quinta-feira, junho 26, 2008

Dubai




Pessoal,

Agora vou começar uma nova série... Turismo!!! Tenho a maior vontade de conhecer Dubai. Uma das empresas cliente do meu escritório possui uma divisão lá. Vamos torcer para um dia ser necessária uma viagem de negócios, rsrsrsrs Para quem não conhece, Dubai (em língua árabe دبيّ) é o segundo maior emirado dos Emirados Árabes Unidos e é também o nome da cidade sua capital. Tem cerca de 1.570.000 habitantes. Pertenceu a Abu Dhabi até 1833. Diz-se que Dubai possui 30% dos guindastes de construção do mundo. Já em 2007, o setor do petróleo representava pouco mais de 5% da economia do emirado enquanto o turismo, o setor mais atuante, era responsável 33%. O Crescimento do PIB gira em torno de 19%, mais que o dobro da China e um século na frente do nosso!!!

A população nativa de Dubai é minoritária. Mais de três quartos dos habitantes da cidade são originários de outros países, em especial, do sul da Ásia e das Filipinas. O idioma oficial é o árabe. O inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado. A religião oficial é o Islam, havendo também templos hindus e cristãos. Boa parte dos recursos do local (e sua magia) provem da Zona Franca Jebel Ali, onde se localiza o porto do Dubai (o 13° mais movimentado do mundo) e empresas multinacionais que gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais. Dubai é servida pelo Aeroporto Internacional de Dubai, mas a cidade esta construindo um novo aeroporto, o Jebel Ali International Airport (JXB), planejado para ser o maior do mundo com capacidade para 120 milhões de passageiros por ano. Atualmente colocaram a disposição táxis de cor rosa e com motoristas mulheres para servirem somente ao transporte de mulheres e famílias.


O interessante é que Dubai, tal como é hoje (e o que pretende ser no futuro) nasceu da vontade do Sheikh Mohammed bin Rashid Al MaktoumAs fotos acima mostram o surgimento de Dubai. A primeira mostra a Avenida Sheikh Zayed Road nos anos 90, praticamente só deserto. A segunda mostra a mesma avenida em 2003 e a última (que pode ser vista maior, é só clicar) mostra como ela é hoje, em 2008!!! Fantástica!!! Nos próximos dias, mostrarei e vou comentar as atrações turísticas específicas do local, como as Palm Islands, o arquipélago The World e o edifício Burj Dubai


Aqui, o link oficial de Dubai: http://dubai.ae/en.portal 


Abraços,


Sérgio

Nenhum comentário: