quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Red Tails


O filme Red Tails, que conta a história dos pilotos negros (ou melhor, afro descendentes) do Tuskegee Air Group está passando desde 20 de janeiro nos Estados Unidos, mas aqui não há data para chegar. Conhece essa história? Leia mais abaixo e veja a imagem do meu exemplar de uma aeronave P-51B Mustang do grupo.

Em 1940, o presidente Franklin D. Roosevelt ordenou a criação de uma unidade aérea só de negros. Nascia assim o famoso 99º Esquadrão de Caça da USAAF. A base de treinamento para a nova unidade foi instalada numa região isolada: a cidade de Tuskegee, no Alabama. Ali funcionava um centro de treinamento para pilotos civis no Tuskegee Institute, onde foram recrutados os instrutores. O treinamento começou na primavera de 1941 e o progresso foi lento. Em 2 de setembro de 1941 o então Capitão Benjamim O. Davis Jr. Tornou-se o primeiro oficial negro do exercito dos EUA a solar um avião. Dos 13 primeiros alunos de Tuskegee, o capitão Davis e mais quatro pilotos ganharam suas asas em março de 1942.

A instrução primaria era feita normalmente no biplano Stearman PT 17 fora da cidade de Tuskegee. O treino básico acontecia no Vultee BT 13A e o avançado no AT-6, ambos em Tuskegee e ministrado por instrutores brancos. Os treinos de tiro real eram feitos na base aérea do exercito de Eglin, Florida, com aviões AT-6. depois da formatura em Tuskegee e já familiarizado com o Curtiss P-40, os Pilotos recebiam instruções de voo acrobático e em formação em Selfridge Field, Michigan. Já na Europa, usaram o P-51B Mustang que ficaram famosos por suas caudas vermelhas.

Sobre o EsquadrãoTuskegee Airmen, vejamos o que disse o General Ronald R. Fogleman, Chefe do Estado-Maior, Força Aérea dos Estados Unidos: 

"O Ten Gen Benjamin O. Davis, Jr., sofreu cerca de 4 anos de brutal isolamento em West Point por causa do preconceito dos cadetes contra os afro-americanos. Mas ele perseverou e obteve sua patente. Ao ingressar no serviço ativo, enfrentou diversas formas de preconceito, mas a oportunidade de servir seu país não lhe seria negada. Buscou com denodo a oportunidade de voar e chefiou o núcleo inicial dos Tuskegee Airmen no treinamento de vôo, em 1941.

Em seguida, comandou o primeiro esquadrão de caça dos Estados Unidos em combate na Segunda Guerra Mundial inteiramente composto por negros, ajudando a provar falsos os mitos da incapacidade dos negros para voar e combater.

Depois disso, o General Davis liderou o primeiro grupo de caça inteiramente composto por negros na Europa, distinguindo-se grandemente. Seu 332º Grupo de Caça não perdeu um único bombardeiro em 200 missões de escolta. O Grupo recebeu, além disso, uma Citação de Unidade Emérita por uma missão de escolta a Berlim, de 1600 milhas, que resultou na derrubada de 3 jatos Me-262, em março de 1945.

Em última análise, o General Davis teve uma longa e ilustre carreira militar durante a qual desempenhou um papel central na integração bem sucedida dos afro-americanos na nossa Força Aérea. Podemos aprender muito com sua perseverança extraordinária e com sua disposição de subordinar os interesses pessoais ao serviço de seu país, mesmo nas circunstâncias mais adversas."

Enfim: os aviadores negros foram tão meticulosamente treinados e cobrados que acabaram se tornando uma das melhores (talvez a melhor) equipes aéreas americanas na guerra. E, no entanto, ironicamente, apesar de soldados notáveis e heróicos, se estivessem no mesmo trem com prisioneiros alemães (brancos) teriam de ceder seus lugares a eles - um absurdo deplorável...

O filme Red Tails

A história do filme é assinada por George Lucas, que também financia o longa. O nome Red Tails vem das traseiras dos aviões pintadas de vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, da esquadra dos Tuskegee Airmen. Saiba mais visitando o site do filme clicando AQUI.

Sérgio

Nenhum comentário: