quinta-feira, abril 14, 2011

Windows Skydrive


Pessoal,

Está disponível para uso o Windows Skydrive. Boa notícia. A nuvem é o futuro. Matéria do G1:

Pensando em atingir uma parcela da população que não possui o pacote de ferramentas do Office, que inclui programas como o Word, Excel, Power Point, ou que utiliza o PC em locais como lan houses ou nas escolas, a Microsoft lança nesta quarta-feira (13) no Brasil o Office Web Apps. Por meio da internet, o usuário doméstico pode produzir textos, planilhas e apresentações, compartilhar com colegas e deixar tudo salvo em servidores "na nuvem". O produto também chegará para usuários de 17 países na América Central e do Sul.

O serviço, totalmente em português (inclusive com correção de textos no nosso idioma), está disponível dentro do Windows Live, que possui o Hotmail, serviço de e-mail da empresa, o comunicador Messenger e o espaço de armazenamento SkyDrive. Com os programas Word, de edição de textos; Power Point, de criação de apresentações; Excel, criação de planilhas; e o OneNote, caderno de notas, ele chega para competir com outros serviços similares como o Google Docs, por exemplo, e apostando na marca da Microsoft.  "O foco da Microsoft hoje está em tornar disponíveis estes aplicativos dentro do Hotmail e do SkyDrive e estender o uso do Office para pessoas que não têm o acesso ou estão na rua ou, ainda, como acontece com 45% de dos brasileiros que acessam a internet, usam computadores em locais públicas"diz Carolina Aranha, gerente de on-line da Microsoft Brasil.

O Office Web Apps está acessível em mais de 190 mercados e pouco mais de seis meses após o seu lançamento, mais de 30 milhões de pessoas já utilizam o produto. Para o usuário utilizar o Office Web Apps, ele precisa ter uma conta Windows Live ou do Hotmail, criada gratuitamente. Em seguida, na área superior, ele precisa clicar na opção "Office" para acessar o conteúdo que roda diretamente na nuvem. "Tudo o que é feito nos programas, como busca e inserção de arquivos ClipArt no Power Point, é feito por meio da nuvem, conta Ana Beatriz Silveira, gerente de Windows Live para a America Latina. "O usuário pode editar os arquivos em qualquer computador e visualizá-los no PC e em smatrphones".

Embora rode diretamente nos navegadores, nem todas as versões são compatíveis. O Office Web Apps roda a partir do Internet Explorer 7, FireFox 3.5, Safari 4 e do Chrome 3. Os arquivos, além de serem editados diretamente no navegador, sem a necessidade de instalação de programas, podem ser abertos em programas do Office instalados no PC. As versões compatíveis são da edição 2003 para frente, sendo que no Mac, a compatibilidade é da edição 2008 para frente. Embora apresente todos os recursos básicos presentes na suíte do Office, os programas não possuem todos os elementos das versões de mesa. Com o Office Web Apps, a intenção da Microsoft é que os usuários reduzam o grande número de arquivos anexos enviados no e-mail. Além de ter essa possibilidade no pacote da nuvem, um link que direciona ao arquivo criado na web evita o envio de mensagens pesadas. O usuário pode até selecionar se um amigo, por exemplo, pode apenas visualizar a apresentação ou editá-la. Os programas Excel e OneNote permitem a criação e edição de arquivos em colaboração em tempo real. O Office Web Apps é gratuito, mas a Microsoft trabalha para criar um sistema de publicidade para monetizar o serviço. Até o momento, um pequeno link em forma de texto faz propaganda dos produtos da Microsoft, mas sem atrapalhar o uso dos programas.

Sérgio

Nenhum comentário: