sexta-feira, dezembro 20, 2013

Gripen emprestado?


Mais uma para a famosa frase: nunca antes na história deste País... Me empresta uns aviões de caça? Que vergonha! Brasil estuda tomar caças emprestados de empresa sueca. Cessão de aeronaves pela Saab seria feita enquanto novos não chegam. Em dezembro, jatos franceses atualmente em uso serão aposentados.Matéria G1:

O governo brasileiro irá negociar com a empresa sueca Saab, de quem comprará os caças Gripen NG, o empréstimo de aeronaves até que a entrega das novas seja feita. A ideia é não deixar a segurança aérea desfalcada, já que os Mirage 2000, caças utilizados atualmente, se aposentam no dia 31 de dezembro. Segundo o Ministério da Defesa, todas as empresas que participaram da negociação ofereceram aeronaves emprestadas enquanto a entrega não fosse feita. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), ainda não está definido como será feito esse empréstimo. Tudo será negociado no contrato de compra, processo que deve demorar de oito a 12 meses. O modelo da aeronave a ser cedida dependerá da disponibilidade da empresa sueca e das necessidades do governo brasileiro.

O empréstimo será necessário porque as novas só devem começar a chegar 48 meses após o contrato assinado e os caças usados no Brasil atualmente, os Mirage 2000 serão aposentados no dia 31 de dezembro. Eles já eram máquinas emprestadas porque os anteriores, os Mirage 3, já tinha passado do tempo de vida útil. Os Mirage passaram a integrar a frota aérea brasileira em 2005 e já devia ter sido aposentados em 2011. Mas devido à demora na conclusão do programa F-X2, cujo objetivo era adquirir os novos caças, foi feito um "esforço logístico para mantê-los em atividade". Somente seis estavam operando. Enquanto o empréstimo não é concluído, a Força Aérea Brasileira (FAB) irá remanejar as aeronaves modelo F-5 para integrarem o Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis. Elas ficaram em alerta de defesa aéreo, ou seja, ficarão 24 hora por dia de prontidão, com piloto também a postos por perto, para poderem entrar em ação assim que acionadas. Ainda não há o número exato de aeronaves que serão realocadas.

Anúncio

Depois de 15 anos de negociações, o governo brasileiro anunciou na última quarta-feira (18) a compra de 36 caças supersônicos do modelo sueco Gripen NG, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a Aeronáutica, o preço total da aquisição será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, que fez o anúncio, a decisão "foi objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas". Outras duas empresas – a norte-americana Boeing e a francesa Dassault – disputavam com a Saab, fabricante do Gripen, o fornecimento dos caças ao Brasil. "A escolha, que todos sabem, foi objeto de estudos e ponderação muito cuidadosa, levou em conta performance, transferência efetiva de tecnologia e custo, não só de aquisição, mas de manutenção. A escolha se baseou no melhor equilíbrio desses três fatores", disse Amorim.

Sérgio

Nenhum comentário: