Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Poucos sabem, mas a idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, porém em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua sendo, até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido e depois definido em 08 de março.
Assim, é um dia que marca conquistas, perdas, lutas e a coroação de um processo de afirmação, não apenas como um gênero humano, mas, principalmente, como seres humanos. Hoje, dia 08 de março de 2008, comemora-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher. Neste dia de comemoração, por todo o mundo, mulheres trabalham, estudam, namoram, cuidam de filhos, de pais, de amigos, namorados, maridos e de si mesmas. Porém, fazem isso TODOS OS DIAS! Espero que os homens, entre os quais me incluo, tenham esta percepção e entendam o dia de hoje como um dia de reflexão, mas todos os demais 364 dias de um ano (365 nesse, é verdade!) como os verdadeiros dias de celebração à condição feminina das mulheres que estão em sua vida.
Sou privilegiado: tive uma mulher maravilhosa como mãe (que saudade!), tenho outra como irmã, mulheres maravilhosas me mostraram o amor em todas as suas formas. Divido meu dia de trabalho com quatro mulheres também maravilhosas e Deus me permitiu não apenas a alegria de ser pai, mas de ser pai de uma mulher, como sempre sonhei. Tenho a minha Stella como meu maior tesouro. Espero ajudá-la a crescer como ser humano, livre, pensante, saudável em todas as formas. Ainda que tenha o ciúme normal de um pai, a quero mulher e realizada no amor e em todas as nuances de sua feminilidade, ao devido tempo. Tenho todo o orgulho e a honra de ser pai de uma mulher e espero sempre sê-lo com dignidade.
Acima trago um vídeo e a letra completa de uma das músicas atuais que mais gosto. O cantor é Pat Monaham, ex-vocalista da banda Train. A música se chama Her Eyes. A letra é realmente uma homenagem à natureza das mulheres e por isso é a nossa música do dia. Aceitar a natureza diferenciada das mulheres é, para nós homens, um desafio que poucos aceitam, entendem e vencem. Destaco uma parte que diz tudo: "And sometimes I think she's truly crazy... And I love it" ou seja: "As vezes eu acho que ela é mesmo louca... E eu a amo por isso!".
Feliz Dia Internacional das Mulheres. Vocês merecem!
Abraços,
Sérgio
Um comentário:
Anônimo
disse...
Oi Sérgio, Agradeço a lembrança! Ser mulher realmente é uma benção... E conhecer e conviver com mulheres especiais como sua mãe (pensei tanto na mãezinha essa semana!) e como nossa filha Stella, é um presente de Deus (e seu!!!). Só tenho a agradecer! Quanto à música, tem uma versão mix (by DJ NY) que começa assim: "I don't care cuz all I wanna do, Is cash my check and drive right home to you, Cuz baby all my life I will be driving home to you..." and then... "Her eyes, that's where I go When I go home..."
Um comentário:
Oi Sérgio,
Agradeço a lembrança!
Ser mulher realmente é uma benção...
E conhecer e conviver com mulheres especiais como sua mãe (pensei tanto na mãezinha essa semana!) e como nossa filha Stella, é um presente de Deus (e seu!!!).
Só tenho a agradecer!
Quanto à música, tem uma versão mix (by DJ NY) que começa assim:
"I don't care cuz all I wanna do,
Is cash my check and drive right home to you,
Cuz baby all my life I will be driving home to you..."
and then...
"Her eyes, that's where I go
When I go home..."
rsrsrs
Bjs.
Postar um comentário