sábado, agosto 14, 2010

Sentir-se Amado

Sabe,

Dizer que se ama uma pessoa basta? Só em palavras não! Há os que pensam ser amados só porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas, saber-se amado por palavras é uma coisa, sentir-se amado de verdade é outra. Entre essas duas situações há uma diferença diametral, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que exista a possibilidade de que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois. Se não há espaço para o sonho, então também não haverá para o amor. E amar, quando se tem aquela fagulha inexplicável pelo outro, também é uma decisão e, como tal, será possível mantê-lo vivo, se cuidarmos do sentimento, do outro e de nós mesmos.

Sente-se amado quem se sente livre para expor-se, falar, rir, chorar, acreditar. Quem quer estar junto, criar uma família (ainda que seja de apenas dois), quem não se sente aprisionado nos braços do seu amor, quem se entrega e se permite mostrar como é, sem medo. Sente-se amado quem não espera perfeição do outro e nem se cobra ser perfeito. Quem entende que todos tem suas deficiências, mas que são as qualidades de caráter que definem se o amor viverá ou não. E, aí, acredita!

Sente-se amado é quem sente que a pessoa tem interesse real na sua vida, gosta de você sem motivos além de você ser a pessoa que é, zela pela sua felicidade, se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severo consigo mesmo, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sente-se amado quem sabe rir das coisas, juntos. É sentir-se acompanhado por uma amizade verdadeira de alguém que está ali para você, prestando atenção na sua realidade e nos seus sonhos. Sentir-se amado é ver que a pessoa especial ao seu lado lembra de coisas que você contou dois anos atrás. É vê-la tentar reconciliar você com sua família, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Hoje, eu me sinto amado!

Sérgio

Nenhum comentário: