quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Fogo em prédio em Taubaté


Pessoal,

Triste registro, feito pelo meu amigo Alexandre Zee. Triste também é uma cidade que tem uma TV comunitária e duas comerciais e nem assim, é capaz de transmitir ao vivo. A TV Vanguarda (afiliada  à TV Globo) ficou transmitindo o jornal Hoje ao invés de transmitir ao vivo o que interessava à comunidade, exceto por algumas entradas esporádicas e rápidas. Já a TV Bandeirantes manteve-se com o programa Antônio Leite Livre (!) e fez reportagem apenas com áudio. Inaceitável... Uma vergonha para o jornalismo de Taubaté!!! E também devemos "aplaudir" o Estado de São Paulo pelo parco equipamento do Corpo de Bombeiros... Quando teremos um equipamento decente de combate à incêndio em Taubaté? Lamentável... Abaixo a matéria do VNews/G1:

Um incêndio atingiu hoje um prédio de oito andares na praça central de Taubaté. Foram quase três horas de medo e apreensão. Dez pessoas ficaram presas no edifício, e precisaram ser resgatadas com a ajuda de um helicóptero.  O incêndio começou ao meio-dia, no primeiro andar de um prédio comercial, onde funcionavam o escritório e o estoque de uma loja de móveis. As chamas atingiram rapidamente os pisos superiores. Dez pessoas que trabalhavam no edifício não conseguiram sair e ficaram presas. Do lado de fora, amigos e parentes ficaram desesperados. A área foi isolada, e o Corpo de Bombeiros iniciou o combate ao fogo. Mesmo assim, as chamas continuaram se alastrando rapidamente e chegaram até o terceiro andar. Várias janelas foram estilhaçadas.

"O tipo de material combustível que está no local pode ser um facilitador ou um complicador para a chama se espalhar, no caso, os móveis que estavam no prédio, facilitam.” explica o capitão do Corpo de Bombeiros, Ulisses Pereira. Para escapar do fogo, o grupo que permanecia no prédio procurou se refugiar. “Corremos para um cozinha onde tem o banheiro, água, mas num determinado momento não era mais possível ficar no local por causa da quantidade de fumaça escura.” afirma o advogado Aluísio Nobre. A fumaça atingiu os oito andares do edifício. A única saída foi chegar até o terraço. Mas isso só foi possível depois de duas horas. “O desespero foi a fumaça subindo e a gente ficando sem ar.” conta uma das vítimas. Já na parte superior do prédio, as vítimas demonstraram mais tranquilidade. Havia ar suficiente circulando para poderem respirar e eles mantinham contato com os amigos por celular.

Como o fogo ainda não havia sido controlado, o resgate foi feito pelo ar. De dois em dois, o grupo foi socorrido por homens da Polícia Militar. Os resgatados eram levados pelo águia da PM até outro prédio que fica muito próximo, a menos de cem metros do prédio onde ainda havia chamas. Em pouco tempo, as dez pessoas já estavam a salvo. O fogo foi controlado por volta das duas e meia da tarde, mas ainda os focos de incêndio só foram totalmente eliminados depois das quatro horas da tarde. Ao mesmo tempo, foi feito um trabalho de ventilação, para resfriar o prédio e também para que a fumaça que tomou os oito andares pudesse ser eliminada. Equipes de resgate fizeram uma varredura no prédio em busca de mais vítimas, mas não encontraram nada. O trabalho da perícia também já começou, eles vão avaliar a estrutura do prédio, se algo foi abalado, se alguma estrutura foi abalada por causa do incêndio e também investigar as causas do incêndio.

O local continua isolado, mas o trânsito na região central está liberado. Por meio de nota, a loja Marabraz informou que acompanha o trabalho da perícia.

Sérgio

Um comentário:

Alexandre Zee disse...

Concordo plenamente com você, Sérgio!
Por sorte estamos em tempos HD, e com apenas um iPhone se consegue algo superior as famosas TV's "regionais" e a Comunitária, que é MUITO precária.

Antonio Leite Livre(Band) = Transmitir áudio apenas, chega
ser piada de mal gosto.

Rede Globo(Regional) = Passa apenas o que traz mais retorno.

TV Comunitária(Net) = Essa nem existe praticamente!

Inaceitável mesmo!