sábado, dezembro 28, 2013

RAF, Thunderbolt MK.I


Mais um pronto!!! Republic P-47 Thunderbolt, kit Revell (código 5261), na escala 1/48, com decais brasileiros do Leonardo Prado (LPS Hobby - LPM48-04 - British Thunderbolts). Esse avião está nas cores da Royal Air Force (RAF), a força aérea inglesa, onde era conhecido como Thunderbolt MK.I. Ostenta o código HD176 (White 36) e era um P-47D-22-RE, Serial 42-26231, fornecido pelos Estados Unidos que lutou na 73 OTU, em Fayid no Egipto ao final de 1944 e início de 1945.

O kit da Revell é antigo, o molde é de 1967. Atualmente, a versão vendida aqui nos Estados Unidos por 16 dólares é injetada na China e possui versões da 8ª e 9ª Forças Aéreas do Exército Americano, na Inglaterra, durante o fim da Segunda Guerra Mundial. É um bom kit. Foi construído totalmente OTB (out of the box), ou seja, sem adição de detalhes extras, exceto as antenas, feitas com plástico estirado do próprio kit. Recomendo este kit, pois com pouco trabalho, se transforma em um excelente P-47 Razorback, como era conhecida esta versão. A FAB não usou operacionalmente este modelo e teve apenas uma unidade, que foi usada na escola de cadetes em Guaratinguetá, São Paulo, no final dos anos 40/50.

Os decais usados são da LPS Hobby, do meu amigo Leonardo Prado (a quem agradeço) que enviou alguns de seus sets mais recentes militares nas escalas 1/48 e 1/72 para que eu fizesse um review. Entre sets de P-47 (bolha ou razorback) e Mustangs em ambas as escalas, optei por usar o set LPM-48-04, que custa 15 dólares e tem três versões de aeronaves do 73 OTU no Egito: este razorback e dois com capota bolha, incluindo a aeronave do comandante, o famoso Black Thunderbolt, todo preto com faixas vermelhas, o KJ348.


Uma excelente notícia é que os decais desenhados pela LPS Hobby são agora impressos pela empresa americana Microscale, de excelente qualidade e incluem além das marcas específicas dos modelos, todas as marcações gerais necessárias (stencils) para que o kit seja o mais real possível. Isso é importante, pois no caso da aeronave construída (Thunderbolt Mk. I), a RAF usa stencils diferentes dos americanos. Apesar deste set (e dos demais na 1/72) possuirem várias opções de aeronaves para escolha do modelista, os decais genéricos fazem apenas um modelo, por questões de tamanho da folha. 

Como os sets da LPS Hobby são feitos em quantidade limitada, recomendo que garanta logo o seu! Eis o e-mail da LPS Hobbylpsi1973@yahoo.com.br

Sérgio







Nenhum comentário: