quinta-feira, outubro 28, 2010

Uma mentirinha...

Pessoal,

Tudo nessa era PT é feito de qualquer jeito e, o pior, os responsáveis sempre são condescentes. A tal de Miriam Spagnolo, responsável pelo Censo na região de Franca descobriu que um recenseador mentiu, mas ao invés de se indignar, minimizou dizendo que "ele contou uma mentirinha". Esse é o país dos pelegos. Uma mentira. Grande... Ridícula... Notícia do G1:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá refazer o Censo em Patrocínio Paulista, a 412 km de São Paulo. A pesquisa, encerrada em setembro, apontou que a população do município é de 12.898 habitantes. Mas, segundo a coordenadora do Censo na região, um recenseador mentiu. A prefeitura estima que a cidade tenha 13.500 habitantes. “Houve problema em um setor, onde um recenseador, no final, mentiu para menos”, afirma Miriam Spagnolo, responsável pelo Censo na região de Franca. De acordo com ela, a falha foi descoberta depois que a  prefeitura distribuiu panfletos perguntando à população dos bairros se os moradores daquelas localidades responderam ao Censo.

"A prefeitura fez uns papeizinhos perguntando: 'seu bairro foi recenseado?'. Aí chegou uma escola que não tinha sido recenseada. Funcionários do IBGE foram até casas que tinham sido recenseadas, mas não eram aquelas pessoas que moravam lá", diz. Miriam afirma que não sabe porque o recenseador mentiu. "Ele pode não ter encontrado a pessoa em casa e para não ter deixado fechado colocou um nome fictício, contou uma mentirinha." A diferença no número de moradores afeta diretamente o repasse do fundo de participação dos municípios. O repasse, que com os números do IBGE seria de 0,8%, subiria para 1% caso Patrocínio Paulista atinja os números da prefeitura. A diferença de pouco mais de 600 habitantes representa uma diferença de R$ 1,8 milhão nos cofres públicos da cidade.

Claudinei Moreti diz que ele, a mulher e os dois filhos não foram procurados pela equipe do Censo. “Não recebi visita, nenhum papel, nada. Meus filhos frequentam e creche municipal. Quer dizer, para o município eles existem, geram gastos. Mas para o governo federal eles não existem” diz o comerciante. A prefeitura enviou ao IBGE um ofício para recontagem, que deve começar no final de novembro. Quinze recenseadores trabalharam durante dois meses na pesquisa.

Sérgio

Nenhum comentário: