terça-feira, janeiro 10, 2012

TV de 85 polegadas


Pessoal,

Nos Estados Unidos acontece a CES 2012 (Consumer Eletronics), feira na qual as empresas fazem seu lançamento de tecnologia para o ano. Assim, hoje teremos vários posts sobre as novidades do setor. Começo pelas TV's, que vão passar de 80 polegadas!!!

Um pouco acanhada diante de concorrentes como LG e Toshiba, a Sharp iniciou sua participação na Consumer Electronics 2012 (CES) às 16h00 desta segunda-feira (09/01), horário de Brasília, com uma apresentação mais intimista, para menos jornalistas, e com a seguinte mensagem: "nossa ideia é continuar a pensar em coisas grandes". Como já era esperado, as grandes novidades ficariam por conta dos televisores de ultra definição da companhia, que não fez feio e apresentou modelos que deixaram o público de boca aberta. Bob Scaglione, diretor de marketing da Sharp, subiu ao palco do evento para iniciar a apresentação com um breve histórico da empresa, que completa 100 anos de existência em 2012. "Por vários anos, a Sharp pensou em coisas grandes, como produzir aparelhos de alto contraste de 60 ou mais polegadas. Vamos continuar a contribuir com a sociedade, e estamos ansiosos para convidá-los a ingressar nessa ideia e continuar a pensar grande. Queremos fazer produtos que nossos rivais queiram copiar", disse Scaglione.

Para quem não sabe, a Sharp foi a primeira a produzir um display LCD para consumo comercial, em 1988. Além disso, a empresa é pioneira quanto o assunto são painéis solares, que hoje já estão em cerca de 1,6 mil casas no Japão. Em seguida, foi a vez de Doug Albregts, presidente da Sharp nos Estados Unidos, dar o seu parecer sobre o que virá em 2012: a Aquos Board, uma linha de televisões inteligentes 3D que estará disponível em 60, 70 ou até 80 polegadas. O produto é touchscreen, e promete elevar o conceito de conectividade remota: terá suporte para o Windows 7, Microsoft Office e aplicativos touchpad, onde os usuários poderão desenhar, fazer anotações, capturar notas e salvar arquivos que podem ser compartilhados com um PC convencional. Serviços ou programas da Apple não foram citados em nenhuma dessas funções.

Uma nova maneira de produzir televisores de ultra-resolução

Após apresentar a Aqua Board, foi a vez de John Herrington, responsável pelo setor de negócios da Sharp, dar mais detalhes sobre as TVs produzidas pela empresa. Muita gente esperava novidades acerca da linha Elite, que fez um grande sucesso em 2011 ao alcançar o título de melhor TV do ano com dispositivos que chegavam até a 85 polegadas, 108% maiores que o modelo padrão de 55 polegadas. A partir disso, a companhia realizou uma pesquisa popular para saber qual o tamanho ideal para cada sala, de acordo com o gosto pessoal dos entrevistados. O resultado constatou que as pessoas estão colocando TVs maiores em espaços cada vez menores. Mas, talvez, uma das notícias mais animadoras da coletiva tenha sido o anúncio de que, nos próximos 90 dias, a Sharp vai lançar 17 novos televisores no mercado, de no mínimo 60 polegadas. Serão introduzidas as tecnologias Quattron - exclusiva da Sharp, que utiliza um recurso de quatro cores básicas para dar mais realismo às imagens -, e também a 4 K, que aumenta o poder de resolução da TV. Além disso, a SmartCentral, o software inteligente do aparelho, também sofrerá uma atualização.

O céu é o limite

Para mostrar sua obsessão pelo tamanho, Mark Viken, vice-presidente de marketing da Sharp dos Estados Unidos, mostrou ao público da CES o modelo de 85 polegadas da Aqua Board. Para se ter uma noção, o televisor, com 1 polegada de espessura e 8 K de resolução (16 x maior que o de uma HDTV), tem quase a largura de um carro compacto, e seriam necessários 266 smartphones para cobri-la por inteira. Como dito, todos os modelos da Aqua Board terão seu SmartCentral atualizado, o que vai permitir acessar serviços como Netflix, Hulu Plus, Facebook e outros. O aplicativo também dará aos usuários a possibilidade de criar perfis próprios, cada um com uma configuração pessoal. Quem gosta de compartilhar arquivos com certeza vai gostar, já que os modelos virão com a possibilidade de enviar fotos do iOS ou Android direto para a TV. Haverá suporte para a gravação de vídeos e reprodução Blu-Ray.

Um grande diferencial da linha Aqua é que, apesar do gigantesco tamanho de 85 polegadas, a Sharp garante que não será cansativo assistir qualquer coisa nos aparelhos, já que, através da Quattron aliada a uma matriz de retroiluminação LED, a visualização das imagens será mais confortável. E para minimizar o problema do tamanho da televisão com a sala de cada espectador, será possível escolher o tamanho de tela que você deseja assistir por um software integrado, que terá modelos autoajustáveis para definir a distância entre o seu sofá e o televisor. A venda da Aqua Board de 85" começa em abril deste ano. Ainda não foram divulgados os valores.

Tablets TVs

O final da coletiva da Sharp na CES 2012 contou com uma apresentação curiosa, mas que atraiu os olhares do público: a empresa vai lançar aparelhos de TV de até 20 polegadas que poderão ser facilmente carregados, como se fossem tablets gigantes. A linha, chamada Aquos Freestyle, possui um design leve e fino, e os equipamentos são carregados através de bateria. Todos os modelos terão Wi-Fi, e podem ser pendurados na parede ou levados pelas mãos.

Sérgio

Nenhum comentário: