quinta-feira, dezembro 12, 2013

Putin de P grande?


Só pode ser piada... o símbolo é uma versão hedonística do Putin? Moeda russa ganha símbolo após votação. Governo quer aumentar atratividade da moeda nos mercados globais. Moedas com o novo símbolo serão cunhadas a partir do próximo ano. Matéria G1:

Os russos escolheram o primeiro símbolo oficial do rublo, em uma medida do Banco Central para aumentar a atratividade da moeda nos mercados globais. A decisão foi por meio de votação: o BC russo publicou cinco possíveis símbolos em sua página de internet, e convidou a população a escolher seu favorito. O vencedor foi o símbolo ao lado – um “P” com corte horizontal, facilmente reconhecível para os russos, mas nem tanto para os estrangeiros. O símbolo, agora aprovado pelo banco central, representa uma mudança altamente simbólica para melhorar o apelo do rublo, que foi prejudicado pelo caos e pela hiperinflação que seguiram o fim da era soviética. “Eu acredito que o novo símbolo aprovado vai representar bem nossa moeda nos mercados mundiais”, afirmou Elvira Nabiullina, chefe do BC local. “Moscou aspira ao status de centro financeiro internacional e isso criou uma necessidade objetiva de criar um novo símbolo”,
Moedas de um rublo com o novo símbolo serão cunhadas a partir do próximo ano, mas não está claro quando as notas terão a imagem. Até o momento, sinalizações como etiquetas de preço têm usado a palavra “rublo” ou a letra “P” em cirílico. 

Motive de chacota

Ridicularizada durante o período soviético – quando a taxa de câmbio do mercado negro era uma fração da cotação oficial – a confiança no rublo foi novamente atingida pela hiperinflação e desvalorização da década de 1990. A moeda perdeu um terço de seu valor em uma desvalorização após a crise de 2008. Desde então, o banco central permitiu que a moeda flutue mais livremente e planeja deixar a taxa de câmbio totalmente livre a partir de 2015.

Sérgio

Nenhum comentário: