segunda-feira, fevereiro 07, 2011

IPv6: Você ainda vai ter um

Pessoal,

O que é isso? Como isso impacta sua vida? Saiba mais abaixo (fonte: Olhar Digital e Wikipedia). Para saber mais, clique AQUI:

O que muitos pensavam ser o fim da Internet, na verdade representa a migração de protocolos de internet (IP). É simples: os IPs do protocolo IPv4, criado há 30 anos, não estão sendo distribuídos a partir de hoje. É importante lembrar que os endereços não se esgotaram, apenas não há mais o que ser liberado para os Registros Regionais de Internet, mas estes ainda têm alguns IPs consigo. Tais endereços podem durar até o final do ano, mas espera-se que, até lá, boa parte das transições para o IPv6 já tenham ocorrido.  Um IP é um endereço do Protocolo de Internet, que permite o envio de pacotes de dados através da rede. A versão 4 do protocolo possui 32bits, o que permite uma combinação de 4,3 bilhões de endereços disponíveis para os usuários. Já o IPv6 possui 128bits, possibilitando mais de 340 decilhões de endereços para os usuários, fonte quase inesgotável. Para não gerar transtornos para outras empresas, quando o IPv4 realmente tiver seu fim, algumas gigantes da web já estão fazendo campanhas para testar o IPv6 e induzir outras menores que também o façam.  

IPv6 é a versão mais atual do protocolo IP. Sua criação é fruto do esforço do IETF para criar a "nova geração do IP" (IPng: Internet Protocol next generation), cujas linhas mestras foram descritas por Scott Bradner e Allison Marken, em 1994, na RFC 1752. Sua principal especificação encontra-se na RFC 2460. O protocolo está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o IPv4, numa situação tecnicamente chamada de "pilha dupla" ou "dual stack", por algum tempo. A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões (4x109) de endereços IP, contra cerca de 3,4x1038 endereços do novo protocolo. A previsão atual para a exaustão de todos os endereços IPv4 livres para atribuição a operadores é de Julho de 2011, o que significa que a implantação do IPv6 é inevitável num futuro bastante próximo. O assunto é tão relevante que alguns governos têm apoiado essa implantação. O governo dos Estados Unidos, por exemplo, em 2005, determinou que todas as suas agências federais deveriam provar ser capazes de operar com o protocolo IPv6 até junho de 2008. Em julho de 2008, foi liberada uma nova revisão das recomendações para adoção do IPv6 nas agências federais, estabelecendo a data de julho de 2010 para garantia do suporte ao IPv6, o que foi cumprido (ainda que em partes). O governo brasileiro recomenda a adoção do protocolo no documento e-PING, dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.

Sérgio

Nenhum comentário: