segunda-feira, agosto 02, 2010

Blackberry

Pessoal,

Muita gente não se dá conta, mas a tecnologia tem seus desafios e problemas. O usuário "típico" não costuma usar mais do que 10 a 20% dos recursos de seu aparelho, mesmo que seja um smartphone. Já os iniciados, sejam eles bem ou mal intencionados, podem usar TODOS os recursos dos aparelhos e ainda adicionar alguns, o que coloca em risco muita coisa, dependendo da plataforma usada. A notícia abaixo, extraída do site G1 mostra que o Blackberry, por exemplo, será afetado por uma decisão dos Emirados Árabes, que está preocupada com as possibilidades que o aparelho abre nas mãos de pessoas mal intencionadas. É para pensar...

Sérgio

O Emirados Árabes, durante muito tempo considerado uma das economias mais amigáveis para os negócios no Oriente Médio, anunciou neste domingo (1º), que a partir de outubro irá impedir os proprietários de BlackBerry a enviarem e receberem e-mails e outras mensagens e a navegar na Internet. Segundo o governo, a segurança nacional não consegue acompanhar adequedamente os recursos do dispositivo eletrônico cada vez mais popular no país. "A decisão de hoje é baseada no fato de que, em sua versão atual, alguns serviços do BlackBerry permitem que seus usuários ajam sem qualquer responsabilidade legal, causando problemas judiciais, sociais e nacionais para a segurança dos Emirados Árabes Unidos", diz o comunicado no site da agência que controla as telecomunicações no país.

De acordo com o "New York Times", a proibição não teria qualquer efeito sobre outros smartphones que podem acessar e-mail e navegar na internet, já que o serviço do BlackBerry é o único que permite enviar dados a outros usuários no exterior, ficando fora do monitoramento do país. O serviço de mensagens, que permite a usuários enviar torpedos para outros aparelhos BlackBerry gratuitamente usa dados criptografados que são processados em um servidor no Canadá. O comunicado não esclarece se os usuários de aparelhos que estivem fora do país serão prejudicados. A companhia canadense Research In Motion, fabricante do BlackBerry, ainda não se manifestou.

Há um semana, o governo já havia informado que o BlackBerry poderia ser usado para atividades que representem riscos à segurança dos Emirados Árabes Unidos. O governo do Barein fez um alerta em abril contra o uso do BlackBerry Messenger para distribuição de notícias locais, atraindo críticas sobre liberdade de imprensa feitas pela associação Repórteres Sem Fronteiras, que considerou o alerta como um ato de censura. O aviso do Barein disparou preocupações de que outros países do Golfo Pérsico também possam considerar medidas para redução no uso de certos aplicativos do BlackBerry, que tem 20% de participação no mercado global de smartphones, atrás da Nokia. "Em decorrência da maneira como os dados do BlackBerry são administrados e armazenados, certos aplicativos do BlackBerry permitem que as pessoas façam uso indevido do aparelho, causando sérias repercussões sociais, judiciais e à segurança nacional", disse o comunicado. Neste mês, a RIM informou que estava se preparando para lançar uma loja de aplicativos e serviços de internet na China, como parte da estratégia da empresa para reforçar suas operações no maior mercado celular do mundo.

Nenhum comentário: