbum de fotos do evento, completo com detalhes de todos os kits.


Abraços,

Sérgio

Aviation Dream - GB 737

Pessoal,

Vejam os kits do Primeiro Grupo de Montagem do Aviation Dream. Foi um dia muito legal. Na realidade, houveram mais participantes, incluindo kits montados nos EUA e por todo o Brasil, mas que por razões diversas, não estiveram presentes na final em São Paulo. Estes foram os aviões presentes e entre eles foram escolhidos três. Não houve primeiro, segundo ou terceiro colocados. Somente a escolha de três para serem premiados. A próxima foto será dos três escolhidos.

Abraços,

Sérgio

sábado, março 15, 2008

É hoje!!!

Senhores passageiros,

Hoje é o dia!!! A final do Primeiro Grupo de Montagem do Aviation Dream, um grupo de plastimodelismo do qual participo. A final é em SP e o meu concorrente é um Boeing 737 da Western Pacific com a pintura dos Simpsons, como vista acima, no avião real, em 1996. Amanhã trarei fotos e conto como foi. Agora, hora de ir até SP, eu e a Stella, nessa chuva... Bom sábado para todos nós!!!

Abraços,

Sérgio

quinta-feira, março 13, 2008

Bolsa Ditadura! Que vergonha!!!

Pessoal,

Difícil colocar assuntos como este em discussão. Mas, não posso me calar. Nosso país possui um sério caso de miopia cultural e política. A falta de educação e cultura é um dos nossos maiores problemas e vai continuar a sê-lo, pois prefere-se papos mais amenos, piadas e cervejas, futebol e novela, qualquer coisa que não uma discussão sobre política ou história. E, assim, não construiremos uma sociedade pensante e quem não pensa elege qualquer um. Mesmo!!! Não bastasse nosso presidente (sim, com letra minúscula mesmo) insistir em fazer apologia da sua ignorância (não estudei e me dei bem, esse é o discurso), ainda nos envergonha com suas aparições em situações vexatórias, como a foto de capa do jornal Folha de São Paulo de ontem, passando debaixo de uma cerca e rolando no chão, gordo, suado, de cara vermelha!!!

O que me deixa mais desapontado é que além disso, inverteram os padrões de moral completamente. Recentemente foi divulgada uma pesquisa demonstrando que a corrupção é encarada como fato natural e aceitável pela maioria dos brasileiros com menor cultura e poder aquisitivo. Ou seja, exatamente a parcela que vota no cidadão e seus comparsas.

Ontem, um editorial de Elio Gaspari na Folha de São Paulo me trouxe um fato que passa despecebido para quase todas as pessoas: a farra das indenizações aos "perseguidos" pelo regime militar. O próprio Lula é um anistiado, que recebe pensão de mais de sete mil reais!!! O PT, em sua administração federal, está primando por indenizar todos os seguidores de movimentos de esquerda brasileiros de todos os tempos, os mesmos que idolatravam Stalin e ainda saudam Fidel Castro como estadista, apesar deste ser apenas um ditador enfraquecido, mas ainda sanguinário. O fato é que terroristas (sim), gente que explodiu bombas no Brasil ao tentar fazer daqui uma nova Cuba, estão sendo agraciados com pensões e indenizações maiores do que as vítimas inocentes dos seus atos.

Leiam a matéria abaixo e expressem sua indignação. O Brasil só vai deixar de ser um país assim quando houver cultura em todos os níveis e lugares. Não se resolve esta questão apenas com escola para as crianças. Não temos tempo de esperá-las crescer... Precisamos educar a nós e aos que estão ao nosso lado. Conheço países evoluídos e sei como é a vida neles. E não falo isso apenas financeiramente. A Cidadania passa longe do brasileiro em todas as suas nuances. Não respeitamos limites de velocidade, faixas de pedrestre, leis, idade, cabelos brancos, minorias e nem mesmo regras de moral. Aliás, que moral temos?

Façam sua parte. Continuarei a fazer a minha... Quero um país melhor não apenas para minha filha, mas para mim e meus amigos. Quero hoje, quero agora. Já!!!

Texto de Elio Gaspari na Folha de São PAulo de 12.03.2008

Daqui a oito dias completam-se 40 anos de um episódio pouco lembrado e injustamente inconcluso. À primeira hora de 20 de março de 1968, o jovem Orlando Lovecchio Filho, de 22 anos, deixou seu carro numa garagem da avenida Paulista e tomou o caminho de casa. Uma explosão arrebentou-lhe a perna esquerda. Pegara a sobra de um atentado contra o consulado americano, praticado por terroristas da Vanguarda Popular Revolucionária. (Nem todos os militantes da VPR podem ser chamados de terroristas, mas quem punha bomba em lugar público, terrorista era.)

Lovecchio teve a perna amputada abaixo do joelho e a carreira de piloto comercial destruída. O atentado foi conduzido por Diógenes Carvalho Oliveira e pelos arquitetos Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, além de Dulce Maia e uma pessoa que não foi identificada.

A bomba do consulado americano explodiu oito dias antes do assassinato de Edson Luís de Lima Souto no restaurante do Calabouço, no Rio de Janeiro, e nove meses antes da imposição ao país do Ato Institucional nº 5. Essas referências cronológicas desamparam a teoria segundo a qual o AI-5 provocou o surgimento da esquerda armada. Até onde é possível fazer afirmações desse tipo, pode-se dizer que sem o AI-5 certamente continuaria a haver terrorismo e sem terrorismo certamente teria havido o AI-5.

O caso de Lovecchio tem outra dimensão. Passados 40 anos, ele recebe da Viúva uma pensão especial de R$ 571 mensais. Nada a ver com o Bolsa Ditadura. Para não estimular o gênero coitadinho, é bom registrar que ele reorganizou sua vida, caminha com uma prótese, é corretor e imóveis e mora em Santos com a mãe e um filho. A vítima da bomba não teve direito ao Bolsa Ditadura, mas o bombista Diógenes teve. No dia 24 de janeiro passado, o governo concedeu-lhe uma aposentadoria de R$ 1.627 mensais, reconhecendo ainda uma dívida de R$ 400 mil de pagamentos atrasados.

Em 1968, com mestrado cubano em explosivos, Diógenes atacou dois quartéis, participou de quatro assaltos, três atentados a bomba e uma execução. Em menos de um ano, esteve na cena de três mortes, entre as quais a do capitão americano Charles Chandler, abatido quando saía de casa. Tudo isso antes do AI-5. Diógenes foi preso em março de 1969 e um ano depois foi trocado pelo cônsul japonês, seqüestrado em São Paulo. Durante o tempo em que esteve preso, ele foi torturado pelos militares que comandavam a repressão política. Por isso foi uma vítima da ditadura, com direito a ser indenizado pelo que sofreu. Daí a atribuir suas malfeitorias a uma luta pela democracia iria enorme distância. O que ele queria era outra ditadura. Andou por Cuba, Chile, China e Coréia do Norte. Voltou ao Brasil com a anistia e tornou-se o "Diógenes do PT". Apanhado num contubérnio do grão-petismo gaúcho com o jogo do bicho, deixou o partido em 2002.

Lovecchio, que ficou sem a perna, recebe um terço do que é pago ao cidadão que organizou a explosão que o mutilou. (Um projeto que re- vê o valor de sua pensão, de iniciativa da ex-deputada petista Mariângela Duarte, está adormecido na Câmara.) Em 1968, antes do AI-5, morreram sete pessoas pela mão do terrorismo de esquerda. Há algo de errado na aritmética das indenizações e na álgebra que faz de Diógenes uma vítima e de Lovecchio um estorvo. Afinal, os terroristas também sonham.

Abraços,

Sérgio

A380 - Cabine 360º

Oi...

Hoje uma coisa diferente e nova: que tal visitar a cabine de um Airbus A380, o maior avião comercial da atualidade? Pois no link que trago abaixo, você poderá se sentir dentro de uma cabine ultramoderna, em uma sensacional animação 360º que lhe permite ver tudo do ângulo que desejar. Vale a pena a visita ao link. Outra coisa: depois visitem o site do autor, Gilles Vidal, ele tem mais fotos panorâmicas. As de Veneza são sensacionais!!!

Link: Airbus A380 - Virtual Cockpit

Abraços,

Sérgio

quarta-feira, março 12, 2008

Os Simpsons...

Pessoal,

Neste sábado tem um concurso em SP de plastimodelismo envolvendo a construção de um modelo específico de avião, o Boeing 737. Estou inscrito e nele levarei meu Boeing 737-301, prefixo N949WP, da Western Pacific. Este avião voou com a pintura no esquema 'Simpsons' para publicidade da série de desenho animado da Fox em 1996. O kit é um Minicraft, na escala 1/144 e os decais são Daco. Veja o mundo: o kit é fabricado na China, o decal foi fabricado na Bélgica, mas foi enviado para mim de um amigo no Canadá (pois está esgotado no mundo todo), montei ele no Brasil, representando uma empresa dos EUA. É um hobby globalizado, rsrsrsr Muito legal... Ainda está em construção, termino-o até sexta-feira.

Abraços,

Sérgio

terça-feira, março 11, 2008

The "Pole Cat"

Pessoal,

Conheçam o Pole Cat... Esse é o mais novo membro da turma. É um avião histórico, como eu gosto: foi o primeiro avião a voar ao redor do mundo pelos dois Pólos, foi o primeiro avião a voar o Pólo Sul e nesta viagem, conquistou o recorde de velocidade ao redor do mundo e o recorde de velocidade em vôos entre os Pólos. Tudo isso em uma mesma viagem entre os dias 14 e 17 de novembro de 1965. O vôo durou 51 horas e 27 minutos, sob o comando do piloto Fred Austin e com 39 convidados e cientistas a bordo. Era um Boeing 707-320G da empresa Flying Tiger Line, formada por pilotos veteranos da 2ª Guerra no Pacífico, onde combateram os japoneses no famoso esquadrão Tigres Voadores (daí o nome da empresa). Ah, outra curiosidade: o vôo, que se iniciou em Palm Springs na Califónia, passou por cima do Brasil, ao vir do Pólo Sul. O kit é um Revell na escala 1/144. Comecei este kit em 1988 e nunca tinha terminado. Na semana passada, dei com a história do Pole Cat e resolvi que seria esse o destino do kit: uma homenagem a este vôo histórico, 43 anos atrás. Esse é o legal no plastimodelismo: hobby, história, cultura, tudo em um único objeto! Espero que gostem.

Abraços,

Sérgio

sábado, março 08, 2008

Dia Internacional da Mulher


Song lyrics | Her Eyes lyrics

Olá,

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Poucos sabem, mas a idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, porém em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua sendo, até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.


Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido e depois definido em 08 de março.


Assim, é um dia que marca conquistas, perdas, lutas e a coroação de um processo de afirmação, não apenas como um gênero humano, mas, principalmente, como seres humanos. Hoje, dia 08 de março de 2008, comemora-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher. Neste dia de comemoração, por todo o mundo, mulheres trabalham, estudam, namoram, cuidam de filhos, de pais, de amigos, namorados, maridos e de si mesmas. Porém, fazem isso TODOS OS DIAS! Espero que os homens, entre os quais me incluo, tenham esta percepção e entendam o dia de hoje como um dia de reflexão, mas todos os demais 364 dias de um ano (365 nesse, é verdade!) como os verdadeiros dias de celebração à condição feminina das mulheres que estão em sua vida.


Sou privilegiado: tive uma mulher maravilhosa como mãe (que saudade!), tenho outra como irmã, mulheres maravilhosas me mostraram o amor em todas as suas formas. Divido meu dia de trabalho com quatro mulheres também maravilhosas e Deus me permitiu não apenas a alegria de ser pai, mas de ser pai de uma mulher, como sempre sonhei. Tenho a minha Stella como meu maior tesouro. Espero ajudá-la a crescer como ser humano, livre, pensante, saudável em todas as formas. Ainda que tenha o ciúme normal de um pai, a quero mulher e realizada no amor e em todas as nuances de sua feminilidade, ao devido tempo. Tenho todo o orgulho e a honra de ser pai de uma mulher e espero sempre sê-lo com dignidade. 


Acima trago um vídeo e a letra completa de uma das músicas atuais que mais gosto. O cantor é Pat Monaham, ex-vocalista da banda Train. A música se chama Her Eyes. A letra é realmente uma homenagem à natureza das mulheres e por isso é a nossa música do dia. Aceitar a natureza diferenciada das mulheres é, para nós homens, um desafio que poucos aceitam, entendem e vencem. Destaco uma parte que diz tudo: "And sometimes I think she's truly crazy... And I love it" ou seja: "As vezes eu acho que ela é mesmo louca... E eu a amo por isso!".


Feliz Dia Internacional das Mulheres. Vocês merecem!


Abraços,


Sérgio

quinta-feira, março 06, 2008

Nunca é tarde para ser o que você poderia ter sido!

Pessoal,

Não sei se sou só eu, mas às vezes me pego, sem razão especial, descobrindo algumas verdades de vida em pequenas coisas do dia-a-dia. Ontem, parado no sinal e ouvindo a Nova FM no meu carro (lógico), reparei na letra da música Just Another Day do Jon Secada. Não é uma música nova. Ao contrário: ela é de 1992. Toquei muuuitas vezes esta música na Top Radio 93 FM quando ela saiu. O disco do Jon Secada com ela vendeu 6 milhões de cópias naquele ano. Aliás, se vc não conhece, não lembra ou só não tem a música, visite o blog do meu amigo Dj Pault, que eu já indiquei aqui. Ele é um DJ de Atlanta (EUA) e sempre coloca grandes músicas no blog Burning the Ground para download.

Enfim, agora que já falei do Jon Secada e dei a dica de como pegar a música, vou ao pedaço da letra que me marcou: "I, I don't wanna say it. I don't wanna find another way. Make it trough the day without you. I, I can't resist. Trying to find exactly what I miss. It's just another day without you". Em português: "Eu, eu não quero dizer. Eu não quero achar outra maneira de suportar o dia sem você. Eu, eu não consigo resistir. Tentando descobrir exatamente o que eu perdi. É apenas um outro dia sem você".

Incrível como uma pequena frase faz diferença na cabeça da gente. E é sempre isso que acabamos buscando: um jeito de ter de volta o que perdemos. Pode ser em uma amizade, num relacionamento ou mesmo no trabalho. O bom é que a gente sempre pode mudar, não é? Nunca é tarde para ser o que você poderia ter sido!

Abraços,

Sérgio

domingo, março 02, 2008

FWB Kart GP

Pessoal,

A diversão de hoje foi correr de Kart em SJC com o pessoal da First Wave Brasil. Nove pilotos e muita diversão. Depois de problemas na qualificação com minha "Ferrari", saí na terceira posição, mas na corrida tudo deu certo. Primeiro lugar garantido e mais uma manchete positiva, rsrsrsrs.

Fotos da corrida no endereço: http://gallery.mac.com/sergiormg

Abraços,

Sérgio

sábado, março 01, 2008

Apple Web Album

Pessoal,

Convido meus amigos a conhecer meu álbum de fotos, agora online com a qualidade Apple. Anotem o endereço:  http://gallery.mac.com/sergiormg

Espero que gostem. Abraços,

Sérgio