domingo, julho 31, 2011

Isso é Brasil!!!


Pessoal,

Isso é Brasil... O cara está em Coraci, Bahia. Vejam o que diz o indivíduo. A vida não tá valendo mais nada, aparece um elemento desses e prova que é dai para pior! Adianta recuperar? Recupera?

Sérgio

Parabéns Jenson Button!!!


Pessoal,

Até que enfim, variou de novo... E, ouvindo a corrida, entendi a campanha do patrocinador Santander: o Rubinho é o próprio "ta lento"da maturidade!!! Dados abaixo do UOL:

O inglês Jenson Button foi coroado com uma vitória ao seu estilo na corrida de número 200 da sua carreira, no GP da Hungria deste domingo. O piloto da McLaren teve a melhor estratégia na escolha dos pneus na chuva e comemorou no pódio ao lado do segundo colocado Sebastian Vettel e Fernando Alonso, que chegou em terceiro. Felipe Massa, que largou em quarto lugar, perdeu posições logo na primeira volta e completou em sexto. Lewis Hamilton foi o quarto. Ele liderou boa parte da prova, mas fez a escolha errada de pneus no fim , quando colocou intermediários logo antes de a chuva parar. Acabou com seis paradas nos boxes, três a mais que Button. Rubens Barrichello flertou com a zona de pontuação, mas fez cinco paradas e acabou em 13º lugar.

Sérgio

Hoje tem Fórmula 1


Pessoal,

Hoje tem Fórmula 1 às 09h00. Quem sai na frente???

A supremacia em corridas já havia sido posta em dúvida nos últimos compromissos. Faltava pôr fim ao domínio da RBR dos treinos classificatórios. Com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton, da McLaren, esteve perto de conseguir o feito em Budapeste. Líder absoluto, mas pressionado pelos últimos resultados, Sebastian Vettel, no entanto, soube esperar. Acelerou em sua última volta e impôs, na marra, sua oitava pole na temporada. Com o tempo de 1m19s815, superou o rival inglês, com 1m19s978, e Jenson Button, também da McLaren, com 1m20s024, e vai largar em primeiro no GP da Hungria, no circuito de Hungaroring.

Sérgio

sexta-feira, julho 29, 2011

Poneis malditos


Pessoal,

Essa é a melhor propaganda dos últimos tempos... É da Nissan FrontierPoneis malditos!!!

Você quer uma picape que tenha potência cavalos ou pôneis? Conheça a maldição que não deixa as pessoas escolherem uma picape forte de verdade, acesse o aplicativo "a Maldição do Pônei", assista o vídeo e participe dessa corrente pelos cavalos de verdade. Acesse: www.maldicaodoponei.com.br

Sérgio

Isso é incrível...


Pessoal,

Agora eu vi de tudo. Está no G1. Acredite se quiser... Será que o marido dela pediu o pé em casamento? rsrsrs

Dayane Costa Felipe, de 24 anos, é estudante e, desde pequena, sabia que era diferente das outras pessoas de Teixeiras, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais. Ela nasceu com um mamilo no calcanhar direito. “É o meu xodó. Eu nasci com isso e toda a minha família já acostumou. As pessoas se assustam quando explico o que é”, disse. Ela diz que sempre soube que tinha um mamilo no pé, mas só foi confirmar a notícia em novembro do ano passado. “Quando eu fiquei grávida, o mamilo inchou e fui ao médico. Ele me confirmou que era um tecido mamário, mas que parecia que não tinha glândula”, falou. Desde pequena, Dayane está acostumada ao susto das pessoas quando elas descobrem o que ela tem, mas explica que algumas amigas já tiveram inveja dela. “Quando era mais nova, minhas duas vizinhas desenhavam um mamilo igual ao meu”, explicou. Segundo a estudante, a melhor amiga aprontou um escândalo quando descobriu que não se tratava de uma pinta. “Ela [melhor amiga] começou a gritar meio sem entender o que era perguntando o que é isso”, disse. De acordo com ela, a pedicure ficou anos sem perceber que aquilo não era um calo. “Quando eu contei para ela [pedicure] que era um mamilo, ela começou a chamar várias pessoas para ver. Essa é a reação das maiorias das pessoas, mas estou acostumada”, falou.

Dayane conta que um médico perguntou por que ela ainda não havia retirado o mamilo do calcanhar, já que isso poderia ser feito. E ela respondeu “por enquanto não deu problema e não vou tirar. É muito sensível, mas nunca me atrapalhou. Realmente vira um xodó. É igualzinho a um peito mesmo”, falou. De acordo com a mastologista do Hospital das Clínicas da UFMG, Soraia Zhouri, o caso da terceira mama em regiões inferiores, como o calcanhar, é raríssimo. “Casos dos chamados mamilos supranumerários são normais, mas nessa localização é bem incomum. Geralmente eles seguem a linha mamária dos mamíferos que vai desde a axila e desce até a pélvis. Essa alteração fora da linha mamária pode ter sido ocasionada por um desgarre de alguma célula dessa linha que se alojou em uma área incomum do corpo”, explica. A especialista afirma que casos nas axilas, no tórax e no abdômen são mais comuns, e muitos nem sabem que possuem a anomalia. “Algumas pessoas passam a vida inteira pensando que é uma pinta e só percebem que é um mamilo no período de lactação e na gravidez, pois a área aumenta e pode produzir leite”, diz Zhouri.

Ainda segundo a médica, o principal desconforto relatado pelos pacientes é o estético e, por isso, muitos optam em fazer uma cirurgia de retirada. A especialista alerta que a terceira mama exige os mesmo cuidados que as outras. “Ela tem que ser olhada e avaliada porque é uma glândula mamária e pode, em casos raros, ter um tumor. Ela não é de todo inocente e não deve ser esquecida”, conclui.

Sérgio

Uma mulher de peito


Pessoal,

Essa é... Fútil e sem noção também... rsrsrs Veio do G1:

Após ter corrido risco de morte por uma infecção bacteriana nos seios no ano passado, a modelo brasileira Sheyla Almeida Hershey, de 32 anos, vai reimplantar as próteses de silicone que lhe deram o título de mulher com os maiores seios do mundo. “Eu nunca vou ficar melhor sem as próteses. São parte de mim. Enquanto não colocar, não vou me recuperar”, contou a brasileira de Houston, no Texas, onde vive desde 2002. Há pouco mais de um ano, em entrevista ao G1, Sheyla havia dito que caso precisasse retirar as próteses de 3,5 litros por questões de saúde, não faria novas cirurgias plásticas. No entanto, após se ver sem os seios que lhe deram fama, a modelo conta que não suportou. Deprimida, tomou uma overdose de medicamentos que a fez ficar quatro dias em coma. “Fiz muito tratamento psiquiátrico. Hoje, aceito a situação melhor”, disse.

Segundo a brasileira, a nova cirurgia, marcada para 20 de setembro, será realizada no México, já que o tamanho da prótese ultrapassa os limites da legislação americana e médicos brasileiros se recusaram a operá-la novamente. Desde os 20 anos, quando fez a primeira operação, já foram mais de 20 cirurgias plásticas, nove delas para aumentar os seios. Logo após o último implante, ocorrido em junho no Brasil, ela atingiu a marca de 3,5 litros em cada seio, estabelecendo a marca registrada pelo Guinness Book, o livro dos recordes. O título, segundo a modelo, não foi perdido com a retirada das próteses. “Não perdi o recorde, continua meu. Quando recolocar [as próteses], vou ligar para o pessoal de Londres. Mesmo se eu não quiser ter mais a prótese, fica sendo meu até que uma outra pessoa consiga bater”, diz.

Sheyla diz que a operação não foi recomendada pela médica, que não dá garantias de que uma nova infecção possa acontecer. O marido, o engenheiro americano Derek Hershey, com quem ela tem dois filhos, e a mãe, que vive no Brasil, temem pela nova cirurgia, diz ela. “Meu marido agora fica com medo, ele passou por todo processo da minha infecção. Minha mãe também está com muito medo, pede para não colocar o mesmo tamanho que estava antes. Mas é melhor eu colocar o que estava antes do que um menor e em seis meses eu querer aumentar novamente. Quando eu quero uma coisa, tem que ser o que eu quero”, afirma. A operação será possível, segundo Sheyla, porque as próteses foram preservadas e ela evitou fazer uma operação de mastectomia [retirada total dos seios], mantendo a pele para implantação do silicone. “Parece um filme de terror”, brinca. Ao G1, a modelo também revelou ter fechado um contrato para gravar um reality show sobre pessoas que vão além dos limites com cirurgias plásticas para o canal de TV a cabo da apresentadora Oprah Winfrey, OWN. “Vamos começar a gravar na semana que vem, comigo sem os seios. Eles vão acompanhar minha cirurgia no México, depois minha ida ao Brasil e vamos continuar gravando por quatro meses. Vai ser exibido em fevereiro do ano que vem”, diz.

Sérgio

Loja Ferrari no Brasil


Pessoal,

A primeira será no Rio de Janeiro. Matéria Auto Esporte:

Rio de Janeiro abrigará a primeira loja da marca italiana no país. Responsável será o Grupo Via Itália, importadora oficial dos esportivos. O Grupo Via Itália, importadora oficial da Ferrari no Brasil, anunciou nesta quinta-feira (28) o plano de inaugurar até o final do ano, no Rio de Janeiro, a primeira boutique oficial da marca no país. Na loja serão comercializados diversos produtos, como roupas e acessórios da grife. Uma consultoria foi responsável por definir o Rio como a primeira cidade brasileira a receber a 'Ferrari Store'.

Sérgio


Amy Winehouse: Abstinência?


Pessoal,

Vou ser sincero: clinicamente pode até ser possível por diversas razões, mas não cola, né? rsrsrs Notícia do G1:

Em entrevista publicada pelo site do tabloide "The Sun" nesta quinta-feira (28), a família de Amy Winehouse disse que a cantora morreu por abstinência de álcool. Segundo o jornal britânico, "ter parado completamente de beber durante três semanas teria sido um choque letal para seu corpo minúsculo". Fontes da família disseram que Amy morreu depois de ignorar o conselho de seu médico para reduzir o seu consumo excessivo de forma gradual. De acordo com o "The Sun", parentes da cantora acreditam que ela morreu graças a uma crise de abstinência. Apesar dos depoimentos revelados pelo jornal, Amy foi vista bebendo gim e energético em sua última aparição pública, três dias antes de morrer. Uma necrópsia realizada nesta segunda-feira (25) no corpo de Amy Winehouse obteve resultados inconclusivos sobre o motivo de sua morte. Amostras de sangue e tecidos foram colhidas para analisar a presença de drogas, álcool ou outras substâncias suspeitas no corpo de Amy. Os resultados dos exames toxicológicos devem sair entre duas e quatro semanas.

Sérgio

Recall Honda Civic


Pessoal,

Agora é a vez dos Civic. O meu está incluído... Se você tem um, confira esta notícia do Auto Esporte:

A Honda do Brasil anunciou nesta quinta-feira (28) o recall de 101.693 unidades do modelo New Civic Flex fabricadas entre os anos de 2008 e 2011. De acordo com a montadora, esses veículos podem apresentar o desprendimento da polia da bomba d’água do motor, o que poderá acarretar no aumento do esforço de esterçamento do volante, além de outros sintomas como, por exemplo, o superaquecimento do motor.

Em casos extremos, também poderá ocorrer o desligamento do motor em movimento, dificultando o controle do veículo com risco de colisão, diz a nota oficial divulgada pela marca no início da tarde.

Confira os chassis das unidades envolvidas:
  • Ano/modelo 2008: De 8Z240866 a 8Z606861
  • Ano/modelo 2009: De 9Z100005 a 9Z501862
  • Ano/modelo 2010: De AZ100001 a AZ600480
  • Ano/modelo 2011: De BZ100003 a BZ106840
Os veículos deverão ser levados a partir do dia 3 de agosto a uma das concessionárias da Honda em todo o Brasil para a substituição dos parafusos deste componente. A marca do sedã recomenda que os proprietários das unidades envolvidas no recall façam um agendamento prévio do serviço por meio do site www.honda.com.br/recall. Em caso de dúvidas, a Honda pede que os interessados entrem em contato pelo telefone 0800-775-5346 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Na segunda-feira (25), a montadora japonesa anunciou um recall mundial de aproximadamente 200 mil veículos. Na ocasião, a Honda do Brasil divulgou uma nota curta explicando que estava "analisando a situação das unidades do modelo New Civic produzidas em território nacional. A empresa informará tão logo tenha uma posição”. No Japão foram chamadas 50.122 carros dos modelos Stream, Civic e Crossroad. Já na Europa, o número de unidades envolvidas no recall é de cerca de 6.800.

Apesar de passar das 100 mil carros, este recall do Honda New Civic não é o maior do ano. Em janeiro, a Ford convocou 300.860 unidades dos  EcoSport e Fiesta fabricados entre os anos de 2007 e 2009 para arrumar um problema na fechadura da porta traseira. Em fevereiro, a Toyota chamou 145.466 unidades do Corolla produzidos entre 2008 e 2010 para reparar o sistema de partida a frio do carro.

Sérgio

quinta-feira, julho 28, 2011

Estacionamento forçado


Pessoal,

Que cacetada... Eu, hein...

Sérgio

Corinthians: como ganhar um título


Pessoal,

Sensacional... Também veio do Pilândia, rsrsrs Clique na imagem para vê-la maior.

Sérgio

Amy Winehouse


Pessoal,

Vejam a Amy Winehouse em um trecho de seu ultimo show, na Sérvia, tentando cantar a música Back to Black. Era um absurdo deixar ela se expor assim...

Sérgio

Só mais 10 anos...


Pessoal,

Essa é muito boa. Veio do Pilândia.

Sérgio

Tem gente para tudo


Pessoal,

Vejam esta do G1:

Para chamar a atenção da mídia, um ex-catador de lixo no Reino Unido espalhou na internet que irá acampar na fila pelo iPhone 5, mesmo sem o anúncio oficial da Apple. Rob Shoesmith, de 29 anos, criou uma campanha em busca de doações para que ele consiga “sobreviver” na fila sem gastar nada. O sucesso do projeto levou alguns sites a acreditarem que Shoesmith já havia começado o acampamento. “Eu precisava de uma ideia que pudesse se espalhar pelo mundo rapidamente. Como a Apple é uma empresa enorme, pensei na possibilidade de ficar na fila pelo iPhone 5 sem gastar nenhum dinheiro, vivendo apenas de doações”, explicou Shoesmith ao G1. Hoje publicitário, a ideia do britânico surgiu durante o seu trabalho na empresa de aplicativos MEDL Mobile. “Eu sou relativamente novo na área de marketing e precisava criar mais contatos na mídia e ser notado na indústria”, contou. Um carro de R$ 62 mil foi a maior doação já recebida por Shoesmith. “A montadora vai nos dar um veículo para transportar os produtos e para viagens futuras”, explicou.

Mais de 150 empresas já doaram para que Shoesmith dê início ao seu acampamento em frente à loja da Apple em Londres. Ao todo, ele conseguiu mais de US$ 64 mil em doações (ou cerca de R$ 100 mil), entre equipamentos para acampar, gadgets, comida, roupas e produtos de beleza. No entanto, o publicitário ainda não está satisfeito com o número. No blog que atualiza com notícias sobre o acampamento, Shoesmith pediu a “doação” de dentistas e massagistas. "Como vou ficar um longo período acampando, devo usar esse tempo produtivamente e agendar alguns compromissos que normalmente adio por estar muito ocupado”, escreveu.

Ex-catador de lixo, Shoesmith precisou largar a faculdade de marketing por falta de dinheiro. O emprego na MEDL Mobile surgiu por meio de uma sugestão de aplicativo que ele fez à empresa. O programa para iPhone "Problem Halved" permite aos usuários compartilhar os seus problemas com outras pessoas. “Para a minha surpresa, o aplicativo atingiu o segundo lugar entre os mais baixados no iTunes no Reino Unido”, contou Shoesmith. “Devido à grande atenção da mídia que eu atraí, a MEDL Mobile me contratou como executivo de marketing”. Shoesmith ainda não anunciou quando começará o acampamento pelo iPhone 5. “A data de início é segredo e eu divulgarei no meu blog assim que toda a estrutura estiver montada. Pode ter certeza que irei acampar durante um bom tempo”. Shoesmith promete doar todos os produtos para a caridade assim que tiver o iPhone 5 em mãos.

Sérgio

quarta-feira, julho 27, 2011

Space Shuttle


Pessoal,

Que tal um passeio pelo Um passeio pela cabine do Space Shuttle Discovery? Clique AQUI.

Sérgio

Hyundai Veloster


Pessoal,

Vejam que legal... Começo a pensar nele, rsrsrs Achei ele lindo no comercial que está na TV. Matéria do Auto Esporte:

A sul-coreana Hyundai já prepara a chegada do modelo Veloster ao Brasil, antes mesmo de revelar qualquer tipo de informação sobre o modelo que concorrerá por aqui com os Mini Clubman e Cooper. O grupo Caoa, que representa a marca no país, começou a divulgar teasers na televisão e outras peças publicitárias em jornais e revistas. Segundo concessionárias consultadas pelo G1, o carro estará nas lojas em setembro e os preços vão variar entre R$ 75 mil e R$ 85 mil. O Veloster foi um dos principais destaques da Hyundai no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, e chamou bastante a atenção dos visitantes. O cupê três portas foi apresentado em 2007 como conceito e somente no salão norte-americano deu as caras na versão de produção. O carro já está no portfólio da montadora nos Estados Unidos e é uma das apostas para a marca crescer no país. Na Corei do Sul, ele foi lançado em março com o objetivo de atrair jovens consumidores. O modelo também será lançado na Europa este ano. A novidade é equipada com motor 1.6 de 138 cavalos de potência e tem injeção direta de combustível. O câmbio é manual de seis marchas e dupla embreagem. De acordo com a fabricante, o desenho do Veloster foi inspirado em uma moto. Um dos destaques da carroceria são as duas portas do lado do passageiro, enquanto do outro lado só há entrada para o motorista.

Sérgio

terça-feira, julho 26, 2011

Honda: recall New Civic?


Pessoal,

Será que só aqui não temos nenhum veículo envolvido? Agora preocupou, rsrsrs Matéria G1:

A Honda anunciou nesta segunda-feira (25) o recall de aproximadamente 200 mil veículos dos modelos Stream, Civic e Crossroad fabricados entre julho de 2008 e julho de 2010. De acordo com a montadora, as unidades apresentam um problema no motor que pode afetar o sistema de esfriamento ou causar a paralisação total do bloco. Somente no Japão serão convocadas 50.122 unidades, que terão os parafusos do propulsor substituídos. Também serão chamados aproximadamente 6.800 carros na Europa e cerca de 100 mil na América do Sul. A Honda do Brasil, no entanto, ainda analisa se o Civic fabricado no país foi atingido pelo problema. “Com relação ao recall anunciado hoje pela Honda Motor Co. (Japão), a Honda Automóveis do Brasil informa que está analisando a situação das unidades do modelo New Civic produzidas em território nacional. A empresa informará tão logo tenha uma posição”, diz a nota divulgada pela montadora na tarde desta segunda-feira.

Sérgio

Banheiros na Escócia


Pessoal,

E agora??? Lição do dia: na Escócia, vá ao banheiro sem estar muito apertado...

Sérgio

Lockheed Constellation


Pessoal,

Mais um vídeo mostrando como é bonito esse avião no Flight Simulator. Sou apaixonado pelo Lockheed Constellation.

Sérgio

Equilíbrio


Pessoal,

Ouvi dizer que é bom começar o dia bem equilibrado... Veio do blog Treta.

Sérgio

segunda-feira, julho 25, 2011

Born this way...


Pessoal,

Desta vez não é a Lady Gaga... São os X-Men. Ou, pelo menos, uma paródia deles. Já está pegando nos EUA, tem versão até mesmo sendo vendida no iTunes. Engraçado...

Sérgio

Sepak Takraw


Pessoal,

Esse não dá para encarar... Ou dá? Esse é o Sepak Takraw é uma espécie de futvolei de quadra (?), mais rápido e cheio de golpes ninja na bola, rsrsrs

Sérgio

Inimigos do HP


Pessoal,

Essa é ótima... Vi no blog Treta.

Sérgio

Uma partitura diferente


Pessoal,

Essa é a partitura da música Créu... Não corresponde à obra? rsrsrsrs

Sérgio

A Miss Brasil nua...


Pessoal,

A foto acima pode provocar a perda de um título de Miss Brasil. Polêmica ele já está causando... Vejam a matéria da revista Exame:

Mal foi coroada Miss Brasil 2011 neste sábado, Priscila Machado apareceu com os seios à mostra em uma foto que cricula pela internet, o que é não é permitido no regulamento do concurso de beleza. A foto causou polêmica e virou um dos temas mais comentados no microblog Twitter. A gaúcha de 25 anos alega, entretanto, nunca ter permitido a publicação da imagem, o que a isenta de culpa já que só seria considerada publicada depois de uma autorização da modelo. Segundo a nova miss, a foto que circula na internet foi tirada enquanto ela arrumava o cabelo. "Eu nunca posei para essa foto, então, ela deve ser considerada inexistente", explicou em nota.

Um dos organizadores do Miss Brasil, Boanerges Gaeta afirmou em comunicado que já sabia da existência da foto. "Não pode posar completamente nua, mas dependendo do tipo de trabalho não tem problema", disse. "Essa foto foi para uma campanha do câncer de mama." Em episódio semelhante, Vanessa Williams, primeira negra a ganhar o Miss America, em 1983, perdeu o título por ter posado nua antes de participar do concurso. A cantora e atriz renunciou ao posto duas semanas antes de sua sucessora ser oficialmente eleita.

Miss Universo - Caso o episódio seja ignorado pela organização do Miss Brasil, a gaúcha Priscila Machado será a respresentate brasileira no Miss Universo. O evento que vai reunir misses do mundo inteiro, será realizado em 12 de setembro em São Paulo. A coroação deste sábado reforça a tradição do Rio Grande do Sul no concurso, que lidera o ranking dos estados vencedores com 11 campeãs. Em seguida aparecem São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, cada um com oito misses Brasil. Além da coroa, Priscila Machado ganhou como prêmio uma viagem para Lisboa e R$ 200 mil em contratos de trabalho.

Sérgio

Tubarão fora d'agua...


Pessoal,

Impressionante a foto. Flagra feito pelo fotógrafo Steve Bloom, mostra um grande tubarão branco caçando uma foca na África do Sul. A imagem divulgada pela agência "Barcroft Media" mostra o predador saltando fora d'água para alcançar a presa. Fonte: G1.

Sérgio

domingo, julho 24, 2011

Lockheed Constellation


Pessoal,

Vejam que lindo... Acabei de instalar no meu Flight Simulator. Um show!!!

Sérgio

Quando...


... o Super-Homem vai rezar, a situação está mesmo feia, rsrsrs Valeu, Vicentinho.

Sérgio

Amy Winehouse


Pessoal,

Alguém tinha dúvidas que isso aconteceria e logo? Além de tudo, um péssimo exemplo para uma juventude de uma época onde as drogas são muito mais comuns do que em qualquer época do passado. Matéria do G1:

A cantora inglesa Amy Winehouse, encontrada morta neste sábado (23), tinha "sinais de vida" quando os paramédicos chegaram ao seu apartamento. As informações são do site TMZ, especializado em celebridades, citando fontes ligadas à investigação. Não há detalhes de quais sinais eram esses. No sábado, a polícia britânica emitiu comunicado dizendo que as especulações sobre as circunstâncias da morte da cantora ainda são "inadequadas". A declaração é uma resposta a veículos de imprensa que disseram que a morte da artista britânica - conhecida pelo abuso de drogas e bebidas - foi provocada por uma overdose.

A confirmação sobre a morte de Winehouse foi feita nesta manhã (horário de Brasília) por um porta-voz da Polícia Metropolitana. "A polícia foi chamada pelo serviço de emergência de Londres para o endereço na Camden Square pouco depois das 16h05 de hoje [horário local], sábado, 23 de julho, seguindo relatos de que uma mulher foi achada desacordada", dizia a primeira nota divulgada pela polícia de Londres. Segundo o texto, a cantora, de 27 anos, foi declarada morta ainda no local. As investigações, também segundo a nota, estariam em "estágio inicial" e a morte estaria "sendo tratada como não esclarecida."

Ainda de acordo com o TMZ, uma necrópsia no corpo da cantora seria realizada neste domingo (24). A publicação disse ainda que o pai da cantora, que estava em Nova York, estaria retornando a Londres. Durante a tarde e a noite de sábado, dezenas de fãs e curiosos se reuniram diante da casa onde Amy vivia, na Camden Square, para prestar as últimas homenagens. Havia muitos brasileiros. "Eu não esperava estar aqui e presenciar a remoção do corpo de Amy. Fiquei chocada", disse ao G1 estudante Vitória Cipolla, 28, que testemunhou o momento em que policiais carregaram o corpo de Amy para fora da residência. Marc Riddle, 26, que morava ao lado da casa de Amy, disse que "ela era uma boa menina". "Eu a vi por aqui diversas vezes. Nunca houve problemas", garantiu.

Rotina de escândalos

Alvo constante dos tabloides ingleses por sua rotina de abuso de drogas, brigas e escândalos conjugais com o ex-marido, Blake Fielder-Civil, também viciado em drogas, Amy foi presa por duas vezes em 2008. Um dos seus principais hits, "Rehab", falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação. A faixa está no álbum "Back to black", de 2006, último lançado pela cantora. Rumores sobre um próximo álbum circulavam há tempos, mas uma das poucas gravações oficiais de Amy a ver a luz no período foi um cover de "It's my party", incluída em um disco do produtor Quincy Jones, lançado no ano passado. De acordo com o semanário musical "NME", o terceiro álbum da cantora teria sido concluído, mas enfrentava problemas de finalização por conta da rotina tumultuada de Amy.

Sérgio

Escultura causa acidente


Pessoal,

Que coisa estranha... Também é do G1:

Uma escultura instalada em uma ponte em Council Bluffs, no estado de Iowa (EUA), foi alvo de críticas por ser feia e assustadora. A obra ganhou o apelido de "mãos de Freddy Krueger", personagem de terror do filme "A Hora do Pesadelo", segundo a emissora "KETV". "Parecem as mãos de Freddy Krueger descendo, tentando pegar alguém", disse Chris Ragle. Um homem alegou que bateu em outro veículo porque se distraiu por causa da escultura. No entanto os responsáveis pela instalação da obra se defendem. Segundo Todd Graham, a escultura gerou uma série de críticas, tanto positivas quanto negativas. "A arte pública gera diálogo e discussão. No início, as novas instalações, muitas vezes, geram críticas negativas", disse Graham, lembrando que a Torre Eiffel, cartão postal de Paris (França), também gerou reações negativas quando foi construída.

Sérgio

Nua no subway


Pessoal,

Essa vi no G1:

Um vídeo publicado no YouTube na sexta-feira (22), aparentemente feito com uma câmera de celular, mostra uma mulher tirando a parte de baixo da roupa dentro de um dos vagões do metrô de Nova York. O video foi divulgado pelo site de humor americano "Gawker", que relaciona o episódio com a onda de calor que atinge os Estados Unidos, onde a sensação térmica tem batido os 44° Celsius. "Nâo, esta não é a coisa mais educada a fazer num metrô. Mas em dias abafados como este, você consegue realmente culpá-la?", questiona o site.

Sérgio

sexta-feira, julho 22, 2011

Fechadura Eletrônica


Pessoal,

Vejam que show... É da Samsung.

Sérgio

Batman: Cavaleiro das Trevas


Pessoal,

Vem aí o novo Batman, Vejam o trailer.

A Warner Bros. divulgou nesta segunda-feira (18), no Facebook, o primeiro teaser oficial do filme "The Dark Knight rises", sequência do sucesso "Batman - O cavaleiro das trevas", de 2008. Assista ao vídeo. Estrelado por Christian Bale, o longa-metragem encerra a trilogia do super-herói Batman assinada pelo diretor Christopher Nolan. A estreia nos cinemas é prevista para julho de 2012. O elenco também traz Gary Oldman, que repete o papel de Comissário Gordon, Morgan Freeman, como Lucius Fox, e Michael Caine, como Alfred, além de Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt e Marion Cotillard, que atuam pela primeira vez na franquia.

Sérgio

Tubarão no barco


Pessoal,

Vejam só o que aconteceu e cuidado: agora eles voam, rsrsrs Deu no G1:

Um tubarão branco de 500 kg e três metros de comprimento conseguiu pular dentro de um barco de pesquisa na África do Sul, na última segunda-feira (18). O fato ocorreu enquanto pesquisadores da vida marinha trabalhavam na cidade costeira de Mossel Bay, no sudeste do país, em um projeto que visa identificar tubarões brancos e analisar as populações da espécie na África do Sul. A especialista de campo Dorien Schroder e outros seis tripulantes atiravam sardinhas ao mar para atrair tubarões e, desta forma, fazer fotos de suas barbatanas dorsais para identificar cada um deles e estimar quantos tubarões vivem na baía da região. 'Geralmente, quando fazemos isto, um certo número de tubarões fica em volta do barco', disse à BBC Schroder, que faz pesquisas para a organização Oceans Research, como parte do Projeto Grande Tubarão Branco. 'Foi quando ouvi um barulho e, quando me virei, um grande tubarão branco estava no ar, logo acima de uma das minhas estagiárias.' Schroder conta que, 'por sorte, a estagiária deu um passo em minha direção', e, devido a isso, o tubarão não caiu em cima dela. 'Mais tarde, ela me disse que pensou que eu saberia o que fazer, e por isso foi na minha direção.'

Pedido de Ajuda

A pesquisadora agarrou a estagiária pela camiseta e a levou até outra parte do barco. O tubarão, por sua vez, caiu e inicialmente ficou com metade do corpo dentro do barco. Mas, segundo Schroder, 'devido ao fato de os tubarões apenas de moverem para frente, ele entrou totalmente no barco'. 'E, claro, ele estava em pânico, não pensou que cairia no barco, (o tubarão) pensou que cairia na água. Então ele ficou se debatendo', disse. 'Todos os estagiários foram para outra parte do barco e nós esperamos o tubarão se acalmar para fazermos alguma coisa', afirmou. No entanto, devido ao peso do tubarão, Dorien e os estagiários tiveram de pedir ajuda para tirá-lo do barco. Pelo rádio, a pesquisadora chamou outros dois cientistas da Oceans Research que estavam em terra, e um dos diretores da organização, Ryan Johnson, foi para o local. 'Nós recebemos um pedido de socorro pelo rádio, da Dorien, fomos até lá e, em quatro pessoas, esperávamos tirar o tubarão (do barco). Mas, quando chegamos lá e vimos a situação, percebemos que não ia ser assim: ele tinha três metros e 500 kg e queria morder', disse Johnson à BBC. 'Depois de algumas tentativas de jogar ele de volta ao mar, entramos em contato com as autoridades portuárias e pedimos ajuda (para tirar o tubarão do barco).'

O cientista afirma que deve ter sido uma 'experiência incrivelmente estressante para o tubarão' e diz que os cientistas tentaram jogar água no tubarão durante todo o tempo. Segundo Johnson, depois de conseguir mais ajuda junto a um barco de pesca, o tubarão foi retirado do barco pela cauda, pendurado em cordas. O diretor da Ocean Research diz que o tubarão estava desorientado e estressado devido à experiência dentro do barco. 'Devido ao estresse que ele passou, ele nadou pela baía, que era um lugar estranho para ele), e em direção à praia', afirma Johnson. Os cientistas foram então para a água, a fim de tentar ajudar o tubarão a sair da praia. Depois de algumas tentativas sem sucesso, eles decidiram amarrar o animal em um dos barcos e levá-lo ao mar, onde ele foi solto. Schroder disse à BBC que, depois do encontro com o grande tubarão, o barco já está de volta à água. 'Algumas coisas se quebraram, a fibra de vidro se rompeu quando o tubarão caiu lá, mas consertamos no mesmo dia e ele (o barco) já voltou para a água', disse.

Sérgio

Último pouso...


Pessoal,

O final de uma era. Matéria do G1:

Agora acabou. Pela última vez, um ônibus espacial da Nasa fez seu pouso no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 6h56 (horário de Brasília). O Atlantis encerrou uma missão histórica de 13 dias e agora vai virar peça de museu. "Missão cumprida, Houston", foram as palavras do comandante Chris Ferguson assim que a nave pousou. "O ônibus espacial mudou como vimos o mundo e mudou como vimos o espaço." Ferguson também lembrou os outros ônibus espaciais. "Obrigado Columbia, Challenger, Discovery e Endeavour", afirmou após o pouso.

Em resposta, o controle da missão parabenizou a tripulação. "Aproveitamos esta oportunidade para parabenizar a vocês, Atlantis, assim como os milhares de indivíduos apaixonados em toda esta nação exploradora do espaço que realmente deram poder a esta espaçonave incrível que, por três décadas, inspirou milhões por todo o globo", disse o astronauta responsável pela comunicação com a nave, Barry Wilmore. "O Atlantis está em casa, sua jornada está completa. Este é um momento para ser apreciado", Milhares de pessoas se reuniram na cidade de Cabo Canaveral para acompanhar o pouso. Na transmissão da Nasa, o clima foi de nostalgia. Não há previsão de quando uma nova missão ao espaço com seres humanos será organizada pelos Estados Unidos. A nave levou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) o módulo Rafaello carregado de toneladas de equipamentos para abastecer o complexo orbital. A partir de agora, todas as viagens à ISS serão feitas pelas naves russas Soyuz. Ao todo, quatro astronautas estiveram a bordo, além do comandante Christopher Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim.

Sérgio

terça-feira, julho 19, 2011

Notebook duplo

Pessoal,

Vejam onde chegou a tecnologia. Eu não abro mão de duas telas, ao menos no trabalho. Mas, num notebook. E vejam o precinho...Matéria G1:

A empresa gScreen lançou um notebook com duas telas de 17 polegadas que permite ao usuário trabalhar com dois monitores lado a lado, simultaneamente. A segunda tela do 'SpaceBook' desliza e transforma o aparelho em um notebook de duas telas. O aparelho, de 4,5 quilos, também pode ser utilizado na forma tradicional, com apenas um monitor. O notebook permite que o usuário mantenha um arquivo aberto em uma tela enquanto na outra ele escaneia fotos. Permite, também, assistir a um filme em um monitor enquanto no outro ele escreve um e-mail. O modelo com 4GB de memória RAM custa US$ 2.395. A versão mais completa, com 8GB sai por US$ 2.795.

Sérgio

Crianças crescidas


Pessoal,

Dois sem noção em brinquedo de criança...

Sérgio

Involução

Pessoal,

Para mim, isso é um passo rumo à ignorância... Matéria do Olhar Digital:

O estado de Indiana, nos Estados Unidos, decidiu tornar o ensino de letra cursiva opcional e incentivar a digitação, de acordo com o DailyTech. Os defensores da lei argumentam que as crianças atualmente usam pouco caneta e papel e fazem a maior parte dos trabalhos no computador. Por isso, aprender a digitar mais rápido pode ser mais importante. Opositores da lei argumentam que as letras de mão fazem parte de uma tradição e representam parte da personalidade das pessoas. Além disso, sem saber letra cursiva as pessoas não conseguiriam assinar o próprio nome. Outros 40 estados norte-americanos devem seguir a decisão de Indiana e tornar opcional o ensino de letra de mão. A escrita em letras de forma, porém, continuará sendo ensinada.

Sérgio

segunda-feira, julho 18, 2011

Walking Dead - Season 02


Pessoal,

Vem aí o Walking Dead, segunda temporada. Mal posso esperar...

Sérgio

Meu pequeno Bing!!!


Pessoal,

Para os fãs de Friends, e não é o Chandler. O Olhar Digital disse que tem artista e loucos pelo mundo dando nome para os filhos de "Like" e até "Google". O mais recente se chama "Bing", como o buscador da Microsoft. Eu uma vez conheci uma garota de Dallas chamada "Rain" (chuva)... Os pais deviam ser hippies, rsrsrs

Bebês com nomes estranhos existem aos montes. Recentemente, ícones da cultura high-tech passaram a batizar os pequenos: "Like" e "Google" são apenas alguns exemplos. Mas o recém-nascido da vez é filho de duas celebridades conhecidas mundialmente: Kate Hudson e Matthew Bellamy. O garoto recebeu o nome de Bingham "Bing" Hawn Bellamy, idêntico ao buscador da Microsoft. Bellamy declarou que seu filho recebeu esse nome porque queria fazer uma homenagem à  sua família. Em seu Twitter, ele escreveu: "Para os que querem saber, Bingham era o nome do meio de minha mãe e Bing Russell era pai de Kate." Bing nasceu com cerca de 3 kg no dia 19 de julho, "depois de 4,5 horas de muita força", declarou Matt, também em seu Twitter.

Sérgio

Até na lápide???


Pessoal,

Enterro hi-tech? Eu, hein... Veio do Olhar Digital:

A tecnologia está quebrando barreiras, e está presente até mesmo em lugares inusitados - neste caso, em um cemitério de Haifa, em Israel. Yoav Medan perdeu sua mãe em junho do ano passado. Na dúvida do que colocar na lápide, Yoav decidiu implementar um elemento high-tech aos dizeres: um código QR protegido por uma pequena placa de vidro. Ao escanear o código QR, o software leitor faz o redirecionamento para um site que serve como tributo a Judith, mãe de Yoav. Ele pretende rechear a página com histórias, curiosidades e fotos dela: "Eu não sabia o que escrever na lápide e nunca agradaria a todos. Mas o código é totalmente dinâmico e pode estender-se além do tempo", disse Yoav ao TED Global. O israelense acredita que o memorial na web, junto ao código QR, vai ajudar a criar uma história duradoura sobre sua mãe e que isso vai durar por muitas gerações. Ele disse que está preocupado em como ela será lembrada daqui a 20 ou 40 anos e que queria colocar o que está em sua memória em um lugar que ninguém esquecesse.

Sérgio

Boeing 757-200 Northwest


Pessoal,

Mais um kit terminado nos últimos dias. Este é um Boeing 757-200 da Northwest Airlines, na pintura atual da empresa. Difícil de acertar o tom, fui encontrar em uma tinta automotiva da VW do Gol anos 90, um tom de branco perolado. Quer ver mais fotos? Clique AQUI e veja no Hangar de Plástico.

Sérgio

Quem ri por último...


Pessoal,

Até no Japão? É o fim dos tempos, então... Mas, o vídeo é engraçado.

Sérgio

domingo, julho 17, 2011

EAB São José dos Campos 2011


Pessoal,

A belíssima imagem acima foi tirada na EAB, a feira internacional de aviação de São José dos Campos, ontem. Estávamos eu, a Olivia e a Stella, depois do cinema (a baixinha viu o novo Harry Potter em 3D - só diversão!!!). A foto mostra aeronaves T-6 da Esquadrilha Oi vindo para pouso num belo pôr do Sol. Veja mais fotos no Hangar de Plástico clicando AQUI.

Sérgio




TAM JJ3454: Quatro anos


Pessoal,

Hoje é dia 17 de julho. Às 18h51, o voo JJ3054 terminou de forma inesperada: em uma tragédia que matou 187 pessoas. Saiba mais abaixo ou visite a matéria especial do Fórum Hangar de Plástico clicando AQUI.

O voo TAM JJ3054 era operado pela companhia brasileira TAM Linhas Aéreas, utilizando uma aeronave de passageiros Airbus A320-233, prefixo PR-MBK, que em um voo em 17 de julho de 2007, entre as cidades de Porto Alegre e São Paulo, ultrapassou o final da pista durante o pouso, vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista, no lado oposto da avenida que delimita o aeroporto. Estavam no aparelho 187 pessoas; não houve sobreviventes. Houve ainda outras 12 mortes no solo. O voo 3054 foi o pior acidente aéreo da história da América Latina por 22 meses, até o Voo Air France 447 em 31 de maio de 2009. A investigação apurou que a causa do acidente foi o posicionamento incorreto dos manetes que controlam os motores da aeronave, sem concluir definitivamente se houve uma falha humana ou do equipamento.

O avião era um Airbus A320-233 registrado como PR-MBK e número de série do fabricante 789. A aeronave foi construída em fevereiro de 1998. Entrou em serviço a 25 de março de 1998, na TACA, com o prefixo N454TA. Em 3 de dezembro de 2003, passou voar com o prefixo VN-A168, pela Pacific Airlines. Foi adquirido posteriormente pela Pegasus Aviation. Estava em serviço na TAM desde dezembro de 2006, e, até a data do acidente possuía 26.320 horas de voo. Sua próxima revisão geral estava marcada para 2008. O avião acidentado apresentava um defeito no reversor do motor direito desde o dia 13 de julho de 2007. A falha havia sido detectada pelo sistema eletrônico de checagem da própria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o reversor direito desligado.

O ACIDENTE

A aeronave Airbus A320 da TAM, voo 3054, saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre às 17h16 com destino ao Aeroporto Internacional de Congonhas em São Paulo. Já era noite quando a aeronave pousou na pista 35L, às 18h51. Com dificuldades na frenagem, fez uma curva para esquerda e saiu da pista em seu terço final, percorrendo por sobre parte de um gramado. Após cruzar sobrevoando a avenida Washington Luís, que ladeia o aeroporto, a aeronave atingiu parte da cobertura de um posto de gasolina e em seguida chocou-se contra um prédio da TAM Express (serviço de carga da própria TAM), situados no lado oposto da avenida. Ao cruzar a avenida Washington Luís, o avião atingiu ainda a parte superior de alguns automóveis.

A aeronave possuía "sobra" de combustível na hora do pouso, e o choque do avião com o prédio de quatro andares da TAM Express causou um grande incêndio no local. O incêndio comprometeu a estrutura do prédio, que foi implodido posteriormente. No momento da queda o Airbus da TAM transportava uma quantidade de combustível muito superior ao que seria necessário para ir de Porto Alegre a São Paulo, este fato potencializou as consequências da explosão e do incêndio ocorrido após a colisão com o prédio da TAM em terra. O excesso de querosene nos tanques da aeronave, mesmo não descumprindo nenhuma norma da aviação, apresenta um risco adicional desnecessário, mesmo representando uma prática relativamente comum dentre as grandes companhias aéreas brasileiras. Atualmente alguns Estados cobram alíquotas de ICMS do querosene diferentes. No Rio Grande do Sul, é de 17%, enquanto que em São Paulo é de 25%, em Minas 3% e no Rio de Janeiro 4%. No dia seguinte do acidente, a TAM alterou o número do voo que faz a rota entre Porto Alegre e São Paulo. Deixando de identificar como JJ 3054 e passando a ser identificada pela sigla JJ 3046.

AS VÍTIMAS

Entre as vítimas do acidente estão as pessoas que tripulavam a aeronave, pessoas que trabalhavam no prédio da TAM Express e um taxista que estava no posto de gasolina ao lado. Muitas pessoas que passavam de carro ou a pé na avenida Washington Luís no momento da queda não sofreram lesões graves, pois o avião passou sobre a avenida. Nenhum funcionário do posto de gasolina se feriu. Todas as 187 pessoas que estavam no avião morreram na colisão com o prédio. Onze pessoas que trabalhavam no prédio da TAM Express e um taxista que estava no posto de gasolina ao lado morreram na colisão. No total, o acidente causou a morte de 199 pessoas. Entre diversos empresários e dirigentes de empresas, estavam presentes no voo o deputado federal Júlio Redecker, do PSDB do Rio Grande do Sul, o ex-presidente do Sport Club Internacional Paulo Rogério Amoretty Souza e o diretor da regional gaúcha do SBT João Roberto Brito.

É certo que a temperatura no local do acidente, em decorrência do incêndio, chegou aos dois mil graus Celsiusnecessita fontes, ponto de fusão do material titânio, que foi encontrados fundido entre os escombros. O IML realizou exames (ADN (DNA), arcada dentária e impressão digital) para identificar os mortos, além da identificação feita por parentes das vítimas. No total, 195 vítimas foram identificadas. em 16 de setembro, o IML comunicou oficialmente aos familiares das quatro vítimas não identificadas que não foram localizados fragmentos dos mesmos em todo o material analisado, dando assim por concluído o trabalho de identificação das vítimas da tragédia.

OS SOBREVIVENTES

Um motorista de táxi que transportava duas pessoas ao Aeroporto, disse ter "nascido de novo", após sair ileso da colisão do avião da TAM com seu veículo, que teve parte da lataria avariada e os vidros destruídos. além do taxista, outra motorista teve seu carro atingido pelo avião, tendo sofrido apenas leves escoriações, apesar de seu carro ter saído com o teto amassado.
Outras pessoas que passavam pelo local do acidente, mas não eram passageiros nem tripulantes do voo 3054, foram atendidas, sendo que três delas estavam em estado grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

INVESTIGAÇÃO

Diversas causas foram apontadas para que o acidente acontecesse. Em ordem de aparecimento, foram: a falta de ranhuras na nova pista do Aeroporto de Congonhas; a desativação do reversor do motor direito da aeronave; uma falha humana do piloto, que supostamente teria posicionado o manete do motor com o reversor desativado em posição diferente da recomendada no manual do Airbus. Esta hipótese foi levantada pela Revista Veja, após a análise da caixa preta realizada nos Estados Unidos da América; falha nos freios mecânicos e falha nos spoilers, que realizam a frenagem aerodinâmica. No dia seguinte ao acidente, a revelação de um vídeo da vigilância do aeroporto mostrou os últimos momentos do avião na pista do aeroporto, em velocidade aparentemente acima do normal para o pouso. Chovia pouco na hora do acidente, e a hipótese de aquaplanagem foi cogitada.

A PISTA DO AEROPORTO

Quinze dias antes do acidente, a nova pista do Aeroporto de Congonhas havia sido liberada, após uma grande reforma que custara aproximadamente 19 milhões de reais. O início das operações se deu sem a finalização de um item — a construção de ranhuras (grooving/strips), que fazem com que haja uma maior escoamento da água, causando o aumento da aderência entre a aeronave e a pista, diminuindo o risco de aquaplanagem. Logo após o acidente, as especulações de suas causas giravam em torno da pista recém-reformada do aeroporto de Congonhas. A mídia criticou o governo e as condições da pista do aeroporto de Congonhas, supostamente liberada precocemente para uso.

Na manhã seguinte ao acidente, o presidente Lula solicitou à Polícia Federal uma investigação sobre a entrega das obras do aeroporto. Segundo nota oficial, "havia suspeitas de que a entrega da pista principal do aeroporto sem o chamado 'grooving' tenha colaborado com o acidente". Outro fato que contribuiu para as especulações sobre a pista de Congonhas foi que, no dia anterior ao acidente, uma aeronave modelo ATR-42 da empresa Pantanal Linhas Aéreas havia derrapado nesta mesma pista, provocando o fechamento do aeroporto por vinte minutos. Chovia no momento da derrapagem e uma das possíveis causas apontadas foi a aquaplanagem. Cinco minutos antes do acidente, foi solicitado à Infraero que fizesse uma medição da camada de água na pista para, se necessário, providenciar a suspensão dos pousos e decolagens. A medição foi feita, as condições foram consideradas adequadas pelos técnicos e as operações de pouso e decolagens não foram interrompidas.

O REVERSOR

Através de investigações posteriores, descobriu-se que o avião acidentado tinha um defeito no reversor do motor direito desde o último dia 13. A falha havia sido detectada pelo sistema eletrônico de checagem da própria aeronave, que continuou voando nos dias seguintes, com o reversor direito desligado conforme possibilidade sugerida pelo fabricante do avião. A mídia apontou que este defeito teria causado, um dia antes ao acidente, dificuldades para que o mesmo avião conseguisse efetuar o pouso, tendo sido possível a parada completa da aeronave somente nos últimos metros da pista. Segundo notas oficiais, o piloto relatou: "Tomamos um susto, a pista estava muito escorregadia."

Rapidamente essa reviravolta nas investigações virou manchete de vários jornais por todo o país:

- O Estado de S. Paulo: "Airbus da TAM voava com defeito no freio aerodinâmico"
- Folha de S. Paulo: "Avião da TAM tinha falha na frenagem"

Em entrevista, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, presidente do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), disse que o desligamento do reversor não impediu a ocorrência de pouso. Segundo ele, "o reverso é um brinde para o piloto. A aeronave tem de ser capaz de uma operação sem a utilização dos reversos". Segundo investigações, o avião acidentado tinha abortado uma decolagem vinte dias antes, no Aeroporto Internacional dos Guararapes no Recife, quando já estava em alta velocidade. Segundo a TAM, uma luz de advertência acesa no painel levou o piloto a abortar a decolagem no dia 24 de junho, indicando falha no sistema hidráulico. No dia 14 de julho, no Aeroporto de Congonhas, uma equipe de mecânicos detectou um vazamento de óleo no sistema hidráulico do reversor direito. O reversor foi então travado (desativado), seguindo instruções da TAM. Com o reversor direito desativado, a aeronave passou por diversos aeroportos do país, até chegar a Confins e Congonhas, no dia 16, quando dois pilotos não relataram problemas na aeronave.

OUTROS FATORES

Uma das hipóteses cogitadas, consoante antecipou a edição 2019 da Revista Veja, que chegou às bancas na tarde do dia 28 de Julho, datado do dia 1º de Agosto, é que o comandante cometeu um erro induzido pelo travamento do reverso do motor direito. No pouso, apenas o manete da turbina esquerda deveria estar em posição de aceleração, para auxiliar a frenagem com o reverso correspondente, enquanto o da direita deveria estar obrigatoriamente em marcha lenta. O piloto teria pousado o avião com o manete dessa turbina em posição de aceleração, por isso não conseguiu frear o aparelho. Isso também explica a curva à esquerda do avião ao sair da pista: a turbina esquerda freava o Airbus, a outra o acelerava. Na gravação do diálogo da cabine, entre piloto e co-piloto, ouve-se, justo no momento do pouso, a frase "reverso número um apenas" que teria induzido ao erro de manusear apenas o manete deste reverso, deixando o outro em posição de aceleração.

Este tipo de problema já causou pelo menos outros três acidentes, todos com modelos A320. O primeiro foi nas Filipinas, com o voo 137 da Philippine Airlines, a 22 de março de 1998, ocasião em que morreram três pessoas que não estavam a bordo. O segundo foi a 28 de agosto de 2002, em Fênix, Estados Unidos, no voo 794 da America West Airlines, sem mortes. O terceiro aconteceu a 18 de outubro de 2004, em Taipei–Taiwan, com o voo 536 da TransAsia Airways, também sem vítimas: voo 536, relatório final. Outros acidentes com A320 derivados de falha na fase de frenagem, resultando em ultrapassagem da pista de pouso, aconteceram a 14 de setembro de 1993, no voo 2904 da Lufthansa; a 19 de dezembro de 1996, em um voo da Mexicana; a 21 de maio de 1998, no voo 4064 da Air UK Leisure e a 26 de outubro de 1999, em um voo da Indian Airlines.

No dia 24 de julho de 2007, a fabricante da aeronave Airbus divulgou um documento sobre a posição correta do manete quando o reverso estiver travado (desativado), explicando que deve ser utilizado em ponto morto durante o pouso. O alerta do fabricante associado aos acidentes repetidos manifestaria um problema de usabilidade disfarçado de erro humano, posto que, apesar de dispor de um sistema computacional altamente sofisticado, este ainda não alertaria o piloto quando há uma disparidade tal como ocorre quando as turbinas atuam de forma completamente contrárias.

No caso do voo 3054, a aproximação foi feita normalmente sob o controle do Auto Thrust (controle automatizado da potência das turbinas). Durante todo o voo o software controla automaticamente a potência dos motores, e as manentes permanecem estacionadas na posição "CLIMB". A poucos metros do solo os manetes permaneciam na mesma posição (o que é correto) e a potência nas duas turbinas, sob o comando do Auto Thrust, era baixa, o suficiente apenas para manter a menor velocidade de sustentação da aeronave. Instantes antes de tocar o solo o sistema da aeronave disparou o alerta "RETARD!" duas vezes, que significa que o piloto deveria trazer ambos manetes para a posição "IDLE", mas o piloto trouxe apenas o manete esquerdo para o "IDLE", deixando o direito onde estava, em "CLIMB". Este procedimento contraria o manual de operações da aeronave e o treinamento recebido. A seguir, o computador detectou que o manete da direita estava acima do "idle" (marcha lenta) e presumiu que o piloto não pretendia pousar. Em frações de segundo foram desabilitados tanto os spoilers (que são freios aerodinâmicos) quanto os freios automáticos mecânicos (que atuam sobre as rodas). Para piorar a situação, sem qualquer aviso e sem a intervenção do piloto, o software da aeronave aumentou dramaticamente a potência (EPR) da turbina direita instantes após o toque das rodas traseiras, presumindo talvez que o piloto buscava uma arremetida. Esta aceleração inesperada e automática durou três segundos e meio. Após tocar com as rodas dianteiras no solo o piloto acionou o reverso da turbina esquerda. A aceleração automática da turbina direita reduziu um pouco a potência, mas manteve-se em um padrão incompatível com o pouso. Como não perceberam que a turbina da direita permanecia acelerada furtivamente, os pilotos voltaram suas atenções para a condição da pista e para a inoperância dos spoilers e dos freios automáticos mecânicos, lutando desesperadamente para frear manualmente a aeronave e mantê-la no eixo de pouso, uma vez que a aceleração da turbina direita associada ao reverso da esquerda desviaram irremediavelmente a trajetória da aeronave para a grama e para o seu destino fatídico.

O maior desastre da aviação brasileira foi resultado de vários fatores, numa combinação fatal:

A Aeronave voava há vários dias com o reverso direito defeituoso e pinado, quando o ideal é que fosse feita a sua manutenção imediatamente. Mas a manutenção imediata não é obrigatória, sendo que a Airbus considera seguro operar com um reverso apenas. Mesmo com a pista curta, molhada e escorregadia de Congonhas, a aeronave seria capaz de pousar, pois o seu peso estava dentro dos parâmetros de segurança, desde que os demais sistemas de desaceleração (spoilers e freios) funcionassem corretamente. Portanto, esta condição da aeronave praticamente anulava qualquer margem para erros.

A pista de Congonhas, que é curta, necessitava de uma reforma, pois a deficiência das ranhuras (grooving) diminuía a eficiência dos freios mecânicos, que atuam sobre as rodas, pneus e solo. Alardeada constantemente como molhada e escorregadia pelo controle de tráfego aéreo, criou-se uma sensação de perigo iminente claramente identificável pelos diálogos gravados na cabine. Todavia, mesmo molhada e escorregadia, em condições normais a aeronave (com um reverso pinado e o peso dentro dos parâmetros) conseguiria frear. Mas esta condição da pista praticamente anulava qualquer margem para erros.

O piloto não seguiu aos procedimentos da aeronave, e deixou o manete direito na posição "CLIMB", mesmo depois de advertido duas vezes pelo alerta "RETARD". Além disso, a posição do manete também desabilitou outros dois sistemas vitais para a desaceleração: os spoilers e o freio automático. Por outro lado, as turbinas que estavam com pouca potência, comandadas pelo Auto Thrust, subitamente foram aceleradas total e furtivamente pelo software após o toque no solo.

O software do Airbus não gerenciou corretamente a situação anômala de ter um manete no "IDLE" e outro no "CLIMB", considerando-se a velocidade e a altitude. Interpretando erroneamente que o piloto pedia mais potência, aplicou aceleração total sorrateiramente, e mesmo com o reverso acionado permaneceu em aceleração. Isto é incompreensível, pois em caso de arremetida o procedimento previsto é mover o manete totalmente para a frente, para a posição "Go-Around". Assim, mesmo em "CLIMB", a aceleração total e automática da turbina se constitui em uma armadilha silenciosa que já vitimou centenas de pessoas em vários acidentes semelhantes.

Como conclusão geral, acredita-se que a falha do piloto foi desencadeada pela ausência do reverso direito e potencializada tanto pelas características e condições da pista, como também pelo gerenciamento equivocado realizado pelo software da aeronave.


Sérgio