quarta-feira, maio 01, 2013

Acidente 747-400F


Gravação flagra momento em que um Boeing 747-400F da National Air Cargo perde o controle e bate no solo na segunda-feira no Afeganistão. Parece consistente com deslocamento de carga (eram 5 veículos pesados). A Atitude da aeronave muda muito, ela estola e cai. Triste e forte este vídeo... Matéria G1:

Um vídeo gravado a partir de um veículo flagrou o momento em que um avião perde o controle e cai logo após decolar. O vídeo foi postado no site LiveLeak (assista) e ganhou repercussão na internet nesta terça-feira (30). Segundo o site especializado em acidentes aéreos Aviation Herald, o vídeo se refere a um acidente com um avião de carga norte-americano no Afeganistão ocorrido na segunda (29). O acidente, noticiado na segunda pelo G1 ("Queda de avião da Otan deixa 7 mortos no Afeganistão"), foi na cidade de Bagram, onde os EUA mantêm uma base aérea, e não deixou sobreviventes. A gravação tem pouco mais de 3 minutos e mostra a aeronave subindo e jogando o nariz muito para cima, pouco antes de se voltar para o chão e bater de frente. Postada em diversos sites de compartilhamento de vídeos, a gravação foi vista mais de 370 mil vezes no site “LiveLeak” e foi submetida no mesmo dia do acidente. Citando a declaração de um oficial da marinha americana, a revista “Wired” afirma que funcionários do Departamento de Defesa dos Estados Unidos já assistiram ao material e estão colaborando com as investigações para verificar se a gravação é verdadeira. A emissora Fox aponta que a data mostrada na base do vídeo não corresponde ao momento do acidente. Mas a Fox diz que fontes confirmam que a gravação se refere à queda do avião de carga no Afeganistão desta semana.

Acidente

Segundo o Aviation Herald, a causa mais provável para a queda do avião foi uma carga que teria se soltado logo após a decolagem. Com o movimento do carregamento no interior da aeronave, o avião teria perdido o centro de equilíbrio e entrado em estol (estado no qual a aeronave perde totalmente a sustentação). O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) emitiu uma nota oficial afirmando que irá auxiliar o Ministério de Transportes e Aviação Comercial do Afeganistão nas investigações para determinar as causas exatas do acidente em Bagram.

Sérgio

Nenhum comentário: