quinta-feira, maio 13, 2010

Por que preciso de você?

Sabe...

Muitas vezes me pergunto por que preciso de você... Bom, pra dizer a verdade, não preciso de você!!! E nem você de mim... Aliás, ninguém deve precisar de ninguém. Sei me cuidar, sou grandinho (beeeeeem grandinho). Sei trabalhar, me sustento. Sei não ficar doente, é raro cair de cama. Sei me divertir, sei me virar, sei cozinhar, sei limpar a casa. Sei dirigir, sei fazer compras, sei poupar, sei gastar. Sei conversar, sei ler, sei escolher filmes, sei parar e ver o pôr do sol.

Então porque sinto sua falta??? Para nada!!! E isso é muito, ao invés do que se possa pensar. A gente adora não fazer nada. E com quem se gosta, melhor ainda. O nada não é ruim... É muuuito bom. Lembra daquelas tardes preguiçosas onde você se deita no sofá ou no tapete e fica ali, num clima de quase êxtase por estar de bem com a vida? Se alguém te liga e pergunta o que está fazendo, é comum que a gente responda: nada. E esse não é um nada muito bom? Pois é... O nada é uma necessidade na vida. Se estamos estressados a gente não fala que quer chegar em casa e não pensar em nada??? Então... A gente quer paz... Muitas vezes o nada significa isso: bem estar e paz de espírito. Por isso digo: não preciso de você para nada... Esse nada.

Um nada cheio de significados. Que não pede, não exige, não custa, não se pode perder, tomar ou dar, exceto viver. Não preciso de você para nada. Penso que em se tratando de sentimentos, para que ele seja completo a gente tem de unir três coisas: uma que se explica, uma que não se explica e uma que se sente. A que se explica está ligada a admiração. Falo de mim, sou incapaz de amar quem não admiro. Logo, sim, amar também está ligado à razão, pode e muitas vezes é uma decisão de vida. A que não se explica está ligada aquela fagulha que brilha no olhar, que em um relance, um momento, nos mostra: nossa, é ela (ou ele)... Não se explica. Se sente... E, unindo os dois primeiros ingredientes, o que se explica e o que não se explica, nasce o amor, um sentimento de verdade que exige proximidade, amizade, intimidade, cumplicidade. Que continua precisando ser regado a vida toda, mantendo-se vivos a admiração, o sentimento e o encanto.

Mas isso tudo, não pode ser motivo para se ter alguém do lado. O verdadeiro motivo tem de ser gostar da não fazer nada ao lado de alguém que nos é tudo. Daí, toda vez que penso para que preciso de você, respondo: para nada!!! E isso é tudo na vida. É bom querer alguém sem explicar motivos lógicos, sem interesses... Tenho uma amiga-irmã que me diz: "quando você fala que conheceu alguém e me dá a ficha-técnica dela, com as qualidades todas, sei que não é sentimento." E ela tem razão. Quando a gente gosta, não precisa ter ou dar motivos. É um tudo e um nada ao mesmo tempo que se traduz em uma frase: eu gosto dela!!!

Preferiria mil vezes você do meu lado para não fazer nada comigo do que viver dias e dias com a constante presença da sua ausência...

Sérgio

Nenhum comentário: