terça-feira, maio 25, 2010

Tam Vintage

Pessoal,

Uma ação emocionante e inédita no setor da aviação Brasileira vai reviver o passado e resgatar a história da TAM. É o projeto Vintage, que adaptou duas aeronaves A319 em todos os detalhes, caracterizando-as como se fossem antigas. O Vintage está inserido em um projeto maior: a reabertura do Museu TAM, em 13 de junho. O maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea foi criado a partir do sonho dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro. Hoje, reúne o maior acervo de aviação da América Latina. No museu está retratada também a nossa história, com a exposição de aeronaves, uniformes e documentos que mostram como nossa companhia foi construída e contam a vida do fundador. “O Museu TAM é uma forma de resgatar o passado — não só o da companhia, mas da aviação. Desde o início, o tapete vermelho, a presença do comandante na porta da aeronave, a bala de boas-vindas a bordo, o sorriso dos funcionários e o respeito ao passageiro construíram a marca da TAM. “A simplicidade do ato de servir está em nossa essência e deve orientar nossa forma de pensar, agir e nos relacionar. Estamos reforçando nossa cultura com o projeto Vintage, e nosso passageiro vai poder experimentar isso”, diz Manoela.

Um dos aviões do projeto Vintage, que remete à década de 70 e tem layout de quando a TAM era uma companhia aérea regional, a A319 prefixo PR-MBW (visto na foto acima) já está operando no trecho São Paulo-Rio-São Paulo. Já o outro, com pintura da década de 90 – momento que marca o início da expansão da empresa –, entra em operação na mesma rota a partir de 31 de maio (a próxima segunda-feira). Os voos ficarão em operação pelo menos por um ano. O dia a dia deles estará ligado ao Museu, com a divulgação de informações sobre as suas atrações e outras iniciativas. As aeronaves do projeto trazem muitas surpresas para o passageiro. Do lado externo, está a pintura retrô. Internamente, o cliente vai encontrar produtos e serviços com estilo antigo. Um intenso trabalho de pesquisa ajudou a trazer as mesmas características de décadas atrás para vários itens, como carpetes, cortinas, forração das poltronas, figurino da época, serviço de bordo, entre outros.

Além disso, a edição de junho da revista de bordo é especial e traz anúncios antigos e um editorial caracterizado de acordo com o projeto. Anúncios antigos também estarão presentes em edições especiais do jornal de bordo, o Primeira Chamada. E o vídeo de segurança foi feito especialmente para o Vintage, com atores com roupas, maquiagem e acessórios antigos, além de um locutor com entonação de voz típica dos anos 70 e da qualidade de imagem, que lembra os filmes dessa época. O passageiro que embarcar em uma dessas aeronaves terá a refeição servida nas antigas maletas descartáveis da década de 70. As comissárias usarão penteados e uniformes do período, com saia vermelha folgada e abaixo do joelho. Comandantes e copilotos também estarão devidamente vestidos como no passado: de quepe branco e paletó com botões dourados.

Para o lançamento do projeto, houve atores com roupas dos anos 70 no check-in de Congonhas e de Santos Dumont. Parabéns TAM, pela iniciativa, comum no exterior, mas não no Brasil!!!

Sérgio

Nenhum comentário: