Pessoal,
Por falar em Apple, vejam essa... Que a empresa de Steve Jobs é um exemplo de negócios, todos sabemos. Há inúmeros livros escritos nos anos recentes sobre a empresa e seu mentor. Realmente um case de sucesso. Porém, mesmo eu, que sou fã dos produtos Apple, acredito que a empresa exagera em algumas coisas, sendo até mesmo desleal em liberdade comercial, não apenas com seus concorrentes, mas principalmente com seus clientes, que tem de fazer as coisas não do melhor jeito, mas do jeito da Apple. Hoje achei um artigo chamado "Hierarquia de Ceticismo Apple" no divertido blog QueNerd, que recomendo a leitura (clique AQUI para ler na íntegra). Abaixo só o primeiro tópico, para dar uma idéia da profundidade do tema:
A Hierarquia de Cetismo Apple é uma teoria apresentada desenvolvida por Steven Paul Jobs em 1998. Baseada na hierarquia das necessidades humanas, proposta por Abraham Maslow em 1943 em um paper chamado “Uma Teoria da Motivação Humana”, extende conceitos da psicologia para a administração de empresas, no caso, a Apple. É uma história que vale a pena ser estudada pois mostra como reverter uma situação de decadência através de foco e esforço para buscar a excelência. Também vale a pena falar um pouco mais sobre Maslow. Ele foi um psicólogo que, ao contrário de seus pares na época, estudava pessoas que ele chamava de “exemplares”, como Albert Einstein, Jane Addams, Eleanor Roosevelt, e Frederick Douglass ao invés de doentes mentais e pessoas neuróticas. Escreveu que “o estudo de especimes (mentalmente) aleijados, debilitados, imaturos e insalubres só pode resultar em uma psicologia aleijada, e uma filosofia aleijada.”
De seus estudos, resultou uma teoria que procurava explicar a motivação humana, explicando que o fator básico que define o comportamento das pessoas não é apenas o instinto de sobrevivência, mas uma seqüência de necessidades que começavam pelas mais básicas e se elevavam até as mais sofisticadas. Uma vez que satisfazemos nossas necessidades nos níveis inferiores seguimos para os níveis superiores, conforme representada pela pirâmide de Maslow.
Deu para perceber? O artigo vai explicar como Steve Jobs consegui o que as pessoas costumam descrever como sendo "saber o que eu queria antes mesmo de eu saber disso". Vale a leitura... Clique AQUI para ler na íntegra.
Sérgio
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