quinta-feira, julho 24, 2008

A Voz do Silêncio


Pessoal

Nos últimos dias andei afastado do blog. Como sempre, trabalho e mais trabalho. Vou tentar ser mais fiel as atualizações diárias que gostaria de ter neste blog. Até porque assunto não falta, não é mesmo? São tantas coisas a se comentar, tantas verdades a dizer, tantas opiniões a dar e receber que é uma pena não estar, diariamente, atualizando meu blog. Peço desculpas por estes lapsos, rsrsrs Hoje e amanhã farei muitos posts, pois estou de molho em casa graças a uma gripe mais forte, que insiste em me deixar com febre. 

Para não perder a leveza, segue um belo texto que cai bem com o que disse hoje: de não nos calarmos... Chama-se "A Voz do Silêncio" e é de autor desconhecido. Espero que gostem. E não se calem: comentem!!! 

"Pior do que a voz que cala é o silêncio que fala!" 

Então, parei para interpretar a frase acima e imediatamente me veio à cabeça situações em que o silêncio me disse verdades terríveis pois, você sabe, o silêncio não é dado a amenizar nada. Um telefone mudo. Um e-mail que não chega. Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca, seja para falar, seja para tocar a outra boca. 

Silêncios que falam sobre desinteresse, esquecimento, recusas. Quantas coisas são ditas na quietude, depois de uma discussão. O perdão não vem, nem um beijo, nem uma gargalhada para acabar com o clima de tensão. Só ele permanece imutável, o silêncio, a ante-sala do fim. 

É mil vezes preferível uma voz que diga coisas que a gente não quer ouvir, pois ao menos as palavras que são ditas indicam uma tentativa de entendimento. Cordas vocais em funcionamento articulam argumentos, expõem suas queixas, jogam limpo. Já o silêncio arquiteta planos que não são compartilhados. Quando nada é dito, nada fica combinado. Quantas vezes, numa discussão histérica, ouvimos um dos dois gritar: " Diz alguma coisa, mas não fica aí parado me olhando! " É o silêncio de um mandando más notícias para o desespero do outro. 

É claro que há muitas situações em que o silêncio é bem-vindo. Para um cara que trabalha com uma britadeira na rua, o silêncio é um bálsamo. Para a professora de uma creche, o silêncio é um presente. Para os seguranças de um show de rock, o silêncio é um sonho. Mesmo no amor, quando a relação é sólida e madura, o silêncio a dois não incomoda, pois é o silêncio da paz. 

O único silêncio que perturba é aquele que fala...e fala alto. É quando ninguém bate à nossa porta, não há recados na secretária eletrônica e mesmo assim você entende a mensagem. É triste receber como silêncio uma resposta que poderia estar repleta de palavras doces. 

Antes de silenciar, pense sobre isso... Algumas marcas deixadas pelo silêncio jamais se apagam! 

Abraços,

Sérgio

PS: A linda imagem deste post é a de um Lockheed Constellation, avião de passageiros dos anos 40/50, aquecendo seus motores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Sérgio,

Parabéns por esta mensagem e pela escolha do texto. Realmente é belíssimo e diz muitas coisas importantes. Sempre que estou diante de palavras tão inteligentes e sábias, costumo aproveitar a fazer uma pausa para reflexão (acho que é muito importante para os dias de hoje ainda mais que proporciona o crescimento!).
Ao ler este texto, me perguntei: O que nos motiva a silenciar, sobretudo em situações que talvez, mais que nunca, deveríamos nos colocar, nos posicionar? Afinal a vida nos exige justamente isso, atitude, posicionamento,postura, concorda?
E em resposta, ocorreu-me apenas uma palavra: M E D O !!!!

Creio que muitas das vezes nos silenciamos por medo. Medo de errar, medo de magoar (e ser magoado...), medo de expor nossos sentimentos e ter como resposta o silêncio ou um sentimento contrário a ele. Ainda mais se esse sentimento for O AMOR. Afinal, quem gosta de receber um "Lamento, mas não sinto o mesmo por você..." Isso dói demais!!! No entanto, quando a resposta é o silêncio (mesmo significando esta negativa), ainda assim é muito pior (é angustiante), pois além de não se saber ao certo o que ele significa, nos é negado o direito de resposta (ou réplica). Com isso a tendência é que, por MEDO, nos calemos, nos silenciemos diante da vida. E assim, passamos a viver embotado dentro de um "mundinho" muito restrito, mortificado.

Por isso, (peço-te licença Sérgio):
CONVOCO A TODOS A TER CORAGEM DE SE EXPRESSAR, MOSTRAR O QUE SENTEM DIANTE DA VIDA, DO MUNDO, VIVENDO INTENSAMENTE CADA SENTIMENTO, POIS SÓ ASSIM, DEIXAREMOS NOSSO LEGADO, NOSSA COLORIDO NA VIDA, E ASSIM NOSSO FILHOS E NETOS SABERÃO QUE NÓS NÃO VIVEMOS EM VÃO, QUE DE ALGUMA FORMA LUTAMOS POR UM MUNDO MELHOR.

Desculpe-me se me emploguei, mas o tema tocou-me profundamente.

Sérgio, você está de parabéns!! Por sua sensibilidade e pela coragem em DIZER a respeito de assuntos tão profundos e importantes a serem pensados refletidos e discutidos.

Receba toda a minha ADMIRAÇÃO!!

Sempre que possível, participarei de seu Blog. Encontrar pessoas com esta liberdade de pensamento é sempre importante e especial.

Grande Abraço.

Sérgio Gonçalves disse...

Amazilia,

É um prazer receber colaborações e uma honra que elas sejam como a que você trouxe com seu comentário. Espero que volte mais vezes e se empolgue mesmo. Deixar-se empolgar é dar liberdade à vida e aos sentimentos!!!

Grande abraço para você também,

Sérgio