sexta-feira, agosto 13, 2010

Sexta-Feira 13!!!

Pessoal,

É... Hoje é sexta-feira 13!!! Particularmente, não tenho nada contra este dia, rsrsrs Aliás, difícil ser pior do que a quinta-feira 12 que tive, rsrsrs (exceto a noite que foi sensacional entre amigos e família...). Mas, então qual a razão desse mito todo? Em uma rápida pesquisa descobri algumas coisas que pode dar a pista: uns dizem que esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, por óbvio uma sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo Rei Filipe IV da França. Com isso, seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, de modo trágico.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos, rsrsrsr. Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela teria passado a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa e aí... Por via das dúvidas, se cuida hoje!!!

Sérgio

PS: A linda foto deste post mostra uma chuva de meteoros que recebeu o nome de Perseidas, que ocorreu no início da madrugada de HOJE. Acima ela como vista sobre Stonehenge, na planície de Salisbury, ao sul da Inglaterra. Foto de exposição longa, de autoria de Doherty Kieran da agência Reuters. Absolutamente maravilhosa...

Nenhum comentário: