domingo, julho 10, 2011

Cesar Cielo


Pessoal,

Aqui no Brasil, minimizam, mas o caso é grave. Vejam o que a FINA pediu. Notícia do G1:


O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou nesta sexta-feira ter recebido da Federação Internacional de Natação (Fina) um pedido de suspensão de Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, flagrados em antidoping por uso de furosemida. O TAS destacou também o pedido de urgência para que o caso seja julgado antes do Mundial de Xangai, de 24 a 31. Se forem suspensos, os resultados dos atletas desde o Troféu Maria Lenk, em maio, serão anulados. A Fina sugere a substituição da advertência estipulada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por uma suspensão. O período de inelegibilidade ficaria a cargo do TAS. O tribunal informou ainda a necessidade de que todas as partes envolvidas entrassem em acordo para que o caso seja julgado em caráter de urgência. Os nadadores e a CBDA informaram que concordam.

A audiência deve, então, ser realizada em Macau, onde Cielo e a delegação farão aclimatação para o Mundial de Xangai. Nicholas e Henrique foram cortados da equipe porque tinham obtido índices no Maria Lenk. Vinícius não chegou a se classificar. Dependendo do período de suspensão, Cielo perderá as três medalhas de ouro conquistadas no Aberto de Paris, em junho: 50m e 100m livre e 50m borboleta. Tanto nos 50m livre quanto no 50m borboleta ele fez o melhor tempo da temporada. Os nadadores foram flagrados em exames realizados nos dias 7 e 8 de maio. Na semana passada, a CBDA decidiu apenas aplicar advertência e anular os resultados deles no Maria Lenk. O painel de controle de doping da entidade levou em conta o "histórico dos atletas". Eles teriam explicado como o diurético entrou no organismo e que não houve aumento de desempenho.

A CBDA informou que uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D'Oeste - cidade de Cielo - enviou um relatório avisando sobre uma suposta contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão onde as pílulas são produzidas. O estabelecimento, no entanto, negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, mas admitiu a possibilidade de ter acontecido contaminação pelo ar.

Sérgio

Nenhum comentário: