terça-feira, janeiro 18, 2011

TV 3D sem óculos


Pessoal,

As TV's 3D não vão mais precisar de óculos em breve. Aliás, a Toshiba já lançou uma assim. Leia abaixo na reportagem do Olhar Digital ou clique AQUI para ver em vídeo.

As TVs em 3 dimensões invadiram os estandes da CES. Praticamente todos os fabricantes oferecem modelos, de diferentes tamanhos. E tem até o primeiro protótipo de televisores em 3 dimensões que dispensa o uso de óculos. Aqui, no mercado dos Estados Unidos, as TVs 3D estão a todo vapor. Para você ter uma ideia, elas já representam quase sessenta porcento das vendas por aqui. Não deixa de ser um pouco estranho porque, mesmo aqui, não há muita programação em 3 dimensões. Praticamente todos os fabricantes exibiram proposta de TV 3D por aqui. Já conhecidas do público brasileiro, Samsung e LG expuseram vários modelos. A Sony também mostrou vários aparelhos capazes de exibir imagens em 3 dimensões. Sharp e Toshiba também não ficaram atrás. Mas, como deu para perceber, o incômodo continua aqui: todos os grandes fabricantes mostraram modelos que dependem dos óculos para o efeito das 3 dimensões. Nós, particularmente achamos isso mais do que chato: além de cortar um pouco o barato de assistir TV mais relaxadamente, os óculos são caros. Já imaginou juntar uma galera para assistir TV? Praticamente impossível.

Justamente por isso, todos os fabricantes estão numa corrida para tentar desenvolver tecnologia para nos livrar dos óculos. Mas, apenas a Toshiba teve coragem de exibir um protótipo aqui na feira. Esses modelos devem chegar ao mercado apenas no final de 2011 ou começo de 2012. Então, ainda devem ser aperfeiçoados. Mas, já funcionam razoavelmente bem. Se você não se movimentar muito, o efeito do 3D é bem próximo do que você tem com os óculos... Mas, legal mesmo é o protótipo de notebook da Toshiba. Quando você se posiciona em frente à tela, a webcam captura a posição dos seus olhos. A partir daí, ela passa a seguir seus movimentos, garantindo que as imagens que você enxerga na tela tenham profundidade 3D, sem óculos! A sensação é perfeita! Esse modelo também é um protótipo que só deve chegar ao mercado no fim do ano, para a toda a linha de notebooks da empresa.

Sérgio


Nenhum comentário: