Que coisa estranha: Isaac chega à terra sete anos depois do destruidor Katrina... Boa sorte para o pessoal da Louisiana, em especial de New Orleans! Por sorte, como o de Taubaté, o Isaac de lá é mais fraco, está na categoria 1. O Katrina era de categoria 3. Matéria G1:
O furacão de categoria 1 Isaac tocou a terra na noite desta terça-feira (28) no sudeste da Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 128 km/h. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos confirmou a chegada do centro de Isaac a essa região, onde se encontra Nova Orleans, a poucas horas que se complete o sétimo aniversário do passagem do devastador Katrina. Segundo o centro, o furacão está localizado a cerca de 15 km a sudeste da foz do rio Mississipi e a cerca de 140 km de Nova Orleans, com ventos máximos de 130 km/h. A tempestade tropical Isaac se fortaleceu e virou um furacão de categoria 1 perto da costa sul dos Estados Unidos nesta terça, enquanto rumava em direção à terra firme. Os ventos, chuvas e tempestades do Isaac podem representar um grande teste para o novo sistema de controle de inundações e os diques reforçados de Nova Orleans. "Estamos oficialmente no combate e a cidade de Nova Orleans está na linha de frente", afirmou o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, a repórteres.
Com fuzis automáticos para afastar qualquer ameaça de saques, as tropas da Guarda Nacional do Exército chegaram em veículos militares e tomaram posições em ruas quase desertas. Elas chegaram junto com a chuva e os ventos fortes, que começaram a atingir o famoso bairro francês da cidade. Mais cedo, o Corpo de Engenharia do Exército começou a fechar pela primeira vez a nova comporta da maior barreira contra tempestades do mundo, no Lago Borgne, a leste de Nova Orleans. Empresas de energia esvaziaram plataformas de petróleo em alto mar e fecharam refinarias da Costa do Golfo, já que a tempestade ameaça atingir o cinturão de refino de petróleo.
Isaac mantém Nova Orleans em alerta, enquanto a cidade ainda luta para se recuperar do furacão Katrina, que devastou a região em 29 de agosto de 2005, matando mais de 1.800 pessoas e causando bilhões de dólares em danos. Depois do Katrina, o Corpo de Engenharia construiu um sistema de defesa de enchentes de 14,5 bilhões de dólares com muros, comportas, diques e bombas, com intuito de proteger a cidade contra uma enorme onda como a que inundou Nova Orleans na esteira do Katrina. Autoridades pediram que milhares de moradores de áreas baixas saíssem de lá, avisando que a tempestade poderia inundar cidades em pelo menos três Estados da Costa do Golfo dos EUA, com uma ressaca de até 3,7 metros.
Não havia previsão de que o Isaac se fortalecesse além de um furacão de categoria 1, a menor na escala Saffir-Simpson de cinco níveis. O Katrina foi uma tempestade de categoria 3, mas a amplitude do sistema do Isaac fez os meteorologistas preverem vastas inundações. O Isaac já matou pelo menos 23 pessoas e causou inundações e danos significativos no Haiti e na República Dominicana antes de contornar a ponta sul da Flórida no domingo.
Sérgio
Nenhum comentário:
Postar um comentário