sexta-feira, agosto 05, 2011

Séries dubladas


Pessoal,

No Brasil é tudo mal feito mesmo. Vejam o que vai acontecer na programação da TV paga, graças aos "emergentes" que não se importam com qualidade, fidelidade: só querem ouvir em português. Voz original, legendas, tudo isso será passado na TV. Ainda bem que eu não vejo... Matéria do blog Ligados em Série:

Atenção: Este blog não é contra o trabalho dos dubladores, nem da OPÇÃO de ver a programação dublada. O que será abordado nos próximos parágrafos é a dublagem por padrão, sem opção ao assinante e consumidor de TV.

Qual é (ou deveria ser) o conceito básico da TV por assinatura, ou TV paga? Em tese, o consumidor deveria pagar para ter um serviço de qualidade, ou seja, acesso a conteúdo diversificado, versões originais de produções, legendas que prestem, bom atendimento, sem propagandas (afinal, você paga) etc. Mas não é isso que acontece. Há anos o compromisso dos canais não é mais com o assinante e sim com o anunciante. Em 2007 o Canal FOX inaugurou a dublagem forçada nos canais de séries: no meio da então atual temporada, eles simplesmente dublaram toda a programação sem prévio aviso. Este blog foi um dos veículos que encabeçou uma dura campanha e apurou que a decisão partiu da alta cúpula da emissora, já que a programação dublada dá mais audiência. Sim: você que gosta de ver suas séries com áudio original e legendas é minoria e eles sabem disso, conforme apontam as pesquisas. Mas em vez de dar ao assinante a opção, empurram a dublagem goela abaixo de quem quer que esteja assistindo.

Como os canais de série geralmente fazem parte dos pacotes mais básicos das operadoras (e muitos sequer têm qualidade digital ou em alta definição), o público alvo destes exibidores é o assinante que prefere ver dublado ou que sequer se importa. E pra quê investir em tecnologia para oferecer trilha original e legendas? Esse é um custo que eles não querem e não vão arcar. Por isso, a dublagem é o novo padrão da TV paga e são poucas as emissoras que oferecem alternativa. Nos canais de filmes, apenas os assinantes premium podem desfrutar deste serviço. Canais como TNT, Megapix e Space (inclusive os HD) estão e sempre estarão dublados. Até mesmo alguns canais Telecine, como o Fun e o Pipoca estão assim por padrão e não há opção, mesmo você tendo que pagar mais para vê-los. A HBO HD e o MAX HD (canais caríssimos), em alguns filmes simplesmente não oferecem a opção de inserir legendas.

Em Agosto, a jornalista Fernanda Furquim do Nova Temporada apurou que o FX dublará toda sua programação (à exceção das séries Dexter e Spartacus). Haverá a opção de SAP, mas PASMEM, não haverá legendas em português. O Sony Spin estreará hoje a sua maior atração, Teen Wolf, apenas com áudio dublado. O padrão já mudou e tenho certeza que você consumidor não foi consultado. O Ligado em Série é contra incentivar o download de filmes e séries, mas se o canal que você PAGA não te dá a opção de ver com áudio original e legendas, BAIXE! Não dê audiência para quem não te respeita como consumidor. Afinal, como eu disse no início, o compromisso dos canais agora é somente com o anunciante.

Sérgio

Nenhum comentário: