segunda-feira, maio 27, 2013

Violência no Vale


É uma tristeza ver o resultado desta pesquisa. Mas, também era previsível: encheram o Vale do Paraíba de prisões, vieram bandidos de todos os lugares, suas famílias, amigos e, assim, se trouxe o crime para nossa região. Além disso, bandidos do Rio de Janeiro, expulsos pelo começo de moralização da cidade, com as UPP's, resolveram "tomar" o Vale do Paraíba de assalto, literalmente. Falávamos isso entre os amigos quando se começou este processo no Rio. Cadê o planejamento, senhor Governador? Era óbvio só para nós? Geraldo Alckmin, o senhor é do Vale, mas faz muito pouco pela nossa segurança. Uma vergonha! Matéria do G1:

O Vale do Paraíba contabilizou um aumento de 40% no número de vítimas de homicídio doloso - quando há a intenção de matar - em abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 42 assassinatos neste ano contra 30 em abril de 2012.  O litoral norte, com menos de 300 mil habitantes, registrou 10 mortes violentas no último mês. Os dados foram divulgados na tarde desta sexta-feira (24) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e mostram que a região continua a mais violenta do interior do Estado. Caraguatatuba, maior cidade do litoral norte, registrou seis assassinatos em abril, o mesmo número contabilizado por São José dos Campos, cuja população é cinco vezes maior. No acumulado deste ano, a cidade teve 14 mortes violentas contra 6 no mesmo período de 2012, uma alta de 133%.

Em apenas duas horas, no último dia 30 de abril,  três jovens foram assassinados a tiros nos bairros Tinga e Perequê Mirim. Segundo a polícia, as três vítimas tinham passagem por tráfico.  Na região litorânea, a violência recuou apenas em Ubatuba - São Sebastião manteve o número estável e Ilhabela saltou de nenhum assassinato para um. Em abril, o delegado seccional da região, León  Nascimento Ribeiro, acumulou a funcão de responsável pela Polícia Civil no litoral e em São José dos Campos, após a morte do delegado Roberto Martins.

O novo delegado seccional do litoral norte, Cleber Henrique Martins de Oliveira, assumiu o cargo há 15 dias e disse iniciou um processo de realocação do efetivo da região para atuação na rua." O setor de investigação será reforçado em Caraguá  por quatro policiais de São Sebastião e Ubatuba. Além disso, outros sete policiais que atuam em áreas administrativa vão para o trabalho nas ruas", afirmou. Segundo ele, o tráfico é uma das alavancas para a violência na cidade e que a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) foram orientadas a reforçar o combate ao tráfico e as prisões por porte ilegal de arma. "Uma das formas de fazer isso é intensificar as prisões em flagrante, sobretudo nas regiões onde os homicídios foram registrados", disse o delegado. A Polícia Militar também foi procurada, por meio da assessoria de imprensa às 16h, e não retornou até a publicação da reportagem.

Estatística

O número de homicídios em abril também aumentou em São José em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 6 no último mês contra 4 em 2012. Taubaté contabilizou três homicídios contra 2 em abril do ano passado. No acumulado do quadrimestre, o Vale do Paraíba teve alta de 8,84% em relação a 2012. Foram 160 assassinatos de janeiro a abril deste ano. Em abril, o número de roubos também aumentou de 789 para 868, o de tráfico de entorpecentes de 279 para 288. Caíram as ocorrências de roubo de cargo, de 9 para 7 e roubo e furto de veículos, somado, caiu de 636 para 537.

Gabinete de Segurança

Na reunião do Conselho de Desenvolvimento da RM Vale, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou decreto nesta sexta-feira (24) criando o  o Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública, que atuará no fortalecimento das medidas contra criminalidade. "Queremos reunir todo mundo para fortalecer as ações de segurança. Vamos forlatecer as investigações, a elucidação de crimes, a identificação e a prisão de criminosos. O estado de São Paulo vai contratar mais 2.800 policiais civis, ampliar a polícia científica e também temos concurso aberto para a contratação de soldados e oficiais para a Polícia Militar. Nos próximos dias devem chegar ao Vale do Paraíba quatro delegados para Taubaté, dois para Jacareí, dois para Ubatuba e um para Piquete", explicou.

Sérgio

Nenhum comentário: