terça-feira, setembro 09, 2008

O avô do iPod

Pessoal,

Nessa semana uma notícia corre o mundo: o iPod não é idéia da Apple. Outra pessoa, Kane Kramer, teria tido a idéia em 1979. Porém, não concordo com a maneira de divulgação da história, ainda que seja verdade. Pensar em algo, sem viabilizá-lo de algum modo, é o mesmo que ser o dono da invenção quando pronta, desenvolvida por um terceiro? Não me parece... Do que se fala? De um dispositivo que reproduz música partindo de um chip e não de um suporte externo, como uma fita, por exemplo? Isso, para mim, é apenas o uso lógico da tecnologia e não uma invenção. Nem ele e nem a Apple, inventaram o chip e nem o reprodutor portátil de música (lembram do walkman?). Os dois simplesmente uniram as tecnologias e aperfeiçoaram idéias existentes. Mas isso, não vende jornal, vende? Abaixo a matéria completa do G1.

Apple admite que não é a 'mãe' do iPod

O aparelho que revolucionou a forma de ouvir música não nasceu nos laboratórios da Apple -- admitiu a gigante -- mas da cabeça do britânico Kane Kramer. Aos 23 anos, em 1979, ele criou o avô do iPod - que se chamada IXI. Comparado ao moderno, era bem limitado: armazenava apenas três minutos e meio de música em um chip. Mas o tamanho, posição da tela e painel era quase um retrato do atual.

Como muitos inventores, Kane tinha idéia, mas não tinha capital. Sem poder bancar a renovação da patente, ficou sem o controle da invenção - associado ao nome da Apple. Anos depois, a empresa de Cupertino se viu em um processo contra um peso-pesado do mundo da tecnologia. A Burst.com dizia que ela, sim, tinha inventado o precursor do iPod. A Apple usou os desenhos e o testemunho de Kane na Justiça para provar que não havia roubado a idéia, mas inspirado-se no jovem inventor. Cento e sessenta milhões de aparelhos já foram vendidos pelo mundo. Kane, o inventor, continua vivendo de bicos. Da Apple, ele espera uma compensação financeira, mas por enquanto, além das passagens para visitar os Estados Unidos, só ganhou um iPod, que quebrou...

Nenhum comentário: