domingo, janeiro 23, 2011

CNN e os brasileiros


Pessoal,

É incrível o que a gente "vê" de longe. Não sei se fico feliz ou triste com a notícia da CNN abaixo, de que ela elegeu os brasileiros como o "povo mais legal do mundo", tendo entre as "qualidades" o samba e o carnaval do Rio, biquinis e corpos bronzeados de Ipanema e a depilação com cera (que eles chama de bikini wax). Ah sim, e tem também o futebol de Pelé (ainda que mencionem também o Ronaldo). Se analisarmos bem, a reportagem da CNN diz que nossas "qualidades", pela visão que o turista médio do mundo todo *(em especial nos Estados Unidos) tem do Rio é: terra de festa, onde tudo pode, com samba, bebida, drogas, mulheres bonitas e seminuas, com sexo livre ou muuuuuuito barato. Me desculpem os cariocas, mas já vi nos EUA em inúmeras oportunidades me dizerem isso do Brasil, que confundem com o Rio de Janeiro. Acham que somos só isso...

Viram porque eu disse que não sabia se comemorava ou lamentava a reportagem? Até quando vamos aturar isso? Ou melhor: viver isso, dar isso aos turistas e ver nos mencionarem assim? Porque que em todo filme os bandidos falam em "fugir para o Brasil?" Bem, deu certo nos anos 60 com Ronald Biggs que assaltou um trem na Inglaterra, parou aqui, teve um filho com uma dançarina de casa de prostituição e, por isso, não pôde ser extraditado e agora deu certo de novo com o ignorante Lula e o terrorista italiano Battisti. Até quando?

Abaixo a notícia da CNN:

Os brasileiros ocupam o primeiro lugar num ranking feito pelo site da americana CNN de “nacionalidades mais legais” do mundo. “Sem os brasileiros não existiria o samba e o carnaval do Rio, o bonito futebol de Pelé e Ronaldo, os minúsculos biquínis e corpos bronzeados da praia de Copacabana e a depilação com cera”, diz o texto. “A menos que eles usem a reputação de povo sexy, descontraído e festeiro como um disfarce para exterminar golfinhos ou invadir a Polônia, nós não temos outra escolha senão nomear os brasileiros o povo mais legal do planeta.” Como ícone “cool” brasileiro, o site cita o cantor e ator Seu Jorge. A versão que o cantor fez para músicas de David Bowie, diz o texto, “faz você desejar que Ziggy Stardust fosse do Brasil, não do espaço”, em referência ao álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars” do inglês.

Já na categoria “nem tão cool”, o site lista a carne e o cacau brasileiros – “tão deliciosos, mas as vastas áreas de florestas destruídas deixam um gosto amargo”. Em segundo lugar no ranking de nacionalidades mais legais estão os cingapurianos. Nesta era digital, justifica o texto, o velho conceito do que é “cool” teve de ser revisto, já que os geeks estão dominando o mundo. O ícone do país escolhido é o garoto Lim Ding Wen, que consegue programar em até seis linguagens diferentes de computador com apenas 9 anos. Os norte-americanos estão na 5ª posição, na lista que tem ainda jamaicanos, mongóis e espanhóis (veja a lista, em inglês clicando AQUI). “Como sugerir que o povo que votou duas vezes em George W. Bush é legal? Sim, nós somos porque, goste você ou não, somos o máximo”, brinca o texto.

Sérgio

Fonte: G1

Nenhum comentário: