sábado, junho 09, 2012

AF447: mais besteiras


Cada dia falam mais besteiras... Pena que o problema mesmo, complicações nos sistemas do Airbus, esteja sendo varrido para baixo do tapete. Matéria G1:

A rede de TV norte-americana ABC News levantou a hipótese de que o comandante do AF 447, que caiu em junho de 2009 deixando 228 mortos, poderia estar acompanhado de uma mulher no momento em que o Airbus da Air France enfrentou problemas durante o voo que levaram à queda no Oceano Atlântico. Em reportagem do programa "Nightline", publicada no site da emissora na quarta-feira (6), a TV diz que o comandante Marc Dubois viajava acompanhado de uma tripulante da Air France que não estava trabalhando (leia o texto e veja vídeo, em inglês). A ABC News diz que duas "fontes independentes" afirmaram que o nome da atendente é Veronique Gaignard. A TV não revelou os nomes das fontes da informação. A reportagem lembra que, no momento em que os pitots (sensores de velocidade) do Airbus congelaram e o piloto automático desconectou, Dubois estava em seu período de descanso. Os copilotos tentaram chamá-lo, através de um alarme, cinco vezes. Ele só retornou à cabine dois minutos após o início da queda do avião.

A Air France não quis se pronunciar, segundo a ABC News. A companhia disse que aguarda o relatório final do Escritório de Investigação e Análise (BEA), órgão da França que apura a tragédia, previsto para ser divulgado no dia 5 de julho. Jean-Paul Troadec, diretor do BEA, disse à ABC News que a suposta acompanhante não faz parte da investigação francesa porque a agência "não está interessa" na "vida privada do piloto". Troadec acrescentou que as alegações de que o comandante estava com a atendente no avião não teriam importância para o acidente.

De acordo com os relatórios já divulgados pelo BEA, as caixas-pretas mostram que, antes de o comandante ir descansar, a porta do cockpit é aberta durante várias vezes e, em algumas delas, permanece aberta por algum tempo, chegando a mais de 15 minutos seguidos. Quando a aeronave se aproxima de uma tempestade, o Dubois deixa a cabine para ir descansar e determina que o copiloto mais jovem assuma o comando. Ele deixa o local sem uma clara divisão de tarefas entre os pilotos. A ABC News recriou o acidente com ajuda de um especialista, para tentar entender o que ocorreu e por que os pilotos não entenderam que o Airbus estava caindo (veja o vídeo AQUI). O BEA divulgará oficialmente em 5 de julho o relário com os fatores que, na avaliação do órgão de investigação, levaram ao acidente. Reportagem do G1 antecipou, em 2 de junho, informações do relatório final. O documento dirá que os pilotos do AF 447 não compreenderam a tempo que o avião perdeu a sustentação após um procedimento equivocado do copiloto mais novo e isso levou à queda do avião. E que o design da cabine, a coordenação da tripulação, o automatismo da aeronave e falhas no treinamento dos pilotos foram fatores que contribuíram para o acidente.

Sérgio

Nenhum comentário: