sexta-feira, outubro 29, 2010

Rodeio de Gordas


Pessoal,

Que orgulho da nossa juventude, dos nossos universitários. Ontem falei da beleza que é a performance chamada "Bundão", vejam abaixo... Hoje a peripécia é outra: o Rodeio de Gordas!!! Olha que meigo: no "rodeio das gordas", alunos se aproximavam das garotas fazendo perguntas, como se fossem paquerá-las. Depois, agarravam as garotas, de preferência obesas, e tentavam ficar sobre elas o máximo de tempo possível, como se estivessem em um rodeio. Ao menos 50 estudantes teriam participado. O caso veio à tona em reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nota à imprensa nesta quinta-feira (28) em que descarta a possibilidade de punições sumárias a estudantes suspeitos de terem participado de agressões a alunas obesas durante os jogos universitários da instituição em Araraquara, entre 9 e 12 de outubro.

É exatamente isso que precisavam fazer para acabar com este tipo de atitude absurda. Parabéns Unesp!!!

No texto, a Unesp disse que oficializará a instauração de processo disciplinar ainda nesta semana, com auxílio da assessoria jurídica da reitoria. Em Assis (SP), um grupo de estudantes protestou com cartazes nesta quinta-feira durante reunião da congregação da universidade sobre o caso. Os alunos mostravam indigação com a atitude preconceituosa dos colegas. Dentro do prédio principal, diretores, professores e funcionários se reuniram para decidir se seria instaurado processo disciplinar. Três estudantes puderam acompanhar as discussões. 

Os agressores usariam ainda uma comunidade no Orkut para incentivar que os estudantes cronometrassem o tempo que mantinham a garota presa e para sugerir premiações para quem ficasse mais tempo sobre a menina. Há relatos de que os estudantes gritavam, dizendo "pula, gorda bandida". Veja nota da Unesp na íntegra:

“1. No dia 26 deste mês, a Reitoria divulgou por meio de nota à imprensa que a Diretoria da Faculdade de Ciências e Letras, do Câmpus de Assis da Unesp, decidiu instaurar processo disciplinar para tomar as medidas cabíveis em relação a fatos atribuídos a membros de seu corpo discente em jogos organizados por entidades estudantis, e que a medida será oficializada já nesta semana, com a colaboração da Assessoria Jurídica da Reitoria.

2. A referida nota esclareceu também que, independentemente de a Unesp repudiar práticas de desrespeito por parte de membros de sua comunidade, a Administração não pode agir senão de acordo com os imperativos da lei e do Estatuto da Universidade. Isso implica que seriam ilegais quaisquer medidas correcionais da Administração que não assegurassem o direito de defesa dos envolvidos nem a necessária formalização de atos administrativos. Desse modo, a Universidade não pode proceder por meio de atos sumários em casos de acusações contra docentes, servidores técnico-administativos e alunos.

3. Em vista da gravidade e da ampla repercussão do caso em pauta, são compreensíveis manifestações individuais, coletivas e até mesmo institucionais de repúdio aos fatos em questão. No entanto, devido à falta de compreensão de que a Administração é obrigada a proceder unicamente de acordo com as normas do Estado de Direito, surgiram reivindicações dentro e fora da comunidade unespiana por punições sumárias contra alunos envolvidos no caso.

4. Longe de contribuir para as medidas cabíveis, algumas manifestações isoladas, porém de ampla repercussão, ultrapassaram o plano do desconhecimento das normas legais e passaram para o nível da ofensa à Direção da Faculdade, não só tumultuando o andamento das providências necessárias, mas também prejudicando ainda mais a imagem da Universidade, na medida em que mostram membros da comunidade universitária pleiteando o desrespeito, pela Instituição, aos preceitos do Estado de Direito.

5. A Unesp reitera que repudia os citados atos que envolveram alunos da Instituição e que serão tomadas as medidas necessárias, ressaltando que estas serão pautadas pelo cumprimento rigoroso da lei e do seu Estatuto. O caso em questão exige não só legalidade e firmeza da Administração nas ações a serem tomadas, mas também equilíbrio nas manifestações por parte de todos que integram a Universidade.”

E pensar que destas universidades sairão os brasileiros que pretendem fazer o nosso país no futuro. Cada dia mais me convenço que a ignorância de nosso povo não terá fim. O meu tempo aqui sim...

Sérgio

Nenhum comentário: