sexta-feira, julho 25, 2008

Roda da Fortuna


Pessoal,

Essa belíssima imagem de Londres me lembrou a Roda da Fortuna... A Roda da Fortuna é o décimo Arcano Maior do Tarot. Representa uma roda com nove raios. No alto da roda está uma figura que parece metade anjo, metade diabo. À volta da roda, está um bebé, um menino, um jovem um homem e um idoso. A roda quer representar o ciclo da vida e está suspensa num ambiente com os quatro elementosFogoÁguaTerra e Ar. A carta tem o número X e a letra hebraica YOD. Todos nós sabemos que a roda da fortuna representa as situações de mudanças em nossa vida. Essas mudanças nos fazem sair de uma rotina que faz com que a vida tenha pouco gosto e variedades. Ora, a roda da fortuna vem trazer as novidades, as surpresas e assim trazendo um novo gosto para nossa vida. A Roda da Fortuna representa a garantia de cumprimento de um destino, representado pela lei de causa e efeito e também pela lei da compensação. Tudo leva a crer que de um jeito ou de outro o destino de uma pessoa será cumprido. Claro que isso não quer dizer que nosso destino está traçado e somos apenas robôs. Acredito que as experiências mais marcantes de nossa vida, como nascimento, filhos e morte, estão firmemente ligados a um destino sim. Porém, sempre podemos cumprir nosso destino ou fazer outro. Nunca é tarde, nunca acabou. Se estamos vivos, não acabou...

Abraços,

Sérgio

3 comentários:

Anônimo disse...

Este post é muito interessante, além de dizer uma grande verdade. Assim é a VIDA e ela gira (intensamente) qual a Roda da Fortuna. E Graças ao nosso livre arbítrio, não ficamos na condições de robôs, como foi citado.
Este post fez com que me recordasse de uma belíssima obra a qual faz tempo que não ouço. É sempre bom relembrá-la, pois além de linda é encantadora. Trata-se de uma cantata composta por Carl Orff, denominada de CARMINA BURANA (que significa Canções de Benedikt-Beuern), ela relata justamente os altos e baixos da vida. A obra é dividida em três seções: a primeira significa o encontro do homem com a NATUREZA, despertando a primavera; a segunda seu Encontro com os DONS da NATUREZA e finalmente... o ENCONTRO DO HOMEM (SER HUMANO) COM O AMOR. Não é lindo? Sem dúvidas que sim!! Vale a pena conferir.
A primeira parte da obra é a mais conhecida, já que fez parte de trilhas sonoras de muitos filmes, como EXCALIBUR, por exemplo e seu título é: FORTUNA, IMPERATRIX MUNDI (FORTUNA, IMPERATRIZ DO MUNDO!). Cantá-la em latim, é uma emoção ímpar, especial mesmo!! Pois é intensa, como a vida deve ser... É uma experiência que recomendo...

Aqui vai a tradução de Fortuna Imperatix Mundi:
Ó Fortuna,
És como a Lua
Mutável,
Sempre aumentas
Ou diminuis;
A detestável vida
Ora oprime
E ora cura
Para brincar com a mente;
Miséria,
Poder,
Ela os funde como gelo.

Sorte imensa
E vazia,
Tu, roda volúvel
És má,
Vã é a felicidade
Sempre dissolúvel,
Nebulosa
E velada
Também a mim contagias;
Agora por brincadeira
O dorso nu
Entrego à tua perversidade.

A sorte na saúde
E virtude
Agora me é contrária.

E tira
Mantendo sempre escravizado
Nesta hora
Sem demora
Tange a corda vibrante;
Porque a sorte
Abate o forte,
Chorai todos comigo!

No youtube é possível encontrar esta música com imagens do filme Excalibur e é muito bonito!!!!

Peço desculpas, Sérgio, por ter me extendido, mas esse assunto é tão prazerozo para mim que não pude conter a emoção.

Espero que ouça a obra de Carl Orff, sinta sua intensa vibração e goste!!

Você está de parabéns, Seu blog é muito bem escrito e agradável de visitar.

Grande abraço.

Sérgio Gonçalves disse...

Olá "Anônimo", rsrsrs

Obrigado por seu comentário. Sensacional. Fico feliz com sua participação. O tamanho da sua resposta (grandemente apreciada) só demonstra o quanto vc se importa em dizer o que pensa. Isso é ouro!

Grande abraço,

Sérgio

Anônimo disse...

Caro Sérgio,

Aprendi com a vida a dizer o que penso. Ao meu ver jamais devemos nos calar, nos omitir e deixar-nos alienar. A VIDA É MUITO CURTA PARA SER PEQUENA e por isso não podemos nos permitir apequená-la, concorda? E ela é MARAVILHOSA, ainda mais quando VIVIDA INTENSAMENTE!!!
E é assim que procuro viver, e é assim que sou feliz!!!

Já comentei o que achei de seu blog. Além de tudo é bem interessante, pois é possível percerber seus sentimentos, A VIDA em cada linha dele.

Certamente desejo comentar seus outros posts, porém prefiro fazê-lo com tempo e calma. Dedicando a atenção que mereçe.

É um prazer estar aqui e participar. Me senti muito bem. Ainda mais por sua atenção em responder à minha colocação, para mim, isso é muito valioso, não tem preço.

VIDA LONGA AO SEU BLOG, SÉRGIO!!!!
VIDA LONGA À FELICIDADE DE TODOS NÓS!!!

Tenha um bom dia e uma excelente semana...

Grande Abraço.